A primeira coisa a se considerar ao começar o planejamento de uma viagem é a melhor época para visitar o destino desejado, no caso, Santiago. Levar em conta as condições climáticas, a alta e a baixa temporada, as datas festivas, entre outros, são pequenos detalhes que podem fazer toda a diferença durante a sua estadia.

A boa notícia é que Santiago é um destino bastante democrático: é possível visitar a capital chilena ao longo de todo o ano. No entanto, cada estação e cada mês proporcionam experiências distintas. A melhor época para ver neve e esquiar não é a mesma para visitar as vinícolas e degustar os vinhos chilenos, que não é a mesma para aproveitar o litoral em passeios bate-volta a partir da capital.

Quer um orçamento para os passeios de Santiago como Cajon del Maipo, vinícolas, Viña del Mar e Valparaíso, neve? Em 2017 eu abri a Fui Gostei Trips, uma agência de experiências especializada em passeios no Chile. Nos escreva no contato@fuigosteitrips.com.br e te atenderemos em português com muito carinho!

Por isso, a dica é estudar bem os melhores passeios de Santiago e descobrir qual foco você quer dar para a sua viagem. Em seguida, confira a época ideal para cada uma das atividades preferidas pelos turistas em Santiago!

O clima em Santiago

As estações do ano no Chile são correspondentes às do Brasil, ou seja, se aqui é verão, lá também é, e assim por diante. Além disso, as estações são bem definidas — outono, inverno, primavera e verão são bem característicos. No mais, o clima tende a ser mais ameno do que estamos acostumados no Brasil.

Isso quer dizer que, mesmo na temporada mais quente, o termômetro pode alcançar marcos baixos para os nossos padrões — a temperatura máxima em dezembro e janeiro, por exemplo, varia de 30 a 34º C, enquanto a mínima vai de 12 a 16º C. Ou seja, dias quentes e secos e noites amenas.

No outro extremo, o inverno tem máximas de 16º C e mínimas de -2º C. De junho a julho ocorre o período mais chuvoso do ano, deixando a Cordilheira dos Andes branquinha. Neve na cidade, no entanto, não é comum.

Melhor época para aproveitar Santiago

Outubro, novembro ou março, abril. De modo geral, os meses de meia estação, isto é, primavera e outono, são os melhores para aproveitar os atrativos urbanos de Santiago. Perfeito para curtir os diversos parques e dar uma volta de bike pela cidade.

No inverno, o frio pode ser intenso e desencorajar a caminhar ou permanecer muito tempo ao ar livre. Embora o clima seja agradável no verão, esses meses são altíssima temporada e, portanto, os preços são mais elevados e os pontos turísticos ficam mais cheios.

Melhor época para conhecer o litoral próximo a Santiago

Dezembro, janeiro e fevereiro. Quando chegam as altas temperaturas, os chilenos escapam para o litoral. O principal destino são duas cidades litorâneas vizinhas: Valparaíso e Viña del Mar. Não tem como garantir um mergulho delícia no Pacífico, porque até mesmo nessa época do ano as águas são congelantes, mas dá pra dar uma refrescada.

Melhor época em Santiago para visitar as vinícolas chilenas

Março e abril. Abertas o ano inteiro, as vinícolas ficam especialmente bonitas a partir de dezembro, quando os parreirais estão verdinhos e os frutos começam a florescer. Em janeiro e fevereiro, o visual é lindo, com as plantas já repletas de cachos.

Mas é no mês de março e também de abril, para as uvas de colheita tardia, que você terá a melhor experiência em uma vinícola: é a época da vendimia, a temporada da colheita, quando as atividades viticultoras estão a pleno vapor.

Melhor época em Santiago para economizar

Março, abril e maio. Tradicionalmente, a partir de março o preço das passagens para o Chile diminui, até o comecinho de junho, quando novamente começa a alta temporada. As baixas taxas de ocupação também leva os hotéis a fazerem boas promoções.

Melhor época para ver neve no Chile

Julho, agosto. A partir de maio já ocorrem as primeiras nevadas na Cordilheira, que se estendem até setembro — os centros de esqui geralmente iniciam suas atividades em meados de junho e terminam no início de setembro.

Se ver a paisagem toda branquinha é imperativo para você, reserve sua passagem para julho ou agosto, para não ter erro. Nesses meses, há uma maior quantidade de neve. Não à toa, é a época considerada alta temporada.

Confira tudo o que você precisa saber sobre o Valle Nevado!

Principal feriado no Chile

Setembro. É o mês da principal celebração nacional, as Fiestas Patrias, que acontecem nos dias 18 e 19, Dia da Independência e Dia das Glórias do Exército, respectivamente. Dependendo do dia da semana que coincidem essas datas, os chilenos podem ganhar um dia extra de feriado e começar a comemorar já no dia 17 ou estender as festas até o dia 20.

Fiestas Patrias são sinônimo de muita comida típica, vinho, música folclórica e a dança nacional, la cueca. Os chilenos se reúnem nas tradicionais fondas, celebrações públicas realizadas em instalações temporárias, geralmente em parques e áreas amplas. Se, por um lado, essa é uma ótima ocasião para festejar com os chilenos, também é, por outro, uma dor de cabeça para fazer turismo.

Além dos preços de hotel aumentarem exponencialmente, essas datas correspondem ao que é considerado um feriado irrenunciable, obrigatório para todos os trabalhadores do comércio. Isso significa que casas de câmbio, restaurantes, supermercados e lojas estarão fechados. Mesmo museus e agências de turismo podem ter suas atividades interrompidas. Outros três dias do ano — 25 de dezembro, 1 de janeiro e 1 de maio — também são definidos como feriados irrenunciáveis.

Gostou desse artigo? Então você também pode gostar de…

Como é a vida noturna de Santiago?

Dica de 10 passeios gratuitos em Santiago

Dica dos melhores restaurantes de Santiago

Nossas dicas de hospedagem em Santiago

Onde trocar dinheiro em Santiago?

4 Comentários

Deixe uma Resposta

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui