Como se pronuncia Hvar
Essa é a primeira dúvida quando lemos essa palavrinha croata, rsrs Já vi vários blogs ensinando maneiras diferentes de se pronunciar o nome, mas como morei lá, tive a oportunidade de aprender direitinho a forma correta. Por mais estranho que pareça, o certo é falar “Ruár” {sendo que o último “r” é tipo de quem mora no interior de São Paulo, que fala Ruárrrr, com aquele “r” bem puxado mesmo}.Como chegar a Hvar
O trajeto mais comum e popular é de ferry a partir de Split. Mas você também pode ir de ferry a partir do porto de Drvenik, que é bem mais barato {quem me deu essa dica foi a Karla do blog Compartilhe Viagens}. Veja aqui os horários dos ferries para Hvar Há ferries apenas para passageiros e outros que comportam carros. A diferença é que o primeiro atraca no centro da ilha, próximo ao Carpe Diem Bar, e o segundo atraca em Old Town (ou Stari Grad, na língua local). Com relação à frequência do serviço, durante o verão o número de saídas aumenta. Eu comprei minhas passagens um dia antes de embarcar, no próprio porto. O tempo de travessia pode durar entre 1 hora a quase 2 horas, a depender do tipo de ferry escolhido. Quanto paguei no Ferry Split x Hvar – 80 kunas por pessoaOnde ficar em Hvar
O ideal é ficar próximo ao centrinho onde está o Carpe Diem Bar, pois é ali que tudo acontece. Eu e meus amigos alugamos um apartamento pelo Booking.com para nossas três noites. Foi a melhor coisa que fizemos! O custo benefício foi muito bom porque estávamos em quatro pessoas. E o apê era completinho e com cozinha e até uma pequena varanda. Há uma suíte com cama de casal e a outra cama de casal fica na sala, com uma porta para dar maior privacidade a quem está ali. A localização também era boa e fizemos muita coisa a pé. Três noites no apartamento em Hvar – 300 euros para quatro pessoas Se você estiver buscando luxo e badalação, seu lugar é o Amfora Hvar Grand Beach Resort. Muito bem localizado e com piscinas enormes de frente para os lugares mais movimentados da ilha. Para pesquisar mais opções de hospedagem em Hvar, clique aqui.Como são as festas em Hvar
Como já falei, Hvar foi de longe a minha cidade preferida em toda a Croácia. Se você busca agitação, não pode perder o fim de tarde no Hula Hula Beach Bar. O pôr do sol visto de lá é incrível e tem a maior concentração de gente bonita por metro quadrado da vida! Não paga para entrar, a música é excelente com DJ, é muito animado, e se você não estiver disposto a comprar os drinks mais caros de lá, é só andar uns três minutinhos até um mercadinho ali perto e comprar suas biritas geladinhas. Nós tomávamos muito a Somersby Cider de pera (é uma cidra docinha e delícia, muito popular por lá!). De night por lá também você não pode deixar de ir ao Kiva Bar, bem no centro ali perto da Riva (orla em croata), e que fica tão lotado que as pessoas invadem as ruas e tudo vira uma festa. E é mais uma opção de lugar de graça pra ir, dá até para emendar depois do Hula Hula! Achei sensacional e o clima é total de curtição! Depois dali, uma galera vai em casa, toma banho e segue para a Carpe Diem Beach Club, que fica numa ilha pertinho da Riva e o próprio clube oferece um barquinho que faz a travessia da galera de graça. Essa tem que pagar para entrar e é salgadinha. Particularmente eu não curti tanto a música de lá, mas é inegável que o lugar é lindo demais e que a galera que está ali pediu pra ser bonita no vale do eco. O litoral da Croácia foi o lugar em que estive que tinha mais gente bonita, uma coisa de deixar de queixo caído. Entrada na Carpe Diem Beach Club – 200 kunas por pessoa Outras opções de night em Hvar: Veneranda (a boate que o príncipe Harry já frequentou) e a Pink Champagne.O que fazer de dia em Hvar
O que eu mais curti em Hvar é que esse não é um destino apenas de night. Lá tem muitos lugares incríveis para ir durante o dia. Uma dica é alugar uma lanchinha para ir até as ilhas Paklinski (ou Pakleni). Nós alugamos com a Hvar Booking a mais simples que tinha por um dia inteiro, daquelas que você mesmo guia o motor na parte traseira do barco. E mandamos bem demais! Visitamos uns lugares que nunca vão sair da minha memória. Tipo a Palmizana Beach. Ou a Vlaka Beach. Ou a Jerolim. Sei lá, nós fomos a umas cinco ilhas menores ali no entorno que eu nunca vi nada igual de tão lindo. Se prepare para 50 incríveis tons de azul: Levamos um mapinha que eles mesmos dão, mas acabou que mais nos perdemos que nos achamos. Nada mal. Num mar daqueles nossa última preocupação era sair dali. Levamos uns sanduichinhos, cerveja e até um cavaco. Pode ter certeza que era o barco mais animado de toda a Croácia! Aluguel de barco em Hvar – cerca de 700 kunas para um dia inteiro (combustível já incluído) No dia seguinte alugamos um carro para ir até a Stari Grad (ou Old Town em croata) de Hvar. A princípio íamos de ônibus, mas não valia a pena porque estávamos em quatro e o bus lá, além de bem carinho, não passa o tempo todo (custaria 27 kunas por pessoa), então a logística seria péssima. Taxi lá também é bem caro. Pesquisamos muito os preços e acabamos alugando um carro com a Rent a Car Suncity. Além de Old Town, também aproveitamos para visitar as praias Zarace e Jelsa. Valeu muito a pena! Dica: essa Rent a Car Suncity também oferece vários passeios por preços um pouco mais baixos dos que vi em outras agências. Um passeio para a Blue Cave, por exemplo, custava 390 kunas + 50 kunas para entrar na caverna (com almoço incluído no preço). Aluguel de carro em Hvar – 390 kunas pelo período de meio diaO que mais fazer em Hvar
Se eu tivesse mais tempo lá, teria feito esse passeio que comentei acima da Blue Cave. E também teria alugado o barquinho novamente para explorar mais ilhas de lá. No primeiro dia você fica meio perdido sem saber qual o melhor roteiro a fazer. Então acredito que num segundo dia teríamos conhecido melhor a região e poderíamos explorar outras pequenas ilhas que ficaram de fora. Para ainda mais dicas, leia o blog Vícios de Viagem da Carol. Ela também esteve na Croácia há pouco tempo e tem dicas ótimas do que fazer em Hvar!Chegou até aqui? As dicas que compartilhei foram úteis para você? Esse conteúdo foi produzido sem patrocínios, com investimento do meu bolso, e trago gratuitamente para ajudar na sua viagem. Se você curtiu o meu trabalho e gostaria de colaborar para que eu possa continuar produzindo artigos completos e úteis como esse, deixo minha chave pix para você ficar à vontade em contribuir voluntariamente com o valor que quiser. Apoie produtores independentes! Obrigada pelo carinho de sempre.
Minha chave pix: contato@fuigosteicontei.com.br
E se você tiver mais dicas, compartilha aqui embaixo comigo porque vou adorar 😉E leia mais sobre minhas aventuras pelo verão na Europa:
Verão na Europa: Meu roteiro Grécia x Albânia x Montenegro x Croácia
Vale a pena ir pra Albânia: saiba tudo sobre a Riviera Albanesa
20 lugares de praia que precisam estar no seu roteiro de verão europeu
Verão em Santorini: sim, essa ilha grega também cabe no seu bolso!
Respostas de 44
Olhaaaaaaa! !!!! Estou lendo tudo!!! Adorei!!! Uma dúvida: para alugar o barco, precisa ter licença para pilotar? Outra: teremos 2 dias inteiros e 2 pela metade… você acha válido incluir Stari Grad no roteiro como sendo imperdível (estava de fora kkkk)?
Beijocas e parabéns pelo post!
Oie Lily!!!
Não precisa de licença não, pois era um barco bem pequeno.
Olha, como vc vai conhecer outras Stari grad croatas, eu não diria que é imperdível não. É bem no estilo das cidades antigas das principais cidades da Croácia, como Zadar, Split, Rijeka.
Com o tempo curtinho assim em Hvar, eu focaria mais nas ilhas!
Obrigada pela visitinha <3 E aproveite muitoooo!!!
oiii Carla muito legal e de bastante ajud suas experiências e comentários,Estou interessada em ir na Croácia,Vukovar vc foi? como é? e também vou passar uns dias em Milão queria ver como acha melhor se é legal o surfing,ou existem baratas acomodações em casa de família? Me diz? Belgrado precisa carta convite?ou visto? ou brasileiros entram direto só com passaporte? bjs obrigado,e me dar dicas dos sites de passagem que vc ganha a comissão okay? bjs! obg!
Oi Selene!
Não estive em Vukovar, nem em Milão.
Mas fiz couchsurfing na Croácia e foi uma experiência ótima! Acho que vale a tentativa também na Itália. Converse bastante com o host antes de ir para lá.
Sobre Belgrado, eu estava viajando com meu passaporte italiano e não precisei de visto. Mas como você pode conferir aqui http://www.mfa.gov.rs/en/consular-affairs/entry-serbia/visa-regime/81-consular-foreigners-to-serbia/11394-brazil-for-cons brasileiros também não precisam de visto lá!
Eu não ganho comissão em nenhum site de passagens, mas ganho se você:
– fizer reservas pelo Booking através desse link: https://www.booking.com/?aid=372609
– fizer reservas pelo Hostelworld através desse link: http://prf.hn/click/camref:1101lIuC
– comprar seu seguro viagem através desse link (meus leitores têm 5% de desconto e + 5% se pagarem no boleto): https://www.seguroviagem.srv.br/?agency_code=256
Obrigadaaa 😀
Oi Carla,
Adorei as informações do texta acima!
Em splitz tem praia para curtir?
Em Hvar precisa alugar carro ou consegue andar apé pelo centrinho?
Consegue ir apé para as praias em Hvar? a Ilha é grande?
Obrigada, Cristina
Eii Cristina!
Sim, tem praia lá.
EM Hvar dá pra fazer muuuuita coisa a pé (inclusive ir a praias). Claro que tudo depende de onde você estará hospedada – eu aluguei carro apenas um dia para conhecer lugares mais afastados. A ilha é relativamente grande sim.
Beijos
Oi,
que praias/lugares afastados do centrinho de Hvar recomendas?
Oii, Joao! Tudo bem? Recomendo em especial alugar o barco para visitar as ilhas, como fiz com meus amigos. Vale muito a pena!
Linda as fotos! Fiquei com algumas dúvidas…Qual a média de valor do aluguel do barco? Não é possível ir até a Blue Cave com este barquinho alugado?
Putz, não me lembro mais do preço, Patrícia.. Desculpa!
A Blue Cave fica mais afastada, e com esse barquinho que é mais simples e com menos potência não dava para chegar…
Olá, Carla!
Ótimas dicas. Estamos indo em 5 amigos para a Croácia (3 homens e 2 mulheres). Queria saber como é o “dress code” das baladas por lá?
Obrigado!
Ei, Weider!
Te confesso que vi de tudo por lá.
Nas baladinhas pós praia, a galera ia direto de biquíni mesmo. À noite, o pessoal estava sempre bem arrumado, mas rolava tranquilamente ir de bermuda (homens) ou sem salto (mulheres) para as nights.
Eu costumava ir com um vestidinho, bem maqueada e de rasteirinha. Meus amigos homens iam de bermuda e blusa de botão, ou mesmo blusa polo.
Como é verão, a galera fica mais à vontade.
Espero ter ajudado!
Beijos
Carla, vc diz que a melhor localização para se hospedar em hvar é perto da carpe dien, mas há duas carpe em dois endereços diferentes. Qual carpe dien seria?
Oie Gisele!
Olha, uma das Carpe Diem é numa ilha menorzinha. Então não é essa não, é a que fica na ilha de Hvar mesmo.
Carlinha, hoje que vi a indicação do meu blog aqui, muito obrigada! Vi vários acessos no meu blog vindo do seu site e vim aqui conferir. Obrigada, querida! Beijos
Por nada, lindona! Suas dicas são ótimas e adoro o seu blog 😉 Que bom que tem uma galera complementando as minhas dicas com as suas! Assim vai sair uma viagem bem perfeitinha rsrs
Beijão
Oi carla! Só queria te dizer um muito obrigada pelo seu post!! Virou nosso guia aqui em Hvar e fez a nossa viagem ser mais incrível! Obrigadaaaaa! Gde abraço!
Ei, Julia.
Poxa, que legal! Fico suuuper feliz que as dicas estejam ajudando. Hvar é incrível! Aproveitem esse paraíso!
Oi Carl,a
Adorei as dicas, muito detalhadas e super úteis!
Estou querendo ir em maio, como é o clima? E a night e os agitos, já acontecem nessa época?
Ei, Larissa! Em Maio está começando a temporada de calor. Hvar ainda não estará tao cheio, mas certamente voce ja poderá aproveitar as praias e algumas festinhas. Porem acredito que o agito maior seja mesmo a partir de Junho.
DE qualquer maneira, eu não deixaria de ir. Hvar é incrível, e aposto que você vai amar!
Alô, Carla, como vai você? Estive fazendo um tour pela Croácia em setembro último, e realmente é tudo isto que você descreveu, fiquei admirado ao ver tanta beleza natural desse espetacular país, e Hvar foi o local predileto para mim e a cidade de Dubrovnyk! Todos brasileiros poderiam um dia conhecer esse país, aproveitei e fui até Sarajevo, na Bósnia e Kotor em Montenegro mais Bled na Slovenja, tudo maravilhoso!
Ei, Mario! A croácia é incrível!
Olá,
Vou para Croácia em junho com amigos.
Então vale a pena alugar um carro ao chegar na ilha? Ficarei 3 dias lá.
A comida é cara?
A carteira
Ei, Luiz!
Nao vale a pena alugar carro pra chegar, pois vocÊ gastaria muito. Eu aluguei carro dentro da ilha por um dia, e achei que valeu a pena!
Quando fui, a Croácia ainda usava moeda local e nao tinha mudado para o Euro, então os preços eram mais em conta que outros lugares como Grécia, Montenegro, Espanha no verão.
Beijos
Boa Noite Carla, tudo bem!?
Achei sensacional as suas dicas! Bem detalhadas e precisas! Vou pra Hvar em Julho com mais 3 amigos e gostaria de saber se você poderia me ajudar a montar um roteiro de 3 dias completos para essa viagem! São tantas coisas e tudo é tão lindo que fico meio perdido! Parabéns pelo site! Abss!
Ei, Martim!
Que bom que gostou, Hvar é incrível.
Olha, minha dica de roteiro está detalhada aqui.. É exatamente o que eu te recomendaria fazer! 😀
Olá Carla, muito boa suas dicas.
Estou indo com um grupo de amigos para Hvar, creio que teremos apenas dois dias cheios pois perderemos dois dias, sendo um pra chegar e outro pra sair. Curtimos muito praia e baldas, pelo que li melhor se hospedar por perto da Carpe Diem né?
Pelas suas dicas acho que carro será desnecessário, melhor seria focar nas praias e passeios de barco, o que sugere ?
Abraço
Oii, Maicon!
Vocês vão curtir demais Hvar.
Isso, ali por perto do Carpe Diem é excelente.
Ficando ali, em 2 dias vocês fazem tudo a pé, alugam barco, sem necessidade de carro. Barzinhos, baladinhas, aluguel de barco, praias, fica tudo por ali.
Beijos e boa viagem!
Olá xará. assim como todos, fiquei encantada com as dicas.
Estou querendo dar um pulo em Julho em Hvar, mas nesse período ainda estarei sozinha. Você acha tranquilo ir assim? Pra mim vai ser uma novidade e um desafio viajar sozinha.. Brazucas que estiverem por lá no começo de Julho, gritem. Rsrs
Parabéns pelo blog. Bjoss.
Oii, Carla!
haha obrigada!
Acho bem tranquilo ir sozinha sim, a Croácia é um país muito seguro. Se joga!!! Hvar é INCRÍVEL!
Oii Carla,
tudo bem?
Tô indo para Croácia em Setembro com amigos e vou ficar 11 noites. Chegamos por Zagreb e voltamos por Dubrovnik. O roteiro até agora está assim: Zagreb (2 noites – chegamos bem tarde, cercsa de 23h) + Lagos Plitvice + Zadar (1 noite, dps de voltar do passeio dos Lagos) + Split (2 noites) + Hvar + Dubrovnik. Sobram 6 noites para esses últimos dois destinos. A dúvida cruel é: 3 noites Hvar e 3 Dubrovnik? Ou 4 Hvar e 2 Dubrovnik?
Obs: Como vamos meados de setembro, tenho medo de não ter mais tanto agito e festas em Hvar e ficar muito tempo à toa lá. De acordo com roteiro, chegaríamos em Hvar num domingo e ficaríamos até terça ou quarta. Será que tem vida noturna por lá mesmo nao sendo final de semana e alta temporada de verão? hehe
Mt obrigada desde já,
Ei, Marcela! Primeiro de tudo, tenho certeza que você vai amar essa trip!!
Olha, eu me apaixonei por Hvar. Achei esse lugar incrível!!! Eu faria 3 e 3. Dubrovnik é lindíssima, mas MUITO turística.
Já sobre as festas, acho que ainda rolam sim! Setembro ainda é verao, e Hvar é beeeem animadinha hehe Dá um pulo no Hula Hula, bar sensacional lá!
Beijos e boa viagem
Olá. Tem risco de se perder em alto mar alugando essa lancha não?
Outra coisa, melhor ir a Hvar partindo de split ou dubrovinick?
Parabéns pelo relato. O melhor sobre a Croácia.
Ei, Nilson! Olha, a gente foi na cara e na coragem e nao se perdeu nao haha eles entregam um mapinha bem mais ou menos pra vocÊ se guiar.
Melhor ir a Hvar com certeza partindo de Split.
Fico feliz que gostou do relato 🙂
Morei na Croácia e sou apaixonada por esse país!
Oi Carla. Excelentes dicas. Obrigado. Só fiquei com uma dúvida. Você disse que em vez de pegar o barco (ferry) de Split para Hvar, pegaria no porto de Drvenik, que é mais tranquilo e menos popular. Onde fica Drvenik? Porque na verdade, pretendíamos pegar um avião de Zagreb até Hvar, mas como já vi que não tem, teremos que descer em Split e de lá ir à Hvar de ferry. Se o porto de Drvenik é mais tranquilo, então seria o melhor caminho, já que vamos em 3 (minha filha tem 4 anos). O porto de Drvenik fica perto de Split? Que distância? Obrigado
Ei, Guilherme! Joga esse porto no mapa que você vai se localizar bem. Nao fica tao distante de Hvar nao, mas recomendo olhar a localizaçao antes para se organizar e ir direto pra lá, assim você nao perde tempo 🙂
Olá Carla
Demais o que você me está ajudando com tudo isso! Mas uma dúvidas, vocês comprou a passagem de ferry boat antes de ir ou só lá no dia? Consegue indicar algum site para comprar a passagem? Sabe se é possível ir de Dubrovnik para Hvar?
Obrigado pela sua enorme ajuda e pela sua partilha!
Oi, Pedro! Eu comprei tipo um ou dois dias antes, mas comprei direto lá. Nao sei te indicar um site!
Sobre ir de Dubrovnik direto para Hvar, acredito que nao seja possível. Mas nao tenho certeza para te afirmar!
Fico super feliz em saber que as dicas ajudaram.
Um beijo!
Adorei rever Zagreb através do seu blog. Adoraria voltar. Parabéns pela suas dicas e organização.
Ei, Maria! Fiquei feliz com sua visita aqui! Volte sempre! Um beijo!
Olá, parabéns pelo post! Excelentes dicas e tudo muito bem detalhado. Adorei!
Fui “forçado” a sair de férias no dia 10 de outubro e consegui uma passagem por milhas para Paris (era a única promo que se encaixava com minhas milhas). Pretendo ficar uns 4 dias em Paris e depois ir para Croácia (quero conhecer o lago famoso, Dubrovnik, Slit e Havar). Minha maior dúvida mesmo é em relação a época do ano (outubro já deve estar friozinho e como lá é ilha, não sei se será uma boa ideia). O que você acha? Vale a pena essa época do ano? Muito obrigado!
Oi, Ricardo! Nessa época vai estar mais friozinho mesmo. Não conte tanto de curtir as praias, mas mesmo assim acho ótima viagem, pois as cidades são lindas e o lago vale a pena em qualquer época do ano!
Oi Carla , parabéns pelo post de Hvar . Estou indo em junho para lá . Gostei da LANCHA RS . Vc “estaciona” em qualquer parte do mar ou tem um lugar próprio para parar a lancha .
bjs Obrigada
Ei, Cristina!
Estacionávamos em qualquer lugar mesmo, onde havia outras lanchas paradas.
Um beijo!