A linda cidade de Kotor, Montenegro, fica em uma baía na costa adriática e conta com um centro antigo amuralhado que dá todo o charme que esse destino de praia precisaria para ficar para sempre na memória.
Se você ouviu falar neste destino, mas não sabe por onde começar a explorá-lo, chegou ao artigo certo.
Neste guia, você fica sabendo tudo sobre a Baía de Kotor em Montenegro e as melhores atividades por lá. Acompanhe!
- Confira aqui as minhas dicas de quando visitei Budva – uma das praias mais badaladas de Montenegro.
Onde fica Montenegro e a Baía de Kotor?
Montenegro é um país que fica na região dos Balcãs, no sudeste da Europa. Fácil de explorar e muito seguro, esse é um destino que cada vez mais ganha destaque nesta parte do continente.
Já a Baía de Kotor, também chamada Boka Bay, é considerada a pérola de Montenegro, com paisagens de tirar o fôlego.
O destino fica a cerca de 1h30 de distância da capital de Montenegro, Podgorica, e conta com quatro cidades – Kotor, Risan, Tivat e Herceg Novi, além de seus inúmeros vilarejos nos arredores.
Eu passei dez dias em Muo, local que faz divisa com a cidade de Kotor e assim pude conhecer um pouco da região e coletar todas as dicas para você.
Como se locomover na Baía de Kotor?
A Baía de Kotor é bem fácil de percorrer em pouco tempo, ainda mais se estiver de carro. Há também ônibus circulares que na alta temporada passam a cada meia hora, facilitando a locomoção pela região.
Outra forma de se deslocar em Kotor é pedindo carona. Esse método é muito comum e seguro nesta região.
Vale a pena alugar um carro em Kotor?
Algumas praias estão mais afastadas, já na baía de Lustica, por exemplo. Então se você estiver com tempo e seu orçamento permitir, pode ser uma boa ideia alugar um carro por pelo menos uns dois dias para explorar as praias mais afastadas da região.
A dica de ouro aqui é comparar o preço de aluguel de carro em Kotor com o de Tivat. Nesse último, costuma ser mais barato, podendo chegar até a metade do preço de Kotor, em especial se alugar saindo do aeroporto de Tivat. São apenas uns 15km para chegar lá e a economia pode compensar.
Algumas locadoras de carro em Montenegro são a Sixt (nós alugamos um carro com eles em Tivat e deu tudo certo), a Sit n Go ou a Rent a Car Platinum.
Melhor época para visitar Kotor, Montenegro
O período de alta temporada em Montenegro e na Baía de Kotor é definitivamente o verão – entre junho e setembro.
Na primeira vez que visitei o país em 2016, conheci Budva durante o mês de agosto, que é o auge do verão europeu. Na minha segunda ida, em 2021, visitei a cidade em maio. Há uns dias chuvosos, mas também muitos dias de sol que chegam a marcar cerca de 25 graus.
Se você quer evitar temperaturas mais baixas, visite Kotor entre maio e outubro. Assim poderá aproveitar melhor as praias da região.
Mas atenção: no auge do verão o termômetro pode chegar aos 35 graus. No entanto, no inverno a mínima pode se aproximar de 0 graus.
O que fazer em Kotor, Montenegro?
A Baía de Kotor é repleta de atrações e cantinhos interessantes para desbravar. Algumas das principais atividades são:
- conhecer o centro histórico de Kotor;
- fazer um passeio de barco pela região;
- visitar as praias da Baía de Kotor.
Confira detalhes.
Conhecer o centro histórico de Kotor
Na região histórica de Kotor, reserve ao menos uma tarde para conhecer a parte murada da cidade. Em seu interior há diversas lojinhas, restaurantes e ruas estreitinhas que formam labirintos infinitos. Enfim, uma delícia para se perder, se aventurar e tirar muitas fotos.
Ali dentro, fica ainda a entrada para a Muralha e Fortaleza de Kotor – uma escadaria com 1.350 degraus e que do alto se tem uma vista linda da cidade e do mar.
Portanto suba com calma, faça paradas para descanso, leve água e divirta-se. Vai valer muito a pena. No verão cobra-se um ingresso de 8 euros (em 2021) nessa fortaleza, mas no restante do ano a entrada costuma ser gratuita.
Passeio de barco em Kotor
Ao longo da orla de Kotor você verá muitas empresas oferecendo passeios de barco. Eu e meus amigos escolhemos a Sea Stars e fizemos um passeio privado que durou três horas e foi incrível. Super recomendo!
Fiz esse passeio em parceria pelo blog e eles foram muito atenciosos. Barco novinho, recebemos explicação sobre os lugares que iríamos visitar e eles levam até mantinhas pra gente se aquecer, já que o vento gelado incomoda, mesmo em dias bem quentes.
O passeio que fizemos com a Sea Stars, com duração de três horas e em barco privado, comportava até 5 pessoas no barco e custou 180 euros na época. É um preço fixo, portanto, independe do tamanho do grupo.
Também há opção de fazer o passeio em barco compartilhado, com preços a partir de 15 euros no tour mais curtinho.
Se você optar por comprar o passeio que também visita a Blue Cave, o ideal é fazer o tour na parte da manhã ou da tarde, evitando o que sai meio dia, já que é o pior horário de iluminação para ver a água bem azulzinha. Os passeios são realizados durante o ano todo.
Lugares visitados no passeio de barco
Durante o passeio, fomos parando em diversos pontos, alguns descendo no local, e outros só para observação, sendo eles:
- Lady of the rocks: é uma das duas ilhotas ao lado da costa de Perast, onde o barco faz uma parada rápida para descermos. É uma ilha artificial criada por baluarte de rochas e onde há uma igrejinha centenária, construída depois de encontrarem uma foto da Virgem Maria no local em 1452. Uma vez ao ano, em julho, os moradores locais têm a tradição de visitar a ilha de barco e deixar ali uma pedra.
- Perast: apenas passamos em frente, sem parar para descer, por esse vilarejo super antigo onde moram menos de 300 pessoas e onde é proibido fazer construções novas, o que significa que todas as casinhas ali são de séculos atrás. Muito charmoso!
- Blue Cave: é certamente o ponto alto do passeio. Navegamos até uma parte do mar onde estão algumas formações rochosas em que é possível entrar e a água tem um tom de azul único. Dica: aproveite para dar um mergulho nessa parte do passeio.
- Submarine tunnel: existem alguns túneis submarinos que foram construídos pelo exército iugoslavo nessa parte de Montenegro, cuja parte externa é projetada por pedras falsas para que não ficassem visíveis para satélites ou aviões espiões.
- Mamula island: é uma pequena ilha que durante a Segunda Guerra Mundial serviu como campo de concentração, depois ficou desabitada por anos e hoje estão construindo um hotel de luxo.
Praias na Baía de Kotor
As praias de Montenegro e em especial da Baía de Kotor são lindíssimas, mas a grande maioria são de pedrinhas e não de areia.
Então vou começar indicando duas praias de areia naquele entorno: Morinj e Plavi Horizonti. Conheci essa segunda e é super bonita, com mar bem calmo.
Já Orahovac, Dobrec Beach, Virtu Beach e Bajova Kula são outras lindas e populares praias de pedrinhas que valem a visita.
Onde ficar em Kotor, Montenegro?
Durante a minha viagem, eu fiquei baseada em Muo, que está a 2 km do centro histórico de Kotor. Então acabei explorando mais a parte da baía de Kotor que está nesse entorno (apesar de ter conhecido algumas praias mais afastadas também, tanto de carro, como de barco).
Então vou dar dicas aqui para quem for se hospedar na mesma região que eu, que é excelente e muito central para quem vem a turismo.
Kotor é uma cidade bem pequena, mas com ótima infraestrutura, e a fortaleza é uma excelente referência para estar bem localizado.
Hospedagens com preços acessíveis
Para preços mais acessíveis, algumas hospedagens são:
- Old Town Youth Hostel: uma das poucas opções de hostel em Kotor, fica dentro do centro amuralhado e conta com um café-bar. Oferecem tanto quartos compartilhados, quanto privados.
- Lana & Ena Apartments: é um pequeno apartamento muito bem localizado no coração de Kotor para até 2 pessoas, bem charmosinho, todo equipado e com ar condicionado.
- Una Apartments: boa alternativa bem similar ao apartamento acima, com boa localização e bem equipado, mas com preços mais em conta dependendo da época.
Hospedagens intermediárias
Para acomodações com preços intermediários, algumas opções são:
- Kotor Old Town Palace Bucha: chama atenção a vista que se tem da varanda deste hotel, sem falar na localização ótima dentro do centro amuralhado de Kotor.
- Historic Boutique Hotel Cattaro: também dentro da muralha, este hotel conta com restaurante e bar próprios e até mesmo com uma das mais badaladas boates dali, a Maximus.
- Boutique Hotel Astoria: este hotel boutique fica dentro do Buca Palace, do século 13 e protegido pela UNESCO. Conta com restaurante e um lounge bar próprios.
- Airbnb Old Town 404 Studio: esse Airbnb fica dentro do centro amuralhado e é uma antiga casa feita com pedras muito bem conservada e charmosa.
Hospedagens premium
Se você busca acomodações mais luxuosas, algumas opções são:
- Hotel Forza Terra: da mesma rede do hotel anterior, mas com um clima mais tropical, também é cinco estrelas e fica na praia privada de Dobrota.
- Hotel Forza Mare: hotel boutique cinco estrelas que fica em Dobrota numa praia particular, a 3 km do centro histórico de Kotor. Os quartos são luxuosamente decorados em diferentes temas como África, Índia, Dubai, Japão e China e conta com spa, piscina e restaurante de culinária internacional.
Clique aqui e veja todas as opções de hospedagem com preços em Kotor, em Montenegro
Conclusão
Kotor, Montenegro e a Baía de Kotor são regiões incríveis neste pequeno país na região dos Bálcãs. Agora você já sabe as principais informações e dicas de como explorar essa região.
Se você gostou deste conteúdo, continue acompanhando as dicas de viagem de outros destinos aqui no blog!
Respostas de 2
Oii… Adorei as dicas… Você acha que indo +- dia 18/20 de setembro pego uns dias de calor? Será que dá praia? Li em alguns blogs que a água é beeeem gelada…
Ei, flavia! É fim de Verão, ainda pega boas temperaturas sim! A água não é quentinha mesmo não, mas vale a pena entrar 🙂