Pousada da Prainha, recém reformada, é opção em Arraial do Cabo, RJ

1
Se preparem! Essa semana vai começar uma série de posts torturantes com fotos paradisíacas de uma das mais belas praias do Brasil! Tenho até vergonha de contar que moro em Niterói-RJ há onze anos e somente agora conheci o paraíso chamado Arraial do Cabo, na Região dos Lagos fluminense. É um pecado isso, acreditem em mim. Agora aconselho até mesmo quem mora numa praia linda do Nordeste a descer um pouquinho pelo mapa para conhecer esse destino, super simples, mas com um mar indecente de azul e visibilidade perfeita para mergulho.

Para pesquisar ou reservar sua hospedagem em Arraial do Cabo, clique aqui.

Acho que, justamente por Arraial do Cabo ser uma cidade muito simples, é que eu (assim como muita gente que conheço…) ia adiando minha visita e acabava sempre repetindo as mesmas praias de Búzios, que fica ali ao lado e tem uma estrutura bem melhor de restaurantes, lojas e hoteis. No entanto, fui convidada no fim de 2014 a conhecer a Pousada da Prainha, que ficou fechada por um ano inteirinho passando por reformas, e acabou de abrir suas portas, totalmente renovada, moderna e pronta para atender bem o turista – e acabei de vez com esse estigma mentiroso de que Arraial não tem infraestrutura para receber seus viajantes com conforto.

Me hospedei na Pousada da Prainha novamente em 2016 durante um encontro de blogueiros cariocas! Leia aqui como foi!

aDSC_0243

Para ler mais resenhas ou fazer sua reserva na Pousada da Prainha, clique aqui.

Logo na entrada você percebe o cuidado dos proprietários da Pousada da Prainha, que desenvolveram uma recepção bastante aconchegante, com sofás daquele tipo que você se joga e cria raízes nele, várias revistas de arquitetura e viagens, um aquário muito bem cuidado e com peixinhos fofos, uma TV grande para o lazer dos hóspedes. Eu cheguei antes do horário do meu check in e fiquei ali jogadona fazendo hora para ir para o quarto. O atendimento também foi ótimo, gosto muito desse clima informal (mas sem perder em qualidade) das pousadas. Nota mil!

aDSC_0442

aDSC_0454

Logo atrás da recepção está uma piscina de tamanho médio, ótima para terminar o dia depois daquela praiana e para tirar o sal do corpo.

aDSC_0478 (2)

aDSC_0474 (2)

Os quartos também estão novinhos, com decoração clean e roupas de cama e de banho ótimas. Achei bem espaçoso e funcional. Fiquei no quarto para três pessoas, com três camas de solteiro. Havia ainda uma mesinha com cadeira, que foi ótima para eu atualizar meus posts no blog num dia mais chuvoso que peguei por lá, e também frigobar, cofre e televisão. Senti falta de ter um telefone para chamar na recepção no caso de precisar de alguma coisa (eu queria a senha do Wifi, por exemplo, então precisei descer as escadas e ir até lá para perguntar).

aDSC_0461

aDSC_0467

O banheiro, mais compacto, também é bom e novíssimo. O chuveiro é ótimo! Quando estive lá, eles ainda não haviam disponibilizado os ammenities, pois a Pousada da Prainha ainda não havia sido aberta ao público e eles estavam recebendo apenas convidados para conhecerem as novas instalações. Mas fui informada que estes seriam colocados nos banheiros logo que ficassem prontos.

aDSC_0465

O café-da-manhã, incluído na diária, também é um ponto bom da pousada. Frutas, iogurte, geleias, pães, chás, pão de queijo, ovo mexido, biscoitos, frios e bolos, ah, os bolos! Muito bons e feitos ali mesmo na hora. Imaginem só…

aDSC_0252

aDSC_0255

Na rua atrás da pousada fica a entrada para o estacionamento, que dá acesso direto aos quartos. A Pousada da Prainha fica numa rua muito tranquila e a menos de cinco minutos de caminhada da Prainha – que é bem bonita, mas ainda assim aconselho a se deslocar mais um pouco e conhecer outras, como a Praia do Forno ou a Praia Grande. Para chegar à Praia do Forno, por exemplo, é necessário pegar um barquinho (5 minutos de travessia) ou fazer uma trilha leve de uns 15 minutos a partir do porto. Mas ela é encantadora! Teve um dia em que fui andando até o porto a partir da pousada, mas levei uns 30 minutos (é que eu gosto de explorar uma cidade nova a pé, acho que assim a conheço melhor). De carro são uns 10 minutos. No geral, Arraial do Cabo é uma cidade onde dá para você se virar andando, só precisa não ser preguiçoso. Ela é pequena e você consegue conhecer os principais pontos se estiver bem localizado.

aDSC_0233

aDSC_0242

Ali perto da Pousada da Prainha não há muitas opções de restaurante. Para lanches mais rápidos, você se vira bem por ali ou pode optar por comer na própria pousada. Eles oferecem algumas opções básicas de refeição. Eu comi o filé de peixe com arroz, feijão, batata e farofa e gostei bastante. Comida caseira, simples e bem temperada. Os melhores restaurantes estão pela Praia dos Anjos. Indico especificamente o Bacalhau do Tuga. A comida de lá é s-e-n-s-a-c-i-o-n-a-l e eles deveriam estar entre os Top 10 do Brasil. Sério mesmo, o tempero ali é inesquecível e os donos são uns queridos, muito atenciosos e cuidadosos com tudo o que servem lá.

aDSC_0842

Um detalhe que adorei na Pousada da Prainha: eles projetaram um quarto especial para famílias com bebês. Ele é mais espaçoso, tem berço e até um microondas para facilitar na hora de esquentar a mamadeira ou a papinha. Genial!

blogger-image--1291953693

No geral, acho que a Pousada da Prainha tem um potencial enorme para se tornar a melhor de Arraial do cabo (ela já está em quarto lugar no TripAdvisor!). Indico bastante a quem esteja procurando uma hospedagem com conforto, produtos de qualidade, bom atendimento e localização.

Leia mais sobre Arraial do Cabo aqui no blog:

Pontal do Atalaia: onde ver o melhor pôr do sol de Arraial do Cabo

Experiência gastronômica no Bacalhau do Tuga: o melhor restaurante de Arraial do Cabo!

Se quer acesso às praias mais lindas de Arraial do Cabo, feche um passeio de barco

Trilha ou barco: como chegar à Praia do Forno, em Arraial do Cabo

Atenção, leitor: este é um post não patrocinado. Me hospedei na Pousada da Prainha como um convite e com o objetivo de conhecer seus serviços e divulgá-los no blog. Sou absolutamente transparente com relação a minhas impressões sobre o local e parcerias realizadas. Obrigada pela confiança!

Carla Boechat é jornalista, mestranda, curiosa que só, carioca da clara, inquieta e turista por vocação - e criação. Sempre com a mochila e um sorriso prontos, aposta que toda estrada pode esconder uma dica em potencial. E aqui é assim: se ela foi e gostou, virou post!

Discussion1 comentário

  1. Pingback: Um fim-de-semana perfeito em Arraial do Cabo! | Fui, gostei, contei | por Carla Boechat

Leave A Reply