Buscando hospedagem e bateu a dúvida de onde é melhor ficar no Atacama? Saiba que é uma dúvida bastante comum, pois apesar de San Pedro de Atacama ser um povoado tão pequeno, deve ter a maior concentração de hotéis por metro quadrado do Chile. São cerca de 200 hospedagens distribuídas entre as ruazinhas de terra batida do pueblo, um número bastante expressivo para um vilarejo tão pequeno.
Você vai encontrar por exemplo desde albergues coloridos com muitas mandalas até hotéis de luxo no esquema all inclusive. Entre tantas opções, às vezes a gente fica meio desnorteado, sem saber quais os critérios importantes para avaliar e escolher o melhor hotel.
Por isso, elencamos uma série de dicas para te ajudar a conseguir a melhor estadia no deserto.
Quer ajuda com seus passeios no Deserto do Atacama? Solicite seu orçamento clicando aqui! Atendimento personalizado em português por WhatsApp ou e-mail e uma equipe especializada nos passeios do Atacama, do Salar de Uyuni e de Santiago!
Dicas para escolher onde ficar no Atacama
Antes de decidir qualquer coisa, você deve avaliar as suas expectativas de conforto. Tenha em mente que você está no meio de um deserto e que a infraestrutura, como um todo, é bastante básica. Mesmo hotéis de melhor padrão podem, eventualmente, ficar sem luz ou sem água. Nos hotéis mais simples, isso pode acontecer com alguma frequência (apesar de não ser um padrão). Se você espera mais comodidades, terá que desembolsar a mais por isso.
Muitos viajantes olham as fotos dos hotéis com certa desconfiança, acreditando que as instalações não são confortáveis ou que deixam a desejar. Mas não se preocupe, apesar da simplicidade, as construções de adobe e a decoração rústica são super acolhedoras. Característicos da região, dão um toque de autenticidade.
Em seguida, considere a localização: mesmo que a cidade seja compacta e as distâncias curtas, algumas hospedagens são mais centrais onde ficar no Atacama. A rua Caracoles é o eixo de todas as atividades: é nela e ao seu redor que ficam as agências de turismo, os restaurantes e o comércio. Quanto mais próximo o seu hotel for dela, menos tempo você vai gastar com deslocamento. Isso é bom porque de dia o sol é de rachar e dificilmente há sombra no caminho; à noite, as ruas são mal iluminadas e desérticas, o que pode não agradar muita gente (embora seja completamente seguro!).
Em Agosto de 2022 eu lancei meu primeiro guia de viagens do Atacama, onde compartilhei toda a minha experiência de 3 anos vivendo em San Pedro de Atacama trabalhando no turismo.
Ganhe 10% de desconto para comprar o Guia Completo para Viajar e Vivenciar o Deserto do Atacama com o cupom VIMDOBLOG10. Dica: passeando por outros artigos sobre o Atacama aqui no blog você pode encontrar descontos ainda maiores!
💥 Só clicar aqui para ler mais sobre o guia e garantir o seu! 💥
Tem hotel bom no Atacama?
Paradoxalmente, os hotéis de luxo estão todos mais afastados do centro. A maioria organiza seus próprios passeios e tem restaurante em suas dependências, o que elimina a necessidade de ir o tempo todo ao centro. Além disso, organizam transfer para levar e trazer os passageiros e muitas vezes oferecem bicicletas para circular de dia.
Ressalto que é importante reservar antecipadamente, com pelo menos um mês de antecedência — até dois, se você estiver viajando na alta temporada (dezembro/janeiro/fevereiro/julho ou feriados, principalmente o feriado chileno de 18/09). Os quartos dos melhores albergues, pensões e hotéis esgotam rapidinho e você não vai querer se contentar com o que sobrou.
Uma ideia é fazer mais de uma reserva, utilizando a possibilidade de cancelamento grátis que o Booking oferece. Assim, você pode escolher várias alternativas que te interessam e garantir a sua disponibilidade, deixando a decisão final para mais perto da sua viagem. É claro que você deve se organizar e estar atento à data limite de cancelamento (se for pra gastar dinheiro à toa, ignora o que dissemos!).
Os melhores hotéis para ficar no Atacama
Resolvi listar minhas hospedagens favoritas em três faixas de preço, para você escolher a que mais se adequa ao seu orçamento e ao seu perfil de viajante.
$
Hostal Rural – Rua Calama
Sempre lotado de gringos, o Rural tem ótimos espaços para convivência com outros viajantes, incluindo um terraço, um pátio com redes e um bar. Aliás, aqui você encontra a piscola (pisco + coca cola) mais barata da cidade! Não chega a ser um party hostel, mas é bastante animado. Dormitórios simples, com lockers. O café da manhã está incluído.
Campo Base – Rua Pachamama 657
Ambiente bastante simples, mas organizado e com uma limpeza ótima. Também contam com dormitórios e quartos privativos, banheiros sempre compartilhados. Servem café da manhã ou snack para quem sai antes. Cozinha disponível para quem quiser cozinhar.
Casa Carmenere – Rua Ohiri Tatai
Oferecem dormitórios e quartos privativos, com ou sem banheiro. As camas são muito confortáveis. Os chuveiros são bons e têm água quente. Se posicionam como o primeiro hostel antifascista da cidade e gay friendly. Fica a uns 10 minutos andando da rua Caracoles e o diferencial aqui é o clima intimista – é como estar sendo recebido na casa de uma família chilena. E é a opção ideal para quem busca um clima relaxado, festas e descontração.
$$
Manada del Desierto – Caracoles 475
Um dos hotéis mais novos de San Pedro, tem um design bacaninha. Os quartos são pequenos, mas muito confortáveis. O hotel conta com uma piscina no pátio e um estacionamento do outro lado da rua para os hóspedes. Café da manhã continental simples. Sua localização é excelente, na rua principal do pueblo.
Don Raul – Caracoles 130
Hotel padrão, com espaços bonitos, amplos e aconchegantes. Conta com piscina e tem seu próprio restaurante, o Agualoka, e um ambiente de bar e lounge. Bom café da manhã incluído. Também fica na rua principal da cidade.
Ckoi Atacama – Pasaje Rio Pacsa 100
Hotel charmoso, com uma decoração atenta aos detalhes e quartos amplos. Ótima alternativa para quem viaja em família ou grupos, pois tem quartos para até 6 pessoas. O Ckoi tem cachorros e lhamas de estimação, que ficam soltos no pátio. As áreas em comum têm livros sobre cultura atacamenha, história, fotografia. Oferecem um farto café da manhã ou snacks para levar no passeio. Fica numa rua mais escondidinha, mas bem localizada.
Casa Solcor – Rua Antonio León, ayllu de Solcor
Um tiquito mais afastada do centro, a casa tem uma linda ambientação. Rodeada de verde, é silenciosa e tranquila para descansar depois das atividades do dia. Nesse espaço aberto tem uma fogueira para se esquentar à noite e até mesmo uma piscininha. Os quartos são grandes, aconchegantes e bem decorados. A casa conta ainda com uma excelente cozinha compartilhada, onde diariamente é servido um café da manhã caseiro e muito gostoso!
Pueblo de Tierra – Los Algarrobos 170
Hotel boutique charmoso, tem um lindo pátio central com piscina e lounge. Os quartos têm bom tamanho e contam com climatizador, umidificador e aquecedor, ideais para distintas épocas do ano. Café da manhã delicioso, com boa variedade de pães, frutas e doces.
Terrantai – Tocopilla 411
Hotel elegante, minuciosamente decorado. O atendimento é super atencioso, os hóspedes já ganham um cantil de água ao chegar para poder reabastecer sempre que quiser. Todo fim de tarde é organizada uma degustação de queijos, vinhos e outras delícias locais, ideal para conhecer os hóspedes e compartilhar experiências de viagem. Não deixe de experimentar o biscoitinho de quinoa! Quartos e banheiros com calefação, ótimas amenidades de banho.
$$$
Kimal – Domingo Atienza 523
Hotel 4 estrelas no centro de San Pedro, o Kimal dispõe de uma piscina aquecida, um ótimo restaurante, um spa com banheira de hidromassagem e um centro de relaxamento com aulas de ioga e massagens terapeuticas e relaxantes. Os quartos são cabanas de adobe e madeira, seguindo o estilo atacamenho com um toque de requinte; contam com banheiro privativo, aquecedor e frigobar. O hotel oferece também serviço exclusivo de excursões.
Hotel Cumbres – Av. Las Chilcas
Hotel 5 estrelas de ótimo custo benefício. Como as dependências são bem grandes, com muitos quartos disponíveis, oferecem um bom preço e frequentemente fazem promoções. Entre as instalações, há 3 piscinas, uma academia e um spa, com duas banheiras de hidromassagem e sauna; podem ser solicitados massagens relaxantes e tratamentos de beleza com produtos da região. Os quartos têm aquecimento, ar-condicionado, varanda privativa com vista e também duchas externas, para desfrutar da paisagem. Está situado a 2km do centro e conta com um sistema de transfers regulares (é necessário fazer agendamento prévio). Também disponibilizam bicicletas.
Alto Atacama – Camino Pukará
Localizado no meio dos vales de Catarpe, é um dos hotéis mais cênicos de San Pedro de Atacama. Tem uma área ao ar livre com piscina, lounges e fogueiras, além de um estábulo com lhamas e alpacas. Dispõe também de seu próprio observatório astronômico, onde são feitos tours noturnos. Com restaurantes e passeios privativos, funciona no esquema all inclusive.
Tierra Atacama – Asequitor, s/n
Esse hotel boutique foi desenhado por alguns dos mais renomados arquitetos do Chile, com toques regionais, design eco-amistoso e muito conforto. Os livings exibem peças e artesanatos locais e o restaurante próprio do hotel oferece alta gastronomia andina – em outras palavras, refeições impecáveis! O hotel oferece ainda um programa personalizado de excursões – que vão de cavalgadas a escaladas de vulcão, bem como sessões de relaxamento no Uma Spa. A piscina, com vista para o vulcão Licancabur, é um dos pontos altos desse hotel (veja a foto principal desse post).
Chegou até aqui? As dicas que compartilhei foram úteis para você? Esse conteúdo foi produzido sem patrocínios, com investimento do meu bolso, e trago gratuitamente para ajudar na sua viagem. Se você curtiu o meu trabalho e gostaria de colaborar para que eu possa continuar produzindo artigos completos e úteis como esse, deixo minha chave pix para você ficar à vontade em contribuir voluntariamente com o valor que quiser. Apoie produtores independentes! Obrigada pelo carinho de sempre.
Minha chave pix: contato@fuigosteicontei.com.br
Ah, além dessas dicas de onde ficar no Atacama, acredito que esses assuntos também podem te interessar:
Dica de mais de 20 restaurantes em San Pedro – provados e aprovados por nós!