É possível tomar a vacina da COVID-19 em Montenegro gratuitamente sendo turista. Eu passei por essa experiência na semana passada, quando tomei a primeira dose da vacina, e depois de tentar algumas vezes sem sucesso na Sérvia (outro país que estava vacinando turistas).

O processo de vacinação foi simples e rápido, e vou contar aqui melhor para vocês. Uma curiosidade é que há muita vacina sobrando em Montenegro não apenas por um bom planejamento do governo, mas também porque há muitos residentes do país que não querem tomar a vacina – e talvez por isso eles estejam direcionando parte de seu estoque para vacinar turistas.

Aqui eu vou compartilhar a minha experiência pessoal tomando a vacina da COVID-19 em Montenegro sendo turista.

Onde tomar vacina da COVID-19 em Montenegro

Há diversos postos de vacinação nas principais cidades do país. Eu me vacinei na capital Podgorica e acredito ser uma ótima, senão a melhor, opção. Por exemplo, uma amiga brasileira, a Mafê do Cultura Navegável, conseguiu tomar a primeira dose em um posto menor em Kotor, mas não recebeu um comprovante válido. Esperamos que deem um comprovante válido quando ela tomar a segunda dose. Parece ser um caso isolado, mas enfim, é um contratempo.

Em Podgorica, se dirija ao Sportski Centar Morača, na rua Ivana Milutinovića. É o posto de vacinação que eu fui, foi o recomendado onde perguntamos e não tinha fila nenhuma (um amigo foi no dia seguinte e esperou numa pequena fila). Lá tem estacionamento e a área de vacinação está nos fundos, é só perguntar a alguém que estiver passando.

No cadastro pediram apenas o meu passaporte (leve o seu) e um número de telefone da Montenegro (dei o da minha amiga). Também passei por uma rápida triagem de um médico que perguntou se eu tinha alguma enfermidade ou alergia. Quase todo mundo falava inglês. Ao final me entregaram um comprovante da vacinação em inglês e escaneável.

Qual vacina estão oferecendo a turistas em Montenegro?

Eu tomei a primeira dose da AstraZeneca e a segunda dose foi orientada para tomar daí a 4 semanas e até no máximo 3 meses (sim, aqui estão oferecendo a segunda dose mais cedo). Em Montenegro eles também contam com outras vacinas. No entanto, apenas a AstraZeneca está sendo oferecida aos turistas.

Na Sérvia foi bem parecido. Meus amigos que conseguiram se vacinar por lá receberam a AstraZeneca. E nas três vezes em que tentei me vacinar na Sérvia, eu recebi a informação de que não estavam vacinando turistas mais porque o estoque de AstraZeneca havia acabado e as demais vacinas são reservadas aos residentes do país.

Nesse post eu conto como foi meu processo de imigração na Sérvia durante a pandemia de COVID-19

Portanto não é possível escolher qual vacina tomar, apesar desses países contarem com mais de uma opção para a sua população.

Até quando Montenegro vai vacinar os turistas contra COVID-19?

Como sei que muita gente vai perguntar sobre estoques de vacina em Montenegro planejando vir para cá se vacinar, já adianto que não sei até quando vão vacinar os turistas no país. Não há informações oficiais sobre isso, e nós só conseguimos porque fomos até lá e tentamos, não encontrei nada online sobre o assunto.

A Sérvia, por exemplo, estava vacinando turistas há semanas. Mas, do nada, parou de vacinar porque as doses de AstraZeneca acabaram (eu soube inclusive que pessoas de países vizinhos estavam indo pra Sérvia só para se vacinar). Foi sem aviso prévio, eu por exemplo simplesmente cheguei no posto de vacinação em Belgrado achando que seria super fácil e recebi a informação de que já não iriam vacinar turistas e que não saberiam informar se voltariam a vacinar em algum momento.

O mesmo pode acontecer em Montenegro. Ou não. Vir para cá arriscar a se vacinar, portanto, vai por conta e risco de cada um.

Efeitos colaterais da vacina

Eu já tinha lido que algumas pessoas sentem alguns efeitos colaterais da AstraZeneca, enquanto outras não sentem nada. Mas comigo pareceu que fui atropelada por um caminhão rsrs Eu tive 38,5 de febre, muita dor no corpo, muita dor no braço onde recebi a vacina. Foram dois dias de cama e um terceiro dia ainda me recuperando dos efeitos.

Já o Guto, meu namorado, só sentiu um pouco de dor no braço onde foi vacinado e o corpo um pouco cansado. Varia mesmo de pessoa para pessoa.

Como estão a fronteira e o COVID-19 em Montenegro

Montenegro é um país bem pequeno, com 622.000 habitantes e um total de 1.533 mortes por COVID-19. O país no momento está aberto ao turismo e não é exigido teste PCR nem quarentena se você estiver cruzando desde uma seleta lista de países (que não inclui o Brasil).

Clique aqui para ler as medidas atuais de combate ao vírus no país, assim como as regras de imigração. Eu viajei para Montenegro de carro saindo da Sérvia, onde fiquei por mais de dois meses. O processo de entrada em Montenegro foi rápido e pouco burocrático. Solicitaram teste PCR, daí informamos que antes estávamos na Sérvia por semanas e ele nos liberou.

Eu sou viajante e nômade há seis anos e compartilho no meu Instagram os destinos que visito e meu estilo de vida livre @fuigosteicontei

Deixe uma Resposta

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui