Para poder desfrutar das belíssimas paisagens do Deserto do Atacama, o recomendado é montar base em San Pedro de Atacama, o grande pólo turístico da região. Por ser um pequeno vilarejo, não tem aeroporto, mas recebe o fluxo de visitantes a partir do Aeroporto El Loa, em Calama. Considerando os 100 quilômetros entre os dois pontos, muitos turistas têm dúvidas em relação a como chegar e quais serviços de transfer do aeroporto de Calama a San Pedro de Atacama contratar.

Confira a seguir as principais informações sobre o transporte entre essas duas cidades e algumas respostas respostas para as dúvidas mais comuns.

Como chegar a San Pedro de Atacama? Transfer, ônibus, taxi?

Como dito anteriormente, o Aeroporto El Loa está a 100 km de San Pedro de Atacama e existem quatro maneiras de percorrer essa distância: serviço de transfer, carro alugado, táxi ou de ônibus. O trajeto leva cerca de 1h30.

Serviço de transfer. É a forma mais prática e de melhor custo-benefício para chegar ao pueblo. Todas operam com os mesmos valores para o serviço de transfer compartilhado com outros passageiros: 12.000 CLP somente a ida ou 20.000 CLP ida e volta, por pessoa (preços de Março 2019).

Carro alugado. Quem alugaria carro de qualquer maneira para fazer os passeios por conta própria, já pode retirar o veículo no próprio aeroporto, nas agências da Avis, Econorent ou Europcar, por exemplo.

Táxis. O aeroporto tem motoristas credenciados, que praticam tarifas pré-estabelecidas: 7.000 CLP para o centro de Calama ou 50.000 para San Pedro de Atacama, independente do número de passageiros.

De ônibus. Diversas empresas, como a Pullman Bus, Ktur, Atacama 2000 e Turbus, fazem o trajeto entre as duas cidades. Cada uma tem a sua própria estação rodoviária em Calama, sendo que a maioria das estações está localizada no centro, na rua Antofagasta, a cerca de 6km de distância do aeroporto. A passagem de Calama para San Pedro custa cerca de 3.500 CLP.

Quer um orçamento personalizado para conhecer o Deserto do Atacama? Clique aqui e preencha um formulário super rápido para já receber uma sugestão de roteiro personalizado ou nos envie um email no contato@fuigosteitrips.com.br

Vale a pena ir de ônibus de Calama a San Pedro de Atacama?

Os viajantes que querem economizar a qualquer custo se concentram na possibilidade de ir de ônibus, aparentemente o meio mais econômico. Porém, é necessário considerar que a única forma de chegar ao centro de Calama é de táxi, cuja corrida custa 7.000 CLP. Além disso, essa é a alternativa mais demorada: os ônibus levam cerca de 2h e não têm saídas regulares.

Para um viajante solo, por exemplo, o valor gasto (10.500 CLP) já é superior ao custo do transfer do aeroporto, se for reservado ida e volta. Para duas pessoas, o custo (7.000 CLP para cada um) já se torna mais interessante. A partir de três pessoas dividindo o táxi, o preço (5.850 CLP por pessoa) já é um bom negócio. Lembre-se também de considerar o custo de deslocamento da rodoviária em San Pedro, na Calle Tumisa, até o seu hotel, caso este seja distante.

Como é o translado do aeroporto até San Pedro de Atacama?

Várias empresas têm quiosques no setor de desembarque do aeroporto, onde anunciam seus serviços para os turistas recém-chegados. Os transfers saem diretamente do estacionamento do aeroporto para San Pedro, sem sequer entrar na cidade de Calama. Uma vez no destino, os passageiros são deixados na porta de seu hotel.

O número de passageiros pode variar de acordo com o tipo de veículo. Geralmente os carros comportam de 8 a 15 passageiros, porém, como há saídas regulares ao longo de todo o dia, os grupos tendem a ser menores.

Existem relatos de motoristas que, durante o trajeto, pararam em mirantes e outros pontos cênicos na estrada. Muitas pessoas cogitam escolher essa ou aquela empresa em função disso, mas é importante saber que em nenhuma delas isso é praxe.

Qual a melhor empresa de transfer no aeroporto?

A Transvip, Transfer Licancabur e Transfer Pampa são as empresas mais reputadas. É complicado recomendar apenas uma delas como a melhor. Os viajantes que gostam de ler centenas de comentários online e se basear em experiências alheias vão encontrar relatos positivos e negativos de todas as empresas.

Como os preços são tabelados e os procedimentos seguem o mesmo padrão, o serviço costuma ser similar. O que mais pode variar é a qualidade do veículo e a capacidade de passageiros. A Transvip trabalha com carros específicos para transporte de passageiros enquanto a Licancabur e a Pampa utilizam principalmente vans. A Licancabur conta também com micro-ônibus, com maior capacidade.

Devo reservar o transfer do aeroporto antecipadamente?

Se o seu voo for de dia, em um horário convencional, não é necessário fazer reserva com antecedência. Isso porque as saídas dos carros são coordenadas com o horário de chegada dos voos comerciais e o veículo só costuma partir quando há um número mínimo de passageiros. Assim, independente se você tem reserva ou não, muito provavelmente será necessário esperar um pouco. Em caso de voos que chegam muito tarde, após 22h, pode dar mais segurança fazer uma reserva prévia.

Agora, se você está viajando em épocas de altíssima temporada (feriados como Natal ou Páscoa), o melhor é já garantir a sua vaga. O mesmo vale para grupos maiores, já que as empresas de transfer podem não dispor de muitos veículos. Aliás, quem está em grupo pode cogitar contratar um serviço de transfer privativo.

Como é o transfer privativo para o Atacama?

Essas mesmas empresas também oferecem transfer privativo, no qual você tem o carro exclusivamente para você. A Transvip, por exemplo, cobra 65.000 CLP se o grupo for de 1 a 4 pessoas ou 75.000CLP de 5 a 7 pessoas.

Agências, hotéis e motoristas particulares de San Pedro de Atacama também oferecem esse serviço para quem busca uma maior comodidade. Os preços começam a partir de 60.000 CLP, mas podem variar bastante; o ideal é entrar em contato e consultar as tarifas.

Vem viver tudo isso com a Fui Gostei Trips! Nosso email para te ajudar em cada detalhe dessa viagem com MUITO amor é contato@fuigosteitrips.com.br

Ah, acreditamos que esses assuntos também podem te interessar:

Dica de mais de 20 restaurantes em San Pedro – provados e aprovados por nós!

Dicas de barzinhos em San Pedro de Atacama

Que roupas levar para o Deserto do Atacama

1 Comentário

Deixe uma Resposta

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui