Assim como os brasileiros, os chilenos também comemoram a sua independência no mês de setembro. Mas na verdade as celebrações mais lembram o nosso carnaval ou as nossas festas juninas, com muita gente nas ruas, música folclórica, danças típicas e barracas com comidas tradicionais. É nessa data patriótica — as Fiestas Patrias —  que o Chile celebra as raízes da sua cultura andina e do campo. 

Se por um lado essas festas são sinônimo de diversão e de oportunidade para descobrir de perto a cultura chilena, também representam alguns inconvenientes para o viajante que se encontra no país durante as celebrações. A seguir, você confere o horário de funcionamento de alguns locais de interesse turístico durante o maior feriado chileno e também aprende um pouquinho sobre as tradições desta festa. 

Quer ajuda pra montar seu roteiro de passeios em Santiago? Clique aqui para preencher o nosso formulário e receber uma sugestão de roteiro personalizado ou envie um email para contato@fuigosteitrips.com.br.

Quando acontecem as Fiestas Pátrias no Chile?

O feriado oficial das Fiestas Pátrias corresponde a 18 e 19 de setembro, que relembram, respectivamente, a data de formação da primeira junta nacional do governo chileno e as glórias da armada chilena. Aliás, é por isso que essas festas também são conhecidas como Dieciocho ou Fiestas Dieciocheras

Mas é claro que as festividades não poderiam durar apenas dois dias. Dependendo do dia da semana em que essas datas caem, a comemoração é estendida até o fim de semana. Em 2019, por exemplo, o dia 18 corresponderá a uma quarta-feira e 19, a uma quinta. Portanto, sexta-feira, dia 20, será emendado e a festa já tá garantida até pelo menos domingo. 

De qualquer modo, é importante comentar que esses dois dias correspondem ao que é considerado no Chile um feriado irrenunciable. Como o nome bem indica, esse é um dia que os trabalhadores simplesmente não podem abrir mão da sua folga. Apenas quem pode trabalhar efetivamente nos feriados irrenunciáveis são os proprietários do seu próprio negócio. Isso significa que você até pode encontrar o comércio aberto, mas definitivamente não é uma boa ideia contar com isso.

O país se enche com as cores da bandeira chilena!

O que estará aberto e o que estará fechado nas Fiestas Pátrias 2019?

Vinícolas

Undurraga

A vinícola estará aberta nos dias 17, 18 e 19. O horário de funcionamento segue o calendário dos tours, que você pode consultar aqui

Concha y Toro

Estará fechada dias 18 e 19. O último tour do dia 17 é às 13h. 

Santa Rita

O restaurante e os tours pela vinícola seguirão o horário de funcionamento, entre 10h-18h, nos dias 17, 18 e 19. Somente a loja de vinhos estará fechada nos dias 18 e 19.

Pontos Turísticos

Valle Nevado

Funciona normalmente durante o feriado — para saber se será possível esquiar, confira as condições da montanha no site. Nos dias 17 e 18, há uma programação especial para festejar a data. 

Cerro San Cristóbal

Aberto todos os dias. Algumas partes do Parque Metropolitano, que se estende ao longo da colina, terão o acesso controlado entre os dias 17 a 22 por fondas pagas (ingressos entre 5.000 e 10.000 CLP). 

Patio Bellavista

Horário regular, de quarta-feira (17) a sábado (21), 10h-04h, e terça-feira (16) e domingo, 10h-02h.

Sky Costanera

Dia 17 o último elevador será às 19h30. Nos dias 18 e 19, o horário de funcionamento será entre 13h-21h.

Costanera Mall

No dia 17, as lojas estarão abertas até as 20h30 e a praça de alimentação, até as 20h. Nos dias 18 e 19, ambos estarão fechados. 

Casas de câmbio

Casa de câmbio na rua

Durante o feriado e também no dia 20 de setembro, as casas de câmbio em Santiago nas ruas estarão fechadas todo o dia. No Atacama, pelo menos uma ou outra das casas de câmbio em San Pedro, na rua Toconao, devem estar abertas.

Casa de câmbio no aeroporto

As casas de câmbio Afex no Aeropuerto Internacional Comodoro Arturo Merino Benítez funcionarão 24h durante todo o período, entre 17 e 20 de setembro.

Casa de câmbio no shopping

Aberta até as 20h30, fechada dias 18 e 19. 

Dia 20, horário regular 10h-22h.

Como as Fiestas Pátrias afetam o comércio no Chile?

Como você pode ver, mercados, farmácias, bancos, museus, lojas, casas de câmbio e até mesmo restaurantes fecham. Também não é raro que o comércio feche as portas mais cedo no dia 17, em antecipação às festividades. Por isso, se você estiver no Chile nessas datas, se organize para comprar tudo o que você possa precisar previamente.

Uma das principais ruas de Providencia, em Santiago, durante as Fiestas Patrias no Chile em 2018 – comércio quase todo fechado

Como as Fiestas Pátrias afetam o turismo no Chile?

É claro que um evento de grandes proporções como este afeta o turismo no país. Em Santiago, por exemplo, é comum que muitas pessoas aproveitem o feriadão para viajar, e a cidade acaba ficando mais vazia. Isso pode ser bom para turistar pelas ruas com mais calma, sem um fluxo tão intenso de pedestres. 

Mas também significa preços mais caros. O turismo nacional, de chilenos viajando dentro do seu próprio país, contribui para diárias de hotel mais caras, principalmente se você deixar para comprar em cima da hora. Alguns hotéis de Santiago, no entanto, podem fazer pacotes promocionais para as festividades. O Valle Nevado, uma das mais populares estações de esqui de Santiago, encerra oficialmente a sua temporada de inverno com uma grande festa e sua própria fonda (descubra mais sobre essas instalações a seguir).  

Em relação às agências de turismo, o normal é que elas funcionem e os passeios saiam quase normalmente. Quase porque é necessário considerar que alguns dos lugares visitados nos tours podem estar fechados. No caso dos passeios de Santiago, por exemplo, algumas vinícolas e os museus não poderão ser visitados. Já nos passeios do Atacama, alguns parques e reservas podem estar fechados, impossibilitando o acesso autorizado. 

O melhor é fechar a sua programação antecipadamente e se informar direitinho sobre o que será possível fazer e o que será necessário deixar para outro dia. 

Nos dias 18 e 19, a Fui Gostei Trips vai ter saídas para as estações de esqui de Santiago, incluindo Portillo e Valle Nevado, para Viña del Mar e Valparaíso e para a Vinícola Undurraga. Quer garantir o seu lugar nesses passeios? Envie um email para contato@fuigosteitrips.com.br.

O que fazer se a minha viagem coincidir com as Fiestas Pátrias?

Se você gosta de conhecer a cultura local enquanto viaja, as Fiestas Patrias são a melhor ocasião para fazer isso no Chile. Talvez você não possa visitar determinado museu, mas poderá vivenciar as tradições do país e confraternizar com os chilenos em uma das datas mais especiais para eles. 

Se você prefere certa regularidade nas atividades turísticas, o melhor é deixar a viagem para outra data mesmo. Caso você já tenha comprado a sua passagem aérea para o Chile justamente para esse período, o melhor é relaxar e se entregar à diversão em uma boa fonda — a do Parque O’Higgins é uma das mais tradicionais, mas vale perguntar no seu hotel, porque é comum ter mais de uma por bairro.

De qualquer forma, as atividades ao ar livre, como um passeio pelos cerros Santa Lucía ou San Cristóbal, continuam à disposição e ficam ainda mais animados nesta época do ano. 

Como comemorar as Fiestas Pátrias no Chile?

Ao ver as fotos das Fiestas Patrias, não há dúvidas que de o nacionalismo dos chilenos toma conta. As cores do país — azul, vermelho e branco —  estão por todos os lados. Pessoas se vestem orgulhosamente com trajes típicos. Centenas de bandeiras nacionais tremulam ao vento em casas e lojas. Inclusive, existe uma lei que torna obrigatório exibir a bandeira durante as festividades, sujeito até mesmo a multa em caso de descumprimento. Loucura, né?

As Fiestas Patrias celebram o início do pocesso de independência da Coroa Espanhola em 1810. Além da importância histórica da data, ela coincide com o fim do inverno no Chile e a chegada da primavera. E o término dos dias frios e chuvosos é um ótimo motivo para festejar em grande estilo, não é mesmo?

Os chilenos aproveitam a ocasião para se reunir nas tradicionais fondas, celebrações públicas realizadas em instalações temporárias, geralmente em parques e áreas amplas. Nesses locais, churrasqueiras são montadas ao ar livre e o cheiro de carne assada predomina. A chorrillana é um dos pratos preferidos, mas várias delícias da gastronomia chilena estão presentes.  

O trago também não poderia ficar de fora! Bebe-se muito vinho e chicha, uma bebida fermentada à base de cereais, de origem indígena (é um dos destaques da gastronomia atacamenha). Mas a bebida que reina soberana é o terremoto, preparado com um vinho pipeño (bastante doce), sorvete de abacaxi e licor, geralmente granadina. Esse drinque surgiu no La Piojera, o pé sujo mais amado da capital e uma das nossas sugestões para curtir a vida noturna em Santiago

Nas fondas, você também vai ouvir muita música folclórica e ver vários casais, desde crianças até idosos, dançando a tradicional dança chilena, a cueca. A dança representa a conquista e o desejo de uma mulher por um homem e por isso lembra bastante um cortejo amoroso. Ela está presente de norte a sul, embora tenha suas variações de acordo com a região.

Escolha sua bebida preferida e curta muito as Fiestas Patrias no Chile!

Deixe uma Resposta

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui