Fui Gostei Contei

Transiberiana – Ecaterimburgo, Rússia: onde ficar, o que fazer e comer

A “Janela da Ásia” foi minha terceira parada durante a Transmongoliana na Rússia. Ecaterimburgo, ou Yekaterimburg, é capital do Distrito Federal dos Urais e é conhecida assim por estar estrategicamente posicionada na fronteira Europa x Ásia dentro do território russo. Mas nem só por isso ela é interessante. Quarta maior cidade da Rússia (com 1,4 milhões de habitantes), é um dos polos econômicos e culturais mais importantes do país.

Para você entender, essa está sendo a minha rota na Transmongoliana, parte de uma viagem de 2 meses e meio sozinha: São Petesburgo, Kazan, Ecaterimbugo, Krasnoiarsk, Irkutsk, Ulan Ude (todas na Rússia) e por último atravesso para Ulan Bator (já na Mongólia).

Eu acabei ficando 5 dias em Ecaterimburgo, assim conheci bem a cidade e também descansei antes de partir para minha viagem mais longa de trem que levaria a Krasnoiarsk (mais de 50 horas). Valeu a pena ficar mais dias aqui pois, ao chegar, descobri diversas Day trips que podem ser feitas desde a capital. Ah! Sabia que o nome dessa cidade foi dado por Pedro, o Grande, em homenagem à sua mulher, Catarina (ou Ekaterina)?

Eu gostei bastante de Ecaterimburgo pela diversidade de coisas para se fazer, mas prepare-se para o clima daqui, gelado no Inverno e bastante instável em qualquer outra época. Vim no final da Primavera e no entanto peguei desde muito calor, a chuva, vento, frio. Uma loucura!

A seguir conto como foi minha viagem, onde se hospedar, o que fazer, onde comer.

Esse foi o câmbio da época de minha viagem, em Junho de 2019: 1 Real = 16,5 Rublos

Onde ficar em Ecaterimburgo

Uma referência para uma boa localização é a rua Vaynera (fechada para pedestres). Se hospedando por ali você poderá fazer muita coisa a pé. Eu fiquei no Olimp Hotel, e definitivamente o que mais amei nele foi a localização. É um hotel 3 estrelas com bom custo benefício (me custou 205 reais por dia).

Esse hotel incluía um café da manhã simples, estacionamento, quarto bem limpo com banheiro privado, ar condicionado, frigobar e serviços de lavanderia (300 rublos para lavar uma bolsa grande de roupa). Ah, e decoração bem extravagante ao estilo russo!

Normalmente eu me hospedo em hostels, mas em Ecaterimburgo eu fiquei em um quarto privado para ter maior comodidade (antes de começar minha viagem eu quebrei a mão direita, então está sendo um pouco complicado manter minhas coisas sempre organizadas em um quarto compartilhado). Dica de hostel em Ecaterimburgo é o Nikolskiy, não tão colado na Vaynera, porém lindo e muito bem avaliado no Booking. Se você busca algo mais luxuoso, pode se hospedar no Vysotsky, um 5 estrelas que fica no edifício mais alto da cidade.

Peguei um dia lindo de feriado em Ecaterimburgo, e as ruas e parques estavam lotados!

Veja aqui mais opções de hospedagem em Ecatermburgo!

O que fazer em Ecaterimburgo

Vixi, tem bastante opção do que fazer! Vou colocar as que foram principais para mim aqui.

Fiz de carro:

Fronteira Europa x Ásia – Crédito: Eduardo Carrasco

Também é possível visitar esses lugares de ônibus. O aluguel do carro foi feito através da Rental Cars, com retirada no aeroporto da cidade, e custou 3.000 rublos por dia. O litro de gasolina foi 45 rublos.

Fiz a pé: 

Uma das infinitas estátuas de Ecaterimburgo

Dica final: os principais pontos turísticos da cidade (35 em total) são guiados por uma linha vermelha desenhada na calçada que tem 6,5km de extensão. É só pedir o mapa da cidade com essa linha em seu hotel e baixar um áudio-guia em inglês pelo aplicativo ekbredline.ru.

Onde comer em Ecaterimburgo

Não faltam opções aqui! Sério! Como fiquei 5 dias inteiros na cidade, visitei vááários restaurantes. Deixo aqui os que mais gostei:

Varandinha do Buro com vista para o rio. Apenas amei esse lugar!

Se você é vegetariano, pode usar a expressão “bez myasa”. É sempre válido ressaltar que poucas pessoas falam inglês na Rússia.

Ecaterimburgo é uma cidade perigosa?

Não. Fiz bastante coisa de dia e á noite, e nunca me apresentou nenhum perigo. No entanto, como em qualquer cidade grande, esteja atento.

Transmongoliana: de Kazan a Ecaterimburgo

Como comentei acima, essa parada em Ecaterimburgo é parte de minha rota cruzando a Rússia de trem. Comprei meus tickets pelo aplicativo da RZD, que tem uma versão em inglês. 

Foram umas 14 horas de viagem, na segunda classe de um trem um pouco mais antigo que o primeiro que peguei para chegar a Kazan. O ticket custou 3.449 rublos e incluiu cama (com roupa de cama e toalha) em cabine para até 4 pessoas. A cabine contava com duas beliches, uma mesa central e cabides para pendurar casaco. O trem contava com banheiro bem básico.

Fiz toda a viagem sozinha em minha cabine, o que achei ótimo para ter maior privacidade, mas foi uma questão de sorte mesmo.

Chegou até aqui? As dicas que compartilhei foram úteis para você? Esse conteúdo foi produzido sem patrocínios, com investimento do meu bolso, e trago gratuitamente para ajudar na sua viagem. Se você curtiu o meu trabalho e gostaria de colaborar para que eu possa continuar produzindo artigos completos e úteis como esse, deixo minha chave pix para você ficar à vontade em contribuir voluntariamente com o valor que quiser. Apoie produtores independentes! Obrigada pelo carinho de sempre.

Minha chave pix: contato@fuigosteicontei.com.br

E você, tem dicas de Ecaterimburgo? Ficou alguma dúvida? Escreve aqui nos comentários! Minha próxima parada é Krasnoiarsk!

Sair da versão mobile