Da Carmine Pizza, o melhor restaurante italiano de Niterói

0

E não sou só eu quem está falando isso aí não, viu! O Da Carmine Pìzzeria e Cocina Típica já foi eleito seis vezes o melhor restaurante italiano de Niterói pelo Jornal O Globo com o prêmio Água na Boca, e outras duas vezes como a melhor massa da cidade, também pelo mesmo jornal. E eu sou frequentadora desse restaurante há uns doze anos. Me lembro que foi lá que comemorei minha formatura do segundo grau no colégio Abel, e experimentei uma inesquecível pizza de pera com gorgonzola. Nunca mais comi nenhuma outra como aquela!

Processed with Snapseed.

Até perguntei outro dia para o Carmine, sócio fundador da pizzaria que leva seu nome, se eles ainda serviam essa pizza. Ele me disse que sim, e também me contou mais sobre a história de seus restaurantes – ele também é dono do Empório del Gusto (ao lado da Da Carmine) e do Bar Itália. Ele nasceu na Itália, se mudou para o Brasil sozinho e aqui se apaixonou, vejam só, por uma niteroiense. Naquela época ele nem sonhava em enveredar para o ramo da Gastronomia.

Carmine e a esposa tiveram um filho, e num fim de semana ele resolveu pedir uma pizza pelo telefone. E ficou horrorizado com o que recebeu em casa: uma pizza pingando óleo, horrível. Não teve nem coragem de experimentar, jogou direto no lixo. E falou com o filho: um dia vou fazer uma verdadeira pizza italiana para você experimentar o que é bom. E assim ele começou a se arriscar com o que tinha em casa. Fez uma pizza aqui, um pão ali. Os amigos começaram a encomendar aquele pão maravilhoso. E todas as suas horas vagas passaram a ser dedicadas a preparar aquele pão fresquinho – ri muito quando ele contou que até seu carro cheirava a pão, pois ele sempre levava pacotes para vender no horário de almoço na empresa.

Em seu quintal em Itaipu havia uma mangueira enorme. Um belo dia ele foi ao mercado e comprou maçãs bem vermelhinhas e, com arames, as pendurou na árvore de sua casa. Virou uma falsa macieira, invadindo seu quintal e admirando a todos que entravam lá. Foi quando ele recebeu a visita de um jornalista de Gastronomia que adorou o lugar, a comida, a macieira fake. Tirou uma foto e fez uma matéria enorme. Pronto, Carmine havia sido lançado na cena gastronômica niteroiense.

Processed with Snapseed.

De lá para cá foram alguns restaurantes italianos na cidade, e até seu irmão, Bruno, veio da Itália ajudar. Carmine fala que Bruno é o melhor chef que ele já conheceu. Todas as massas do cardápio de seus restaurantes são de fabricação própria, bem como o delicioso sorvete, que fica exposto ali na frente da Empório del Gusto.

Se você for ao Da Carmine, sugiro que não deixe de experimentar as pizzas.

Processed with Snapseed.

Processed with Snapseed.

E volte também para comer as massas. É difícil me decidir por qual é melhor.

Processed with Snapseed.

Mas tudo isso não sem antes provar da mesa de antepastos. Os queijos, pães, o presunto de parma, a focaccia, o carpaccio toscano… Tudo dos deuses! Dica extra: peça para experimentar a linguiça calabresa que Carmine acabou de desenvolver. Foram 4 meses de pesquisa e tentativas até chegar ao ponto que é servido hoje, apimentadinha e muito macia.

Processed with Snapseed.

Processed with Snapseed.

Ah, e tudo ficará ainda mais especial se for numa noite de quinta-feira, quando há um trio italiano de Jazz e Carmine canta para seus clientes. A voz dele é maravilhosa.

Processed with Snapseed.

Fiz até um pequeno vídeo, que você pode conferir abaixo. Sinta o clima do Da Carmine, uma tradicional cantina italiana no coração de Icaraí.

Sim, vou fazer maldade e postar esse vídeo na hora do almoço! 🙈🙊 Conheçam melhor o Da Carmine Pizzeria, eleito oito vezes pelo @jornaloglobo o melhor italiano de Niterói com o prêmio Água na Boca. Sou frequentadora há uns doze anos {To velhinha, kkk} e posso confirmar que é maravilhoso mesmo e tem uma as melhores pizzas de Nikity! Minha dica é ir lá às quintas a partir de 21h, pois há trio italiano de Jazz com o dono – sim, o próprio Carmine! – cantando. Aliás, ele tem uma voz incrível. Ouçam no vídeo! Fiquei impressionada! E se estiver por ali no horário do almoço também, sugiro dar uma paradinha no Da Carmine. Eles oferecem prato principal + sobremesa por R$18,90 nesse horário. Preço excelente, né?! Ainda mais que todas as massas e sorvetes são de fabricação própria e deliciosos. Mais uma dica ótima da minha Niteroi, hein ! E eu continuo a campanha #VemPraNiteroi 😜 . #Fuigosteicontei #FuigosteiconteinoBrasil #Dacarmine #FamigliaCarmine . @comunicacaoinfinita @famigliadacarmine

Um vídeo publicado por Travel Tips By ️@CarlaBoechat (@fuigosteicontei) em

De sobremesa, minha sugestão imbatível é o Calzone a La Carmine, acompanhado de uma bola de sorvete de avelã. É um calzone amargo, com nutella, queijo mascarpone e cristais açúcar, e serve muito bem no mínimo três pessoas!

Processed with Snapseed.

E se você quer mais dicas, lá vai: você pode experimentar uma deliciosa massa artesanal do Da Carmine no almoço executivo, que custa apenas R$18,50, e ainda dá direito a uma sobremesa – de terça a sexta, das 12h às 16h.

Ir ao Da Carmine é vivenciar uma verdadeira noite italiana, desde a comida, passando pelas mesinhas com toalhas xadrez, até a música. Com certeza uma excelente opção de restaurante em Niterói.

Processed with Snapseed.

Para ver opções de hospedagem em Niterói, clique aqui.

Para ler dicas de restaurantes excelentes em Niterói, clique aqui.

Leia mais sobre Niterói aqui:

Onde ficar em Niterói – no diferenciado BW Plus Icaraí

12 manias que só quem é de Niterói vai entender

Boards & Burgers, em Niterói: você come bem e ainda se diverte!

77 dicas do que fazer no Rio de Janeiro

 

Carla Boechat é jornalista, mestranda, curiosa que só, carioca da clara, inquieta e turista por vocação - e criação. Sempre com a mochila e um sorriso prontos, aposta que toda estrada pode esconder uma dica em potencial. E aqui é assim: se ela foi e gostou, virou post!

Leave A Reply