A linda cidade de Kotor, em Montenegro, fica em uma baía na costa adriática e conta com um centro antigo amuralhado que dá todo o charme que esse destino de praia precisaria pra ficar na memória pra sempre. Esse pequeno país na região dos Balcãs é fácil de explorar, é muito seguro e, apesar de ter o Euro como moeda oficial, é menos caro do que se imagina.

A Baía de Kotor, também chamada Boka Bay, conta com 4 cidades (Kotor, Risan, Tivat e Herceg Novi) e inúmeros vilarejos. Eu passei dez dias em Muo, que faz divisa com a cidade de Kotor, nessa minha segunda visita a Montenegro e assim pude conhecer um pouco da região. Vou compartilhar aqui com vocês as dicas de alguns lugares e passeios que conheci e achei imperdíveis, e espero que ajude no planejamento da sua viagem.

Leia aqui as minhas dicas de quando visitei Budva, uma das praias mais badaladas de Montenegro

O que fazer em Kotor, em Montenegro

A Baía de Kotor é bem fácil de percorrer em pouco tempo, ainda mais se estiver de carro. Há ônibus circulares também que na alta temporada passam a cada meia hora, que assim facilita se locomover pela região. Pedir carona também é muito comum e seguro por aqui.

Centro histórico de Kotor

Na região histórica de Kotor, reserve ao menos uma tarde para conhecer a parte amuralhada da cidade. Em seu interior há diversas lojinhas, restaurantes, ruas estreitinhas que formam labirintos infinitos. Enfim, uma delícia para se perder e tirar muitas fotos!

E fica ali dentro ainda a entrada para a Muralha e Fortaleza de Kotor – uma escadaria com 1.350 degraus e que do alto se tem uma vista linda da cidade e do mar. Portanto suba com calma, faça paradas para descanso, leve água. Vai valer muito a pena! No Verão cobra-se um ingresso de 8 euros nessa fortaleza, mas no restante do ano a entrada costuma ser gratuita.

Passeio de barco em Kotor

Ao longo da orla de Kotor você verá muitas empresas oferecendo passeios de barco. Eu e meus amigos escolhemos a Sea Stars e fizemos um passeio privado que durou três horas e foi incrível, recomendo super! Fiz esse passeio em parceria pelo blog e eles foram muito atenciosos. Barco novinho, recebemos explicação sobre os lugares que iríamos visitar e eles levam até mantinhas pra gente se aquecer, já que o vento gelado incomoda mesmo em dias bem quentes.

Lugares visitados no passeio de barco

  • Lady of the rocks: é uma das duas ilhotas ao largo da costa de Perast onde o barco faz uma parada rápida para descermos. É uma ilha artificial criada por baluarte de rochas e onde há uma igrejinha centenária, construída depois de encontrarem uma foto da Virgem Maria no local em 1452. Uma vez ao ano, em Julho, os moradores locais têm a tradição de visitar a ilha de barco e deixar ali uma pedra.
  • Perast: apenas passamos em frente, sem parar para descer, por esse vilarejo super antigo onde moram menos de 300 pessoas e onde é proibido fazer construções novas, o que significa que todas as casinhas ali são de séculos atrás. Enfim, um charme só!
  • Blue Cave: é certamente o ponto alto do passeio! Navegamos até uma parte do mar onde estão algumas formações rochosas onde é possível entrar e a água tem um tom de azul único! Dica: aproveite para dar um mergulho nessa parte do passeio!
  • Submarine tunnel: existem alguns túneis submarinos que foram construídos pelo exército iugoslavo nessa parte de Montenegro, cuja parte externa é projetada por pedras falsas para que não ficasse visível pra satélites ou aviões espiões.
  • Mamula island: é uma pequena ilha que durante a Segunda Guerra Mundial serviu como campo de concentração, depois ficou desabitada por anos e onde hoje estão construindo um hotel de luxo.

Sobre o passeio de barco em Kotor

O passeio que fizemos com a Sea Stars, com duração de três horas e em barco privado, custa 180 euros e cabem até 5 pessoas no barco. É um preço fixo, portanto, independente do tamanho do grupo. Também há opção de fazer o passeio em barco compartilhado, em preços a partir de 15 euros no tour mais curtinho (veja as fotos abaixo para mais detalhes).

Se você optar por comprar o passeio que também visita a Blue Cave, o ideal é fazer o tour na parte da manhã ou da tarde, evitando o que sai meio dia, já que é o pior horário de iluminação para ver a água bem azulzinha. Os passeios são realizados durante o ano todo.

As melhores praias da Baía de Kotor

As praias de Montenegro e em especial da baía de Kotor são lindíssimas, mas a grande maioria é de pedrinhas, e não de areia. Então vou começar indicando duas praias de areia naquele entorno: Morinj e Plavi Horizonti (conheci essa segunda e é super bonita, com mar bem calmo).

Já Orahovac, Dobrec Beach, Virtu Beach e Bajova kula são outras lindas e populares praias de pedrinhas e que valem a visita. Não se preocupe, pois eu marquei todas essas praias no mapa para te ajudar a se organizar e planejar seu roteiro.

Vale a pena alugar um carro em Kotor?

Algumas praias estão mais afastadas, já na baía de Lustica, por exemplo. Então se você estiver com tempo e seu orçamento permitir, pode ser uma boa ideia alugar um carro por dois dias para explorar as praias mais afastadas da região.

O pulo do gato aqui é comparar o preço de aluguel de carro em Kotor com o de Tivat. Nesse último costuma ser mais barato, podendo chegar até à metade do preço de Kotor, em especial se alugar saindo do aeroporto de Tivat. São apenas uns 15km para chegar lá e a economia pode compensar.

Algumas locadoras de carro em Montenegro são a Sixt (eu e uns amigos alugamos um carro com eles em Tivat e foi tudo certo), a Sit n Go ou a Rent a Car Platinum.

Onde ficar em Kotor, em Montenegro

Durante a minha viagem, eu fiquei baseada em Muo, que está a 2km do centro histórico de Kotor. Então acabei explorando mais a parte da baía de Kotor que está nesse entorno (apesar de ter conhecido algumas praias mais afastadas também, tanto de carro, como de barco). Então vou dar dicas aqui para quem for se hospedar na mesma região que eu, que é excelente e muito central para quem vem a turismo.

Kotor é uma cidade bem pequena, mas com ótima infraestrutura. E a fortaleza é excelente referência para estar bem localizado.

$

Old Town Youth Hostel: uma das poucas opções de hostel em Kotor, fica dentro do centro amuralhado e conta com um café-bar. Conta tanto com quartos compartilhados, como privados.

Lana & Ena Apartments: é um pequeno apartamento muito bem localizado no coração de Kotor para até 2 pessoas, bem charmosinho, todo equipado e com ar condicionado.

Una Apartments: boa alternativa bem similar ao apartamento acima, com boa localização e bem equipado, mas com preços mais em conta dependendo da época.

$$

Kotor Old Town Palace Bucha: chama atenção a vista que se tem da varanda desse hotel, sem falar na localização ótima dentro do centro amuralhado de Kotor.

Historic Boutique Hotel Cattaro: também dentro da muralha, esse hotel conta com restaurante e bar próprios e até mesmo com uma das mais badaladas boates dali, a Maximus.

Boutique Hotel Astoria: esse hotel boutique fica dentro do Buca Palace, do século 13 e protegido pela UNESCO. Conta com restaurante e um lounge bar próprios.

Airbnb Old Town 404 Studio: esse Airbnb fica dentro do centro amuralhado e é uma antiga casa feita com pedras muito bem conservada charmosa.

Se você ainda não é cadastrado no AirBnb, se inscreva através do meu link para ganhar até 56 euros de desconto na sua primeira reserva. Vai valer muito a pena!

$$$

Hotel Forza Mare: hotel boutique 5 estrelas que fica em Dobrota numa praia particular, a 3km do centro histórico de Kotor. Os quartos são luxuosamente decorados em diferentes temas como Africa, India, Dubai, Japão e China e conta com spa, piscina e restaurante de culinária internacional.

Hotel Forza Terra: da mesma rede do hotel anterior, mas com um clima mais tropical. Também é 5 estrelas e fica na praia privada de Dobrota.

Ou clique aqui e veja todas as opções de hospedagem com preços em Kotor, em Montenegro

Qual a melhor época para visitar Kotor, em Montenegro

A alta temporada em Montenegro é definitivamente o Verão (meados de Junho a meados de Setembro). Na primeira vez que visitei o país em 2016, conheci Budva durante o mês de Agosto – fazia bastante calor! Mas agora em 2021 estou visitando Kotor no mês de Maio. Há uns dias chuvosos, mas também muitos dias de sol que chegam a marcar uns 25 graus.

Se você quer evitar temperaturas mais baixas, visite Kotor entre Maio e Outubro. Assim poderá aproveitar melhor as praias da região. Mas atenção: no auge do Verão o termômetro pode chegar aos 35 graus! No entanto, no Inverno a mínima pode se aproximar de 0 grau.

Deixe uma Resposta

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui