Qual a melhor época para visitar o Deserto do Atacama?

10

Uma coisa é certa: o clima muda bastante durante o ano no deserto mais seco do mundo. Morei aqui no Verão, agora voltei no na véspera do Inverno e fico até o próximo ano. Tempo suficiente para conhecer melhor o Atacama e entender quando é melhor vir pra cá.

Por uma questão de férias no Brasil, Inverno e Verão acabam sendo as épocas com mais turistas brasileiros aqui em San Pedro de Atacama. No entanto, apesar do deserto estar maravilhoso sempre, estes não são exatamente os melhores meses para vir para cá. Vou explicar para vocês direitinho o porquê.

Quer ajuda pra montar seu roteiro de passeios aqui no Atacama? Me manda um WhatsApp! +5522988467679

No Verão é temporada de chuvas. Sim, pode acreditar que aqui pode chover por dias. Esse período é chamado de Inverno Altiplanico e, apesar de bem incomum, no verão desse ano cheguei a pegar 13 dias consecutivos de chuva, com direito a chuva de granizo no último dia! Teve até enchente, e muitos dos passeios fecharam. Foi um caos, porque a cidade não está preparada pra isso e a Caracoles, a principal rua daqui, virou um lamaçal. Claro, isso não é tão comum aqui (normalmente chove-se menos que isso em um ano inteiro) e foi apenas um período de 13 dias em um verão que dura 3 meses. Mas é questão de sorte.

Repare na rua cheia de lama atrás de mim – e ignore essas unhas horríveis haha

Outro ponto a considerar durante o Verão é o calor de dia. É bastante quente! E como aqui estamos a 2.400m de altitude e em um lugar praticamente sem nuvens, o sol castiga de verdade. Tem que usar muito protetor solar e boné e se hidratar bastante.

Pesquise preços e opções de hospedagem no Atacama clicando aqui!

Já no Inverno o problema é, bem…, o frio! Em Julho costuma ter muita tempestade de neve (ou vento branco, como dizem aqui), em especial nos lugares mais altos, e o resultado disso é que as estradas fecham e fica impossível visitar alguns locais. Esse ano a neve caiu mais cedo por aqui, e por causa disso desde Junho a visita a alguns lugares está bem instável. Salar de Tara, Pedras Vermelhas e Lagoas Altiplanicas, que estão entre os principais passeios daqui, chegaram a ficar fechados quase ininterruptamente por uns dois meses! O trekking para o vulcão Lascar ainda está sem data para ser reaberto.

Sem falar no frio. A temperatura chega a variar de 20 graus de dia para uns 2 graus à noite – isso na cidadezinha de San Pedro de Atacama, tá. Já em alguns passeios, em especial os de altitude, a temperatura vai abaixo de zero. De manhã cedo chegou a bater -18 graus esses dias nos Geysers el Tatio! Claro que tem o ponto positivo de que a paisagem fica lindíssima com neve, mas tenha em mente as baixas temperaturas e a possibilidade de alguns passeios estarem fechados nessa época.

Dito isso, já deu para perceber que a melhor época para vir pra cá é em meias estações, né. Você foge das temperaturas extremas (muito frio ou muito calor) e evita problemas com chuva e neve (e ainda tem menos turistas!!!!). Em conversas com pessoas daqui, é unanimidade que os melhores meses para vir para o Atacama são Outubro e Novembro. Em breve vou ter a experiência de viver aqui nessa época e vou poder contar melhor para vocês. Mas já fica aqui a dica para se programar, porque esse também é um período com vários feriados no Brasil, ou seja, ótimo pra uma escapadinha pro Chile!

E você, se tiver qualquer experiência com o clima daqui, conta pra gente! E dê uma olhadinha nos posts do Atacama aqui no blog, tem váááárias dicas pra você que está programando a sua viagem pra cá:

Dica de 18 restaurantes no Deserto do Atacama

Internet no Deserto do Atacama: usei e indico a EasySim4u

Onde ficar no Atacama: meus 4 hostels preferidos

Como chegar no Atacama: veja a forma mais barata!

Que roupas levar pro Deserto do Atacama

Salar do uyuni: dicas importantes pra contratar seu tour saindo do Atacama

E pesquise preços e reserve a melhor hospedagem em San Pedro de Atacama clicando aqui!

 

Carla Boechat é jornalista, mestranda, curiosa que só, carioca da clara, inquieta e turista por vocação - e criação. Sempre com a mochila e um sorriso prontos, aposta que toda estrada pode esconder uma dica em potencial. E aqui é assim: se ela foi e gostou, virou post!

Discussion10 Comentários

  1. Pingback: Deserto florido no Atacama, Chile – dicas de como conhecer esse milagre da natureza | Fui, gostei, contei | por Carla Boechat

  2. Pingback: Como chegar na mão do deserto, em Antofagasta – Chile | Fui, gostei, contei | por Carla Boechat

  3. Oi Carla. Parabéns pelo site!
    Uma dúvida: Quero fazer uma trilha em algum vulcão…Sabe em qual a vista é mais bonita: Lascar ou Cerro Toco? E qual é a mais difícil?
    Obs: irei no dia 2 de janeiro para o Atacama!

    • Ei, Will!
      Olha, a vista mais bonita é a do Toco – você consegue ver até a Bolívia e seus lagos altiplânicos!
      No entanto, o Lascar tem toda aquela coisa de você chegar até a cratera de um vulcão em atividade, né?
      Ambos têm a mesma altitude, porém o Lascar é um pouco mais difícil.
      Se quiser qualquer ajuda com seu roteiro aqui, pode me escrever que te ajudo com os passeios.
      Beijosss

Leave A Reply