Viagem realizada em 2016 e informações atualizadas em 2020
Vou contar aqui hoje tudo o que fiz em Bonito e que indico demais que todos façam. Este é um destino que nos surpreende com muitas atividades, e se não nos planejarmos direitinho, não damos conta de fazer tudo o que queremos.
Portanto vou contar como foi meu dia-a-dia lá. Eu não poderia ter planejado melhor os meus dias em Bonito, e por isso sou muito grata a todo mundo da Águas Turismo e da Águas de Bonito. Muito atenciosos, queridos, profissionais. Feche seus passeios com eles e você vai entender do que eu estou falando! Ao final do post você pode baixar um arquivo com os preços de todos os passeios oferecidos pela Águas Turismo. Atenção: preços atualizados referentes ao primeiro semestre de 2017.
Chegada a Bonito + passeio de Quadriciclo: Dia 1
09h: Trajeto Campo Grande x Bonito. Transporte em van compartilhada da Vanzella Turismo (há pontos de saída no Hotel Nacional e no Aeroporto de Campo Grande). A van faz parada para almoço em uma lanchonete, refeição não inclusa (dica: não sente nos bancos do fundo, pois eles sacolejam mais). Dependendo do número de passageiros, pode ser que eles utilizem um micro-ônibus no lugar da van. Chegada em Bonito por volta das 14h, com check-in no Hotel Águas de Bonito
Saí do hotel uns 20 minutinhos antes e fui andando para lá. Adorei esse passeio, pois nunca havia pilotado um quadriciclo e aqui o trajeto é em meio à mata com um pouco de adrenalina. Super seguro e divertido!
Vá com alguma roupa que não tenha problema sujar, pois pode passar por locais com lama.
Incluso: capacete
Buraco das Araras + Flutuação no Rio da Prata: Dia 2
Nesse dia saí do hotel às 7h com o transporte Compartilhado da EK Transportes, que depois também me levou para meu passeio seguinte. Distância até aqui: 55km. Indico ir de manhã ao Buraco das Araras, pois é o melhor horário para conseguir vê-las. O que eu mais gostei aqui é que elas ficam realmente soltas na natureza, e não presas em um local apenas para que nós, humanos, possamos chegar perto delas. Então, justamente por isso, é uma questão de sorte conseguir ver várias. Eu tive sorte e vi váááárias, tanto de longe como mais de perto! E curti bastante a forma livre como elas vivem ali. O que levar: obrigatório uso de calçado fechado (tênis), não pode chinelo.
Do Buraco das Araras, segui para o Rio de Prata também com a EK Transportes. É excelente conjugar os dois passeios num dia só, pois ficam distantes apenas 10km um do outro. O Recanto Ecológico rio da Prata é um local muito agradável para curtir o dia, fazer o passeio, almoçar. A flutuação do Rio da Prata é conhecida como a melhor de Bonito, e ela realmente é bem completa. Se você tiver que optar por apenas uma, eu indicaria essa. Ah, o almoço de lá também é maravilhoso (experimente a sopa paraguaia!!!). E não deixe de jeito nenhum de comer o doce de leite caseiro deles (eu amei tanto que comprei dois potes para trazer para casa!).
O que levar: roupa de banho, toalha, gopro, bastão flutuante, dome para gopro, elástico para cabelo, pente, roupa seca de baixo para se trocar após o passeio, desodorante, protetor solar
Incluso: roupa de neoprene, bota de neoprene, óculos, snorkel, colete salva-vidas
Bóia Cross no Rio Formoso: Dia 3
Para ir para esse parque, aluguei uma bicicleta no meu hotel (R$30 a diária). Deu cerca de 16km ida e volta, mas fui de manhã cedo para evitar o sol quente e assim conseguir aproveitar o dia inteiro lá. Vale a pena, pois o lugar é lindo, com um imenso lago para andar de caiaque ou SUP, tirolesa, passeios a cavalo. Possui também restaurante caso queira almoçar lá. E o passeio de boia cross em si é muito maneiro! Eu adorei e me diverti horrores! Se possível, vá!
Arvorismo em Bonito: Dia 5
Saí do hotel às 10h em transporte compartilhado da EK Transportes. Distância até lá: 7km. Aqui o nível de dificuldade é médio, e, apesar de ter achado o trecho curtinho, eu curti bastante. Achei tudo muito organizado e com uma dose de adrenalina legal. Teria feito tudo umas três vezes para curtir ainda mais. Importante: lá eles não possuem restaurante, então, dependendo da sua programação, vale levar um lanchinho. Vendem bebidas no local. Após a atividade, dá também para curtir o rio Formoso, que passa por ali. Eles oferecem pranchas de SUP e caiaques. Indico reservar ao menos uma horinha pra ficar ali curtindo. O que levar: Obrigatório uso de tênis. Levar roupa flexível para uso dos equipamentos do arborismo, elástico para cabelo, repelente, roupa de banho e toalha se quiser curtir o rio Formoso.
Incluso: capacete
Flutuação no Rio Sucuri: Dia 5
Fui em transporte compartilhado da EK Transportes. Distância até lá: 18km. Essa flutuação é feita simplesmente no rio que está entre os DEZ com MELHOR visibilidade em todo o MUNDO! Eu vi vários peixinhos por lá. Mas fique tranquilo, não vi sucuri não! O rio recebe esse nome por causa do formato dele, que, visto de cima, parece uma cobra sucuri. Rsrs Ufa!
O que levar: roupa de banho, toalha, gopro, bastão flutuante, dome para gopro, elástico para cabelo, roupa seca de baixo para se trocar após o passeio, desodorante, protetor solar.
Incluso: roupa de neoprene, bota de neoprene, óculos, snorkel, colete salva-vidas
Flutuação na Nascente Azul + Passeio de Bike + Paratrike: Dia 6
Nesse dia fui com um motorista da minha própria agência Águas Turismo, o querido Pascoal. Sim, se você quiser contratar algo mais exclusivo, pode contratar um motorista para te levar aos passeios. Distância até lá: 27km. Essa é uma flutuação mais rápida, de trajeto mais curto. Porém foi o lugar onde vi MAIS peixes de todos os lugares onde estive em Bonito. Dava vontade de parar o tempo todo para fotografar e chegar perto dos peixinhos.
O que levar: roupa de banho, toalha, gopro, bastão flutuante, dome para gopro, elástico para cabelo, roupa seca de baixo para se trocar após o passeio, desodorante, protetor solar.
Incluso: roupa de neoprene, bota de neoprene, óculos, snorkel, colete salva-vidas
Apenas passei no hotel e fui direto para o ponto de encontro desse passeio, ali pertinho da praça principal de Bonito. Lá o Márcio, idealizador do projeto, me recebeu, me explicou como seria e preparou a minha bike. 18km de mountain bike me esperavam! E esse foi um passeio que me surpreendeu, eu amei e recomendo que todo mundo faça. O ponto alto dele é, ao final, quando cada um dos participantes planta uma muda de árvore. Um gesto simples, mas cheio de significado. Ah, e antes tem também tem um mergulho no rio para refrescar e descansar da pedalada. É cansativo sim, mas achei imperdível, pois você alia um meio de transporte ecológico a uma iniciativa ecológica. Amei!
O que levar: roupa flexível, roupa de banho por baixo (há parada para banho), gopro, água, protetor solar, repelente, tênis (não pode ir de chinelo), óculos de sol
Incluso: bike, capacete
18h30: Passeio Voo Panorâmico de Paratrike
Sim, esse dia foi intensooo! Terminei a pedalada e corri para pegar um mototáxi que me levasse até o campo do antigo aeroporto de Bonito (ao lado da UFMS e próximo ao Zagai). Era para fazer um voo de paratrike para ver Bonito de cima. Eu também nunca tinha ouvido falar nesse tal de paratrike, e por isso mesmo quis me jogar (veja como é no vídeo abaixo). Esse é um passeio super novo lá e que achei sensacional! O Rogério, que realiza os passeios, já fez mais de mil voos na vida e entende da parada. Antes de sair com o turista, ele tenta voar sozinho para testar como está o vento (tanto é que estive lá três vezes, e só na terceira ele sentiu confiança para voar comigo). Se estiver tudo bem, uhul!, é hora de se jogar. Olha só que iraaaadoooo!!! Você fica uns 20 minutinhos no ar só curtindo o visual. Dica: vá no horário do pôr do sol.
Trilha na Serra da Bodoquena: Dia 7
11h: Passeio Cachoeiras Serra da Bodoquena
Fui em transporte compartilhado da Vanzella Turismo. Distância até lá: 70km. Esse também é um passeio super novo, que acabou de inaugurar, e que achei demais. É uma trilha curta, de uns 2,5km, onde você visita cinco cachoeiras e ainda faz um passeio de bote. Para quem curte cachoeiras, achei demais. Há também restaurante que serve almoço. É um lugar para curtir o dia com calma, pois também têm piscina e outros atrativos de lazer. Eu fiquei lá só curtindo na rede 😛 Despedida de Bonito: Dia 8
7h: Trajeto Bonito x Campo Grande na van da Vanzella Turismo. Horário de chegada: 11h30 (desembarque somente no aeroporto ou no Hotel Nacional) …Infelizmente não consegui fazer alguns dos passeios mais famosos de lá, como a Gruta do Lago Azul (que é apenas para contemplação, e não pode mergulhar, mas é o cartão postal de Bonito), a Lagoa Misteriosa (que funciona apenas no Inverno ou em dias mais frios) e o Abismo Anhumas (que é beeeem caro e exclusivo, reserve com antecedência). Por isso mesmo tenho certeza que ainda voltarei a Bonito para fazer tudo isso! Viram só como uma semana nesse paraíso é pouco? Esse é um destino para se visitar várias vezes!
Chegou até aqui? As dicas que compartilhei foram úteis para você? Esse conteúdo foi produzido sem patrocínios, com investimento do meu bolso, e trago gratuitamente para ajudar na sua viagem. Se você curtiu o meu trabalho e gostaria de colaborar para que eu possa continuar produzindo artigos completos e úteis como esse, deixo minha chave pix para você ficar à vontade em contribuir voluntariamente com o valor que quiser. Apoie produtores independentes! Obrigada pelo carinho de sempre.
Minha chave pix: contato@fuigosteicontei.com.br
Veja aqui os preços dos passeios oferecidos pela Águas Turismo! Atenção: preços atualizados referentes ao primeiro semestre de 2017 – alguns sofrerão alteração na metade do ano.
E leia também:
11 respostas
O arquivo com valores não abre! Atualiza aí, por gentileza!
Atualizei!!! Vê se agora vai 😀
Não consegui acessar
Ei, Rosana! Eu substituí o arquivo no site…
Acho que agora já dá para acessar. Tenta de novo, por favor 😉
Muito legal as indicações e todos os locais sao lindos!!!
Tenho apenas 2 dias, o que surgiria ??
Obrigado
Oie, Luyd!! Olha, 2 dias é bem pouco lá! Que difícil escolher o que fazer hehe Eu recomendaria fazer ao menos uma flutuação, o passeio de bike e a Gruta do Lago Azul!
Vou para Bonito em agosto e tô muito perdida em valores, principalmente de restaurantes. Quero algo que caiba no meu bolso. A cidade tem atrativos a noite?!
Oi, Jessica! Aqui no blog você encontra os preços se quiser se organizar.
Sim, à noite tem barzinhos, restaurantes, e uma ou outra casa noturna!
Um beijo