Dicas de hospedagem em San Pedro de Atacama – uma seleção dos melhores hostels e hotéis

0

San Pedro de Atacama deve ter a maior concentração de hotéis por metro quadrado do Chile. São cerca de 200 hospedagens distribuídas entre as ruazinhas de terra batida do pueblo, um número bastante expressivo para um vilarejo tão pequeno.

Você vai encontrar desde albergues coloridos com muitas mandalas até hotéis de luxo no esquema all inclusive. Entre tantas opções, às vezes a gente fica meio desnorteado, sem saber quais os critérios importantes para avaliar e escolher o melhor hotel.

Por isso, elencamos uma série de dicas para te ajudar a conseguir a melhor estadia no deserto.

Quer ajuda com seus passeios no Deserto do Atacama? Fala com a gente! Somos a Fui Gostei Trips, com atendimento personalizado em português e uma equipe especializada nos passeios do Atacama, do Salar de Uyuni e de Santiago! Nosso email é contato@fuigosteitrips.com.br

Dicas para escolher seu hotel

Antes de decidir qualquer coisa, você deve avaliar as suas expectativas de conforto. Tenha em mente que você está no meio de um deserto e que a infraestrutura, como um todo, é bastante básica. Mesmo hoteis de melhor padrão podem, eventualmente, ficar sem luz ou sem água. Nos hotéis mais simples, isso pode acontecer com maior frequência. Se você espera mais comodidades, terá que desembolsar a mais por isso.

Muitos viajantes olham as fotos dos hotéis com certa desconfiança, acreditando que as instalações não são confortáveis ou que deixam a desejar. Mas não se preocupe, apesar da simplicidade, as construções de adobe e a decoração rústica são super acolhedoras. Característicos da região, dão um toque de autenticidade.

Em seguida, considere a localização: mesmo que a cidade seja compacta e as distâncias  curtas, algumas hospedagens são mais centrais. A rua Caracoles é o eixo de todas as atividades: é nela e ao seu redor que ficam as agências de turismo, os restaurantes e o comércio. Quanto mais próximo o seu hotel for dela, menos tempo você vai gastar com deslocamento. Isso é bom porque de dia o sol é de rachar e dificilmente há sombra no caminho; à noite, as ruas são mal iluminadas e desérticas, o que pode não agradar muita gente (embora seja completamente seguro!).

Paradoxalmente, os hotéis de luxo estão todos mais afastados do centro. A maioria organiza seus próprios passeios e tem restaurante em suas dependências, o que elimina a necessidade de ir o tempo todo ao centro. Além disso, organizam transfer para levar e trazer os passageiros e muitas vezes oferecem bicicletas para circular de dia.

Lembramos que é importante reservar antecipadamente, com pelo menos um mês de antecedência — até dois, se você estiver viajando na alta temporada (dezembro/janeiro/fevereiro/julho ou feriados). Os quartos dos melhores albergues, pensões e hotéis esgotam rapidinho e você não vai querer se contentar com o que sobrou.

Uma ideia é fazer mais de uma reserva, utilizando a possibilidade de cancelamento grátis que o Booking oferece. Assim, você pode escolher várias alternativas que te interessam e garantir a sua disponibilidade, deixando a decisão final para mais perto da sua viagem. É claro que você deve se organizar e estar atento à data limite de cancelamento (se for pra gastar dinheiro à toa, ignora o que dissemos!).  

Os melhores hotéis de San Pedro de Atacama

Resolvemos listar nossas hospedagens favoritas em três faixas de preço, para você escolher a que mais se adequa ao seu orçamento e ao seu perfil de viajante.

$

Pangea Norte – Rua Licancabur, Ruta 23

A água dos chuveiros e o wifi costumam ser um pouco instáveis, mas o astral do lugar é sempre bom. Frequentemente o staff organiza asados e eventos com música ao vivo, mas à meia noite encerram todas as atividades. Quartos compartilhados e privativos, com camas confortáveis e bastante cobertor para as noites frias. Não oferecem café da manhã, mas há uma cozinha disponível.

Hostal Rural – Rua Calama

Sempre lotado de gringos, o Rural tem ótimos espaços para convivência com outros viajantes, incluindo um terraço, um pátio com redes e um bar. Aliás, aqui você encontra a  piscola (pisco + coca cola) mais barata da cidade! Não chega a ser um party hostel, mas é bastante animado. Dormitórios simples, com lockers. O café da manhã está incluído.

Campo Base – Rua Pachamama 657

Ambiente bastante simples, mas organizado e com uma limpeza impecável. Também contam com dormitórios e quartos privativos, banheiros sempre compartilhados. Servem café da manhã ou snack para quem sai antes. Cozinha disponível para quem quiser cozinhar.

Mamatierra – Rua Pachamama 615

Oferecem dormitórios e quartos privativos, com ou sem banheiro. Todos são cômodos, embora alguns quartos sejam um pouco apertados. Os chuveiros são bons e têm água quente, os banheiros sempre limpos. Ótimo café da manhã, com ovos mexidos e panqueca – e nos dias que você tem passeio cedo, eles preparam uma lancheirinha para levar. Custo benefício excelente.

$$

Manada del Desierto – Caracoles 475

Um dos hotéis mais novos de San Pedro, tem um design bacaninha. Os quartos são pequenos, mas muito confortáveis. O hotel conta com uma piscina no pátio e um estacionamento do outro lado da rua para os hóspedes. Café da manhã continental simples.

Don Raul – Caracoles 130

Hotel padrão, com espaços bonitos e aconchegantes. Conta com piscina e tem seu próprio restaurante, o Agualoka, e um ambiente de bar e lounge. Bom café da manhã incluído.

Ckoi Atacama – Pasaje Rio Pacsa 100

Hotel charmoso, com uma decoração atenta aos detalhes e quartos amplos. Ótima alternativa para quem viaja em família ou grupos, pois tem quartos para até 6 pessoas. O Ckoi tem cachorros e lhamas de estimação, que ficam soltos no pátio. As áreas em comum têm livros sobre cultura atacamenha, história, fotografia. Oferecem um farto café da manhã ou snacks para levar no passeio.

Casa Solcor – Rua Antonio León, ayllu de Solcor

Um pouco mais afastado do centro, a casa tem uma linda ambientação. Rodeada de verde, é silenciosa e tranquila para descansar depois das atividades do dia. Nesse espaço aberto tem uma fogueira para se esquentar à noite e até mesmo uma piscininha. Os quartos são grandes, aconchegantes e bem decorados. A casa conta ainda com uma excelente cozinha compartilhada, onde diariamente é servido um café da manhã caseiro e muito gostoso!

Pueblo de Tierra – Los Algarrobos 170

Hotel boutique charmoso, tem um lindo pátio central com piscina e lounge. Os quartos têm bom tamanho e contam com climatizador, umidificador e aquecedor, ideais para distintas épocas do ano. Café da manhã delicioso, com boa variedade de pães, frutas e doces.

Terrantai – Tocopilla 411

Hotel elegante, minuciosamente decorado. O atendimento é super atencioso, os hóspedes já ganham um cantil de água ao chegar para poder reabastecer sempre que quiser. Todo fim de tarde é organizada uma degustação de queijos, vinhos e outras delícias locais, ideal para conhecer os hóspedes e compartilhar experiências de viagem. Não deixe de experimentar o biscoitinho de quinoa! Quartos e banheiros com calefação, ótimas amenidades de banho.

$$$

Kimal – Domingo Atienza 523

Hotel 4 estrelas no centro de San Pedro, o Kimal dispõe de uma piscina aquecida, um ótimo restaurante, um spa com banheira de hidromassagem e um centro de relaxamento com aulas de ioga e massagens terapeuticas e relaxantes. Os quartos são cabanas de adobe e madeira, seguindo o estilo atacamenho com um toque de requinte; contam com banheiro privativo, aquecedor e frigobar. O hotel oferece também serviço exclusivo de excursões.

Hotel Cumbres – Av. Las Chilcas

Hotel 5 estrelas de ótimo custo benefício. Como as dependências são bem grandes, com muitos quartos disponíveis, oferecem um bom preço e frequentemente fazem promoções. Entre as instalações, há 3 piscinas, uma academia e um spa, com duas banheiras de hidromassagem e sauna; podem ser solicitados massagens relaxantes e tratamentos de beleza com produtos da região. Os quartos têm aquecimento, ar-condicionado, varanda privativa com vista e também duchas externas, para desfrutar da paisagem. Está situado a 2km do centro e conta com um sistema de transfers regulares (é necessário fazer agendamento prévio). Também disponibilizam bicicletas.

Alto Atacama – Camino Pukará

Localizado no meio dos vales de Catarpe, é um dos hotéis mais cênicos de San Pedro de Atacama. Tem uma área ao ar livre com piscina, lounges e fogueiras, além de um estábulo com lhamas e alpacas. Dispõe também de seu próprio observatório astronômico, onde são feitos tours noturnos. Com restaurantes e passeios privativos, funciona no esquema all inclusive.

Tierra Atacama – Asequitor, s/n

Esse hotel boutique foi desenhado por alguns dos mais renomados arquitetos do Chile, com toques regionais, design eco-amistoso e muito conforto. Os livings exibem peças e artesanatos locais e o restaurante próprio do hotel oferece alta gastronomia andina – em outras palavras, refeições impecáveis! O hotel oferece ainda um programa personalizado de excursões – que vão de cavalgadas a escaladas de vulcão, bem como sessões de relaxamento no Uma Spa. A piscina, com vista para o vulcão Licancabur, é um dos pontos altos desse hotel  (veja a foto principal desse post).

Vem conhecer o Deserto do Atacama com a Fui Gostei Trips! Peça seu orçamento clicando aqui.

Ah, acreditamos que esses assuntos também podem te interessar:

Dica de mais de 20 restaurantes em San Pedro – provados e aprovados por nós!

Dicas de barzinhos em San Pedro de Atacama

Que roupas levar para o Deserto do Atacama

Carla Boechat é jornalista, mestranda, curiosa que só, carioca da clara, inquieta e turista por vocação - e criação. Sempre com a mochila e um sorriso prontos, aposta que toda estrada pode esconder uma dica em potencial. E aqui é assim: se ela foi e gostou, virou post!

Leave A Reply