Qual a melhor época de neve para esquiar em Valle Nevado?

6

Me lembro de quando morei no Chile e recebi visitas da família e de amigos em Santiago. A pergunta de praxe era “Vai dar pra esquiar em Valle Nevado quando eu estiver aí?!”. A verdade é que depende do ano, às vezes a temporada de neve pode começar mais cedo, às vezes mais tarde. Me lembro que naquela época, em 2011, umas amigas que me visitaram no finalzinho de setembro ainda conseguiram fazer umas aulas de snowboard em Valle Nevado. A neve já não estava mais tão fofa, mas deu pra levarmos muitos tombos e tirar várias fotos, hahaha.

vallenevado-chile3

E essa dúvida é mais do que comum mesmo. Para se ter uma ideia, essa é a pergunta mais feita na fanpage do Valle Nevado Ski Resort no Facebook (sim! tem um resort chiquérrimo lá no alto das montanhas para quem não quer fazer apenas um bate-volta da capital chilena, é oValle Nevado Ski Resort). É claro que ninguém tem um contato tão íntimo com São Pedro para ter a previsão certeira de como estará o clima, mas o Valle Nevado, que esse ano segue em temporada até o dia 22 de setembro, separou algumas dicas que vão ajudar o viajante que quer se aventurar na neve a planejar melhor sua viagem.

1- Temporada de Inverno

A primeira dica, e a mais óbvia, é se programar para visitar a estação de esqui durante a temporada de inverno. Normalmente, ela acontece de junho a setembro, tendo mais força (e mais neve) entre julho e agosto. Quando São Pedro está de bem com os esquiadores e snowboarders, ele manda as nevascas mais cedo ou continua a mandar outubro adentro. Na temporada de 2016, por exemplo, as pistas abriram duas semanas antes do previsto. E há chances de elas ficarem abertas por mais tempo, mesmo depois que os hotéis fecharem, no dia 22 de setembro. Por isso fique de olho!

2- Webcam

Essa dica eu achei sensacional! Caso o viajante esteja em Santiago e queira passar o dia na montanha, ele pode conferir as duas câmeras ao vivo, instaladas no Valle Nevado Ski Resort, que transmitem em tempo real imagens do deck da piscina aquecida externa do Hotel Puerta del Sol, um dos três hotéis do complexo, e também do teleférico norte. Mesmo para quem não pretende visitar o resort para esquiar, vale dar um pulinho lá para conferir a paisagem branquinha e tirar aquela tradicional foto deitado no chão fazendo “anjinho” na neve.

 

Divulgação

3- Alertas de Nevasca

Diferente do que acontece com moradores de grandes cidades, quando cai uma nevasca no Valle Nevado, os esquiadores e snowboarders comemoram, afinal, quanto mais neve, mais chances de praticar seu esporte favorito. Por isso, sempre que há alerta de nevasca no alto da montanha, o resort compartilha a novidade em sua página no Facebook. A dica é seguir a página e ativar as notificações para ser o primeiro a saber sempre que tiver sinal de neve mais forte por lá.

4- Qualidade da neve e quantidade de pistas abertas

Não basta só nevar. A neve tem que ser apropriada e em quantidade suficiente para a prática de esqui e snowboard. Em seu site, a estação de esqui preferida dos brasileiros apresenta um relatório sobre o estado da montanha, com informações como quantidade de neve que caiu nas últimas 24h e 48h, velocidade do vento, neve acumulada e o tipo de neve. Ainda nesse relatório, são mostradas quantas das 44 pistas estão abertas e quantos dos 17 teleféricos estão em funcionamento. Tudo super completinho!

vallenevado-chile2
5- Previsão do tempo

É claro que o item mais simples, mas que não pode ficar de fora da lista, é checar a previsão do tempo. No topo do site do Valle Nevado também é possível conferir a previsão do tempo para a semana, com as temperaturas mínimas e máximas e condições gerais do clima. Mas há também um outro site que o resort indica para conferir a previsão específica para neve.

Sobre o Valle Nevado – Localizado a cerca de 60km de Santiago a partir do aeroporto, a estação possui três hotéis – Tres Puntas, Puerta del Sol e Valle Nevado -, respectivamente divididos em três, quatro e cinco estrelas, além de seis restaurantes, seis bares e pubs, 44 pistas para esqui ou snowboard, 17 teleféricos, lojas e apartamentos residenciais. Descubra os Andes. Viva Valle.

E aí, preparados pra curtir um inverno na montanha mais popular do Chile?

Aqui no blog tem várias dicas do que fazer em sua visita ao Chile! Veja aqui abaixo:

Saia do óbvio em Santiago do Chile!

Guia de museus em Santiago do Chile – e dias para ir de graça!

“Carreteando” em Santiago do Chile – dicas para quem é da noite

Pucon, no Chile: vulcão, águas termais e muita natureza

 

Carla Boechat é jornalista, mestranda, curiosa que só, carioca da clara, inquieta e turista por vocação – e criação. Sempre com a mochila e um sorriso prontos, aposta que toda estrada pode esconder uma dica em potencial. E aqui é assim: se ela foi e gostou, virou post!

Discussion6 Comentários

  1. OLá!! Tudo bem? Obrigada pelas dicas! E após o dia 22 de setembro? Isso significa que quem vai após esta data não consegue ir no vale? Ou apenas fica sem as atrações de ski e snow?
    Obrigada

      • Olá Carla!

        Adorei todas suas dicas e me encorajou mais ainda a fazer minha viagem de férias, a minha unica dúvida é se realmente é um boa escolha (chile, Santiago) para viajar sozinha? Obrigada!

        Aline

        • Ei Aline!
          Santiago é uma ótima escolha. Morei lá em 2011, fui sozinha, e tive uma experiência incrível. É uma cidade segura e bem desenvolvida, e com muitas opções do que fazer. Além do mais, o idioma é muito parecido com o nosso, então é mais fácil de se virar.
          Fico feliz que tenha te encorajado a pegar a estrada sozinha. Amo esse estilo de viagem!
          Aproveite. E depois volta pra me contar como foi 😀
          Beijão

  2. Olá. Obrigada pelo seu post. Onde consigo informações de quando o vale abre este ano? Será que a partir de 01/06 já estará aberto?

    • Eii Nathalya! A temporada está prevista para abrir no dia 23 de junho, mas parece que está nevando bastante já por lá. Quem sabe abre um pouquinho antes?? Boa sorte!

Leave A Reply