Fui Gostei Contei

Islândia: dicas e informações essenciais para saber antes de ir

A Islândia é um destino muito popular para quem tem o sonho de ver a incrível aurora boreal. Mas para além disso, o país é repleto de belezas naturais de tirar o fôlego e lugares memoráveis para viajantes que apreciam uma boa aventura.

Conhecida como terra do fogo e do gelo, viajar pela Islândia oferece um plano de fundo de natureza selvagem, impressionante e quase intocável, que inclui vulcões, gêiseres, águas termais, glaciares e muito mais.

Recentemente cruzei o país de motorhome por dez dias e separei todas as dicas para te ajudar a planejar uma viagem para lá. 

Então, fique por aqui e acompanhe algumas dicas gerais sobre a Islândia, com informações essenciais de se saber antes de viajar. 

Islândia: informações gerais

Mulher na frente de uma cascata abrindo um braço e uma perna

Por ser um destino ainda pouco explorado e difundido entre viajantes brasileiros, acho importante trazer algumas informações sobre o país para te ajudar a planejar sua viagem com mais tranquilidade.

Confira!

Onde fica a Islândia?

Localizada no norte da Europa, a Islândia é uma ilha circundada pelo Atlântico Norte e próxima ao Círculo Polar Ártico.

Para você conseguir se situar melhor, a nível de países, a ilha é vizinha de lugares como Noruega e Groenlândia. 

Por causa de sua localização geográfica ao norte do continente e sua proximidade com o Círculo Polar Ártico, a Islândia é um ótimo lugar para observar o fenômeno da aurora boreal, também chamada de “northern lights” – um dos motivos principais que atraem turistas ao país. 

Moeda

Apesar da Islândia estar localizada na Europa, a moeda da ilha não é o euro e sim a coroa islandesa (ISK), também chamada de króna (kr) no idioma do país.

Você pode converter seu dinheiro ao chegar ao país, ou usar cartões internacionais como o Wise para fazer pagamentos ou sacar dinheiro em caixas eletrônicos. Na minha experiência voajando pelo país, eu não precisei sacar dinheiro para nada. Usei o meu cartão Wise para absolutamente tudo – mercados, postos de gasolina, hospedagens, estacionamentos.

Peça seu cartão Wise por esse link e ganhe desconto nas taxas para sua primeira transferência. Esse cartão é gratuito, sem anuidade, e você recebe em poucos dias na sua casa no Brasil ou qualquer lugar do mundo

População e idioma

A Islândia é um dos menores países do mundo em termos de densidade populacional, com cerca de 370 mil habitantes. 

O idioma oficial do país é o islandês, mas grande parte da população fala inglês, então não será difícil se comunicar por lá.

Clima

O clima é um dos aspectos mais característicos da ilha do fogo e do gelo. 

Apesar de se esperar um frio extremo devido à sua localização geográfica próxima ao Círculo Polar Ártico, a Islândia oferece temperaturas relativamente amenas em relação ao frio. 

As médias de temperatura são entre 5 e -5ºC durante o inverno. Já no verão, dificilmente passam dos 20ºC

Assim, para quem não está acostumado com o frio, é preciso estar muito bem equipado para aguentar a viagem pelo país. Sem falar nos ventos – que abaixam a sensação térmica e falo mais no tópico a seguir.

Ventos

Além do frio, tem também a questão dos ventos, que no contexto da Islândia, podem afetar significativamente seu planejamento de viagem, já que costumam ocorrer tempestades de vento constantes em toda a ilha. 

Por isso, uma parte fundamental da sua viagem será monitorar o clima com frequência para evitar acidentes.

O site que mais usamos durante a viagem para monitorar os ventos foi o Iceland Met Office.

Além disso, frequentemente, a locadora com quem reservamos nosso motorhome, a Motorhome Trips, nos mandava mensagens de aviso climático, para que ficássemos atentas a essas mudanças.

Dica: Mencione o cupom FUIGOSTEICONTEI para ganhar 3% de desconto no aluguel de motorhomes em todo o mundo com a Motorhome Trips

A seguir, leia um exemplo de aviso climático que recebemos da locadora por WhatsApp durante a viagem:

“Dear customers, 

A strong windstorm is expected to enter the country and will affect the West and South of the country mainly.

Tomorrow, Saturday, 23.09.2023, windspeed is expected to be over limit in the evening in the South of Eyjafjoll Mountain (area 3), South of Vatnajokull Glacier (area 5), Westfjords (area 8).

Sunday, 24.09.2023, very high windspeeds are expected to affect the following: Westfjords (area 8), Snaefellsnes (area 4), South of Vatnajokull Glacier (area 5), South of Eyjafjoll Mountain (area 3), in and around the city of Höfn and Blönduos.

Monday, 25.09.2023, windspeeds will be over the limit in the Westfjords (area 8), Snaefellsnes (area 4).

Tuesday 26.09.2023, windspeeds will be over the limit in Westfjords (area 8), South of Vatnajokull Glacier (area 5), as well as pockets of wind in the northeast part of the country.

Please remember to check regularly: https://belgingur.is/, https://en.vedur.is/ and https://www.road.is/. McRent Iceland.”

Quando ir à Islândia?

Decidir quando ir à Islândia depende muito dos seus objetivos de viagem. Por exemplo, durante o verão, os dias são muito mais longos, com muitas horas de sol para explorar o país.

Inclusive, no dia mais longo do ano, que ocorre em junho, o sol praticamente não se põe – isso mesmo, nunca escurece. É também a época de temperaturas mais amenas no país, oferecendo um clima mais agradável.

Além disso, o verão é considerado uma das melhores épocas para ver baleias na Islândia, um passeio muito requisitado entre turistas. Nós até fizemos um passeio, mas não demos a sorte de vê-las por já não ser a época ideal.

Já no inverno, as temperaturas são mais baixas, as noites são muito mais longas e o país tem menos turistas, mas é o melhor período para ir procurar a tão almejada aurora boreal. 

Muitos viajantes vão ao país com o objetivo principal de caçar a aurora boreal e realizar o sonho de vê-la com seus próprios olhos. 

Bom, se essa também é a sua meta, o inverno oferece noites mais longas, e muitas vezes, com céu mais limpo, aumentando suas chances de ver a aurora boreal.

Eu, particularmente, escolhi viajar no início do Outono (final de Setembro). Assim peguei temperaturas mais amenas, dias um pouco mais longos para dirigir bastante e conhecer os atrativos naturais, e ao mesmo tempo com muitas horas de escuridão à noite para caçar a aurora. Para mim, foi perfeito.

Se você quiser monitorar a atividade das nuvens e da aurora boreal, para entender qual é o momento em que você possivelmente conseguirá vê-la, nós usamos o site do Iceland Met Office. 

Quanto tempo ficar no país?

O tempo mínimo que recomendo é de 3 a 5 dias de viagem. Nesse período, você conseguirá conhecer os principais pontos da Islândia, como o famoso Golden Circle e mais alguns locais, incluindo a capital Reykjavik, que provavelmente será a sua base.

Entretanto, se você tiver mais disponibilidade e orçamento, recomendo estender a estadia entre 10 e 14 dias, assim você consegue rodar a ilha e conhecer os destinos com mais profundidade.

Preços gerais na Islândia

Durante meu trajeto pelo país, fui registrando o preço das coisas que eu consumi por lá para trazer para vocês.

O objetivo é oferecer um panorama geral de valores que você encontrará na Islândia, principalmente se fizer uma viagem como eu que girei o país de motorhome.

A conversão entre a moeda da Islândia e o euro é de aproximadamente 1 EUR = 148 kr. Assim, você pode usar esse valor como base para suas conversões.

Confira algumas informações de preços gerais na Islândia!

Nesse Reels do Instagram você vê o resumo dos gastos principais da minha viagem pela Islândia

A Islândia é um país seguro?

Em termos de segurança pública, a Islândia é um dos países mais seguros do mundo.

A sua atenção deve ser voltada para os riscos naturais, já que o país oferece condições ambientais um tanto quanto extremas em alguns momentos, como a questão das tempestades de vento e o fato de estar localizada geograficamente em uma zona com muita atividade vulcânica e geotérmica. 

Entretanto, o país também tem iniciativas em vigor para lidar com possíveis emergências nesse sentido.

De qualquer maneira, não viaje sem seguro viagem, principalmente se planeja fazer atividades de aventura, como mergulho, caverna de gelo e outros.

Faz mais de um ano comecei a testar a SafetyWing, um seguro viagem que apresenta ótimo custo x benefício. O mais bacana é que eles acabaram de estender a cobertura deles. Por exemplo, agora o seguro da Safetywing também cobre mais esportes de aventura como mergulho em geral e em cavernas (excelente para a Islândia) e até andar de quadriciclo; além de ter começado a oferecer também reembolso em caso de roubo de eletrônicos (laptop, celular, câmera e outros).

Um mês inteiro de seguro viagem com a Safetywing viajando para qualquer lugar do mundo custa $45 dólares. Mas você também pode personalizar para a quantidade de dias que você precisa. Sugiro reservar seu seguro viagem por esse link, onde você pode simular os preços e ver a cobertura completa. Se for mais fácil, utilize essa caixa a seguir para pesquisar.

Conclusão

Neste artigo, você conferiu uma pequena introdução das maravilhas da Islândia.

A terra do fogo e do gelo é impressionante, memorável e cheia de destinos maravilhosos prontos para serem explorados.

Nos próximos artigos, vou compartilhar mais detalhes da minha aventura de motorhome cruzando esse país, com roteiro completo e dicas detalhadas de todo o percurso. 

Então, se você gostou do conteúdo, continue acompanhando os artigos para ficar por dentro e coletar dicas para sua viagem.

E se você, assim como eu, está planejando viajar de motorhome pelo país, a Motorhome Trips oferece um serviço impecável para viajantes que querem embarcar nessa aventura. Não esqueça: Desfrute de 3% OFF no aluguel de motorhome com a Motorhome Trips com o cupom FUIGOSTEICONTEI!

Sair da versão mobile