Como chegar ao Deserto do Atacama – e dicas pra encontrar passagem barata para lá

1

Esse é outro dilema de quem está vindo para o Deserto do Atacama: como nao precisar vender um rim pra chegar no deserto mais árido do mundo! Depois de dar dicas de que roupas trazer para o Atacama, é a vez de falar sobre as formas de se chegar até aqui e quanto cada uma delas custa.

Para chegar até San Pedro do Atacama, a cidade base para fazer os passeios pelo deserto, o mais comum é voar até Santiago do Chile, de lá pegar um voo interno até Calama e depois um transfer ou ônibus até San Pedro.

É possível comprar com companhias aéreas brasileiras o combo de passagens Brasil x Santiago do Chile x Calama. Mas geralmente sai bem mais caro. Então minha solução foi comprar separadamente minha passagem até Santiago do Chile (comprei com milhas pela Multiplus!) e depois comprar outra passagem para Calama com uma low cost chilena.

Mas vamos por partes: é possível chegar a San Pedro da forma como falei acima (avião até Calama + transfer), de carro ou de ônibus.

Ônibus de Santiago a San Pedro do Atacama

A viagem é loooonga. Mas sai mais em conta. Sao cerca de 22 horas no busao e muita gente que faz esse rolé diz que as paisagens sao incríveis!

A empresa que faz o trajeto é a Turbus (já viajei algumas vezes com eles e acho a qualidade excelente). O valor da passagem, que pesquisei em Janeiro de 2017, variava de 35.000 a 67.000 pesos a depender do tipo de poltrona. Li que a Pullman Bus também faz o trajeto até Calama (e de lá seria necessário pegar outro ônibus até San Pedro, que custa entre 3.000 e 4.000 pesos), mas nao consegui acessar o site deles para conferir os preços.

Se der, compre sua passagem com antecedência (mas atenção: em muitas vezes nao é possível realizar a compra online com mais de 30 dias de antecedência da viagem).

Carro de Santiago a San Pedro

Esta também é uma opção, que exige maior cuidado e ideal para quem está com tempo mais tranquilo de viagem, já que precisará parar ao menos uma noite pelo caminho para dormir. A viagem dura umas 20 horas e pode ser muito prazerosa se sua intenção é conhecer o Chile por terra.

Nunca aluguei carro no Chile, mas aqui o Vinicius do blog Para Viagem conta como foi a experiência dele.

Avião De Santiago até Calama

Essa foi a minha opção. Consegui comprar a passagem com uma low cost chilena e paguei 40 dólares no trecho (meio em cima da hora e na véspera de ano novo). Portanto, se você se planejar direitinho, pode valer mais a pena ir de avião que de ônibus para San Pedro.

O ideal é comprar sua passagem diretamente num site chileno, pois sai muuuuuito mais barato que comprar com companhias brasileiras que também vendem esse trajeto, como a Gol, por exemplo.

O problema aqui é conseguir comprar a passagem com nosso cartão de crédito brasileiro no site chileno. Muitas vezes o site da companhia Sky Airline, low cost que faz o trajeto, recusa nosso cartão por ser estrangeiro. Então, após muita pesquisa na internet, eu descobri o site Atrapalo.cl (que é tipo o Decolar.com chileno). Li que várias pessoas do Brasil haviam conseguido comprar passagem com eles e que tudo deu certo. Resolvi tentar. Achei passagem com preço bom, meu cartão foi aceito, recebi as passagens por e-mail na mesma hora e uns dias depois embarquei direitinho sem problemas.

Por isso recomendo que comprem com a Atrapalo.cl! Você vai economizar uma graninha e chegará rapidinho a Calama.

Dica: se você está comprando separadamente o trajeto Brasil x Santiago do Chile e Santiago do Chile x Calama, considere um bom tempo de conexão entre os dois voos, pois caso o primeiro atrase, você poderá perder o segundo e nesse caso nao haverá reembolso nenhum! O meu voo saindo do Rio de Janeiro, por exemplo, atrasou três horas. Por sorte, eu havia comprado a passagem para Calama apenas para o dia seguinte e iria dormir uma noite em Santiago. Caso contrário, se tivesse comprado tudo com os horários muito justinhas, poderia ter perdido meu segundo voo. E aí estaria completamente ferrada em plena véspera de réveillon.

De Calama a San Pedro do Atacama

Se você se lembra, lá no início eu falei que quem opta por ir de avião, chega por Calama e de lá precisa ir para San Pedro do Atacama – uma viagem de cerca de 1h30.

Há três opções:

  • alugar carro: você pode alugar um carro e aproveitar para fazer alguns dos passeios do deserto por conta própria (como Valle de La Luna, Lagunas Escondidas, Piedras Rojas). Mas minha dica é: alugue antes pela internet! Eu tentei alugar lá em cima da hora quando cheguei no aeroporto e nao consegui nenhum carro, apesar de haver varias companhias que alugam carro lá.
  • pegar um transfer: no próprio aeroporto vao te oferecer vários transfers. Geralmente custa 12.000 pesos somente ida ou 22.000 ida e volta. Uma empresa que é bem famosa é a Licancabur, e voce pode agendar seu transfer antes pelo site se preferir.
  • pegar taxi até o terminal de ônibus + ônibus: essa opção vale mais a pena se você estiver com ao menos mais uma pessoa. O táxi até o terminal de ônibus custa cerca de 7.000 pesos e o ônibus para San Pedro de Atacama custa entre 3.000 e 4.000 pesos.

Essas sao as principais opções para quem está saindo do Brasil para visitar o Deserto do Atacama. Se tiver mais dicas, compartilha sua experiência com a gente aqui nos comentários!

Carla Boechat é jornalista, mestranda, curiosa que só, carioca da clara, inquieta e turista por vocação - e criação. Sempre com a mochila e um sorriso prontos, aposta que toda estrada pode esconder uma dica em potencial. E aqui é assim: se ela foi e gostou, virou post!

Discussion1 Comentário

  1. Pingback: Dica de 18 restaurantes que provei e aprovei em San Pedro do Atacama – do baratex ao sofisticado | Fui, gostei, contei | por Carla Boechat

Leave A Reply