Qual a melhor época para visitar o Deserto do Atacama?

53

*Post atualizado em 25/04/18, depois de mais de um ano morando no deserto

Uma coisa é certa: o clima muda bastante durante o ano no deserto mais seco do mundo. Moro no Deserto do Atacama desde Janeiro de 2017. Tempo suficiente para conhecer melhor o Atacama mês a mês e entender a melhor época para vir pra cá.

Por uma questão de férias no Brasil, Inverno e Verão acabam sendo as épocas com mais turistas brasileiros aqui em San Pedro de Atacama (e chilenos também!). No entanto, apesar do deserto estar maravilhoso sempre, estes não são exatamente os melhores meses para vir para cá. Vou explicar para vocês direitinho o porquê.

Quer ajuda pra montar seu roteiro de passeios aqui no Atacama? No fim de 2017 abri minha agência, a Fui Gostei Trips, com atendimento personalizado em português! Escreve pra gente, teremos o maior prazer em ajudar: contato@fuigosteitrips.com.br

No Verão é temporada de chuvas. Sim, pode acreditar que aqui pode chover por dias. Esse período é chamado de Inverno Altiplanico e, apesar de bem incomum, no verão desse ano cheguei a pegar 13 dias consecutivos de chuva, com direito a chuva de granizo no último dia! Teve até enchente, e muitos dos passeios fecharam. Foi um caos, porque a cidade não está preparada pra isso e a Caracoles, a principal rua daqui, virou um lamaçal. Claro, isso não é tão comum aqui (normalmente chove-se menos que isso em um ano inteiro) e foi apenas um período de 13 dias em um verão que dura 3 meses. Mas é questão de sorte. Então anote aí: o período de chuvas no Deserto do Atacama geralmente vai de Janeiro a Março.

Repare na rua cheia de lama atrás de mim – e ignore essas unhas horríveis haha

Outro ponto a considerar durante o Verão é o calor de dia. É bastante quente! E como aqui estamos a 2.400m de altitude e em um lugar praticamente sem nuvens, o sol castiga de verdade. Tem que usar muito protetor solar e boné e se hidratar bas-tan-te.

Pesquise preços e opções de hospedagem no Atacama clicando aqui!

Já no Inverno o problema é, bem…, o frio! Em Julho costuma ter muita tempestade de neve (ou vento branco, como dizem aqui), em especial nos lugares mais altos, e o resultado disso é que as estradas fecham e fica impossível visitar alguns locais. Em 2017 a neve caiu mais cedo por aqui, e por causa disso desde Junho a visita a alguns lugares está bem instável (chegou a nevar por uma tarde na cidade de San Pedro de Atacama!). Salar de Tara, Pedras Vermelhas e Lagoas Altiplanicas, que estão entre os principais passeios daqui, chegaram a ficar fechados quase ininterruptamente por uns dois meses no ano passado! O trekking para o vulcão Lascar ficou interditado por mais de 4 meses!

Sem falar no frio. A temperatura chega a variar de 20 graus de dia para uns 2 graus à noite – isso na cidadezinha de San Pedro de Atacama, tá? Já em alguns passeios, em especial os de altitude, a temperatura vai abaixo de zero. De manhã cedo chegou a bater -18 graus esses dias nos Geysers el Tatio! Claro que tem o ponto positivo de que a paisagem fica lindíssima com neve, mas tenha em mente as baixas temperaturas e a possibilidade de alguns passeios estarem fechados nessa época.

Dito isso, já deu para perceber que a melhor época para vir pra cá é em meias estações, né? Você foge das temperaturas extremas (muito frio ou muito calor) e evita problemas com chuva e neve (e ainda tem menos turistas!!!!). Na minha opinião, depois de mais de um ano vivendo no deserto, os melhores meses para vir para o Atacama são Outubro e Novembro. Mas Abril e Maio também são bons. Já fica aqui a dica para se programar, porque esse também é um período com vários feriados no Brasil, ou seja, ótimo pra uma escapadinha pro Chile!

Dicas extras sobre o clima no entorno de San Pedro de Atacama:

  • de Março a Maio algumas vegetações sobressaem. As Termas de Puritama, por exemplo, ficam ainda mais incríveis nesse período, quando a Cola de Zorro (essa flor aqui abaixo) fica bem viva!
  • de Setembro a Outubro, com sorte, você pode pegar a época do Deserto Florido. Esse fenômeno não acontece exatamente aqui em San Pedro de Atacama e nem todos os anos, mas de repente dá pra casar a viagem e vale muito a pena! Leia aqui mais sobre o Deserto Florido no Chile.
  • de Janeiro a Março, como é época de chuva, o Salar de Uyuni fica espelhado! É um cenário surreal! Mas atenção: com a chuva, as estradas ficam mais complicadas e algumas rotas podem ser fechadas
  • Quando começa a esfriar, os flamingos migram. Então a melhor época para ver flamingos aqui é quando faz mais calor (Outubro a Março mais ou menos)!

E você, se tiver qualquer experiência com o clima daqui, conta pra gente! E dê uma olhadinha nos posts do Atacama aqui no blog, tem váááárias dicas pra você que está programando a sua viagem pra cá:

Dica de 18 restaurantes no Deserto do Atacama

Internet no Deserto do Atacama: usei e indico a EasySim4u

Onde ficar no Atacama: meus 4 hostels preferidos

Como chegar no Atacama: veja a forma mais barata!

Que roupas levar pro Deserto do Atacama

Salar do uyuni: dicas importantes pra contratar seu tour saindo do Atacama

E pesquise preços e reserve a melhor hospedagem em San Pedro de Atacama clicando aqui!

 

Carla Boechat é jornalista, mestranda, curiosa que só, carioca da clara, inquieta e turista por vocação - e criação. Sempre com a mochila e um sorriso prontos, aposta que toda estrada pode esconder uma dica em potencial. E aqui é assim: se ela foi e gostou, virou post!

Discussion53 Comentários

  1. Pingback: Deserto florido no Atacama, Chile – dicas de como conhecer esse milagre da natureza | Fui, gostei, contei | por Carla Boechat

  2. Pingback: Como chegar na mão do deserto, em Antofagasta – Chile | Fui, gostei, contei | por Carla Boechat

  3. Oi Carla. Parabéns pelo site!
    Uma dúvida: Quero fazer uma trilha em algum vulcão…Sabe em qual a vista é mais bonita: Lascar ou Cerro Toco? E qual é a mais difícil?
    Obs: irei no dia 2 de janeiro para o Atacama!

    • Ei, Will!
      Olha, a vista mais bonita é a do Toco – você consegue ver até a Bolívia e seus lagos altiplânicos!
      No entanto, o Lascar tem toda aquela coisa de você chegar até a cratera de um vulcão em atividade, né?
      Ambos têm a mesma altitude, porém o Lascar é um pouco mais difícil.
      Se quiser qualquer ajuda com seu roteiro aqui, pode me escrever que te ajudo com os passeios.
      Beijosss

  4. Junho seria um bom mês? Entre junho e agosto qual dos dois seria o melhor mês para ir ao ataca e ao salar? Estou aqui fazendo uma pesquisa e montando um roteiro baseado no seu blog. A princípio seria Chile santiago 4 dias e todos os passeios por lá, deserto do atacama 5 dias, no sexto salar na Bolívia partindo de san pedro do atacama roteiro de 4 dias, ficando na Bolívia a caminho de lá paz ficando lá por dois dias e se sobrar dinheiro 5 dias na colombia, bogota e medellin (a passagem de avião2 trechos sai o mesmo preço que 3). Me diz o que vc acha😉

    • Ei, Elaine! Ambos sao Inverno, com condições muito parecidas.
      5 dias no Atacama é excelente! Vai conseguir conhecer bastante lugar aqui!
      E posso dar mais uma sugestão? Apenas 5 dias pra Colômbia é muito pouco!!! Escolha conhecer mais algum lugar no Chile ou Bolívia (que tal a Isla del Sol?), e você vai curtir com mais tranquilidade e gastando menos. Aí a Colômbia fica pra uma próxima oportunidade com mais tempo!

  5. Rafaela Vitoriano Gomes Watinaga

    Seu blog é muito interessante!! Estou cogitando a ideia de ir no fim de março para lá e suas dicas estão sendo ótimas! Parabens e sucesso!

    • Oii!
      Que bom que as dicas ajudaram. Se precisar de qualquer outra ajuda, pode me chamar. Abri minha agencia aqui em San Pedro de Atacama faz 4 meses. Vai ser um prazer ajudar no que eu puder. Minha agência é a Fui Gostei TRIPS 😀

  6. Carla,

    Os passeios podem ser fechados em meados de agosto ? Pretendo ir dia 13/ago/2018 e estou com medo do Salar de Tara e Lagunas A + Piedras Rojas estarem fechados.

    Obrigada

  7. Oi Carla, tudo bem? Te sigo no Insta e amo suas postagens. Pretendo ir com meu marido e filhos (Arthur 5 e Alice 2 anos), em Outubro, tipo dia 11 ou 12. Voce acha arriscado ir com meus filhos, sempre viajamos com eles, ja fomos a Punta Cana, Bariloche, Londres, Paris no inverno.
    Gostaria da sua ajuda, se puder entrar em contato comigo no email
    Fico no aguardo.
    Um abraço.

    • Ei, Lilian! <3 Ahhh, feliz demais que você acompanha!
      Olha, nao teria problema ir com eles aos passeios de menor altitude (abaixo dos 3.500m). Os de maior altitude sao recomendados para crianças com mais de 5 anos.
      Vou pedir a uma pessoa da nossa equipe pra te enviar um email e te ajudar no que precisar, ta?
      Beijos!

  8. Eu fui em abril e deu tudo certo. O único passeio que era problemático era aquele de ver as estrelas, mas eu não ia fazer mesmo, então não alterou em nada a minha programação!

  9. vilson s santos boa noite estou me programando para ir ao atacama em julho sera que vou ter sorte de pegar muita neve ???

    estou para ir de carro em julho vou ter sorte de pegar neve ???

  10. Oi CArla, chego na segunda semana de junho. Pode me indicar um hotel em SAntiago para pernoitar, próximo ao Aeroporto. Conforme sua indicação comprei passagem para Calama domingo e chego em SAntiago no sabado 9/6. Obrigada por sua atenção.

    • Oi, Inês! Nunca fiquei em nenhum hotel próximo ao aeroporto. Recomendo você dar uma olhada no Booking.com e buscar um localizado próximo ao aeroporto.
      Boa viagem!! Espero que você adore sua viagem pelo Deserto do Atacama!

  11. Pingback: Como chegar ao Deserto do Atacama – e dicas pra encontrar passagem barata para lá | Fui, gostei, contei | por Carla Boechat

  12. Gabriela de Azevedo Rodrigues

    Oi, tudo bem?
    Estou indo na ultima semana de julho, sera que consigo ver neve?
    E qual hotel voce indicaria por um preço bom?
    Obrigada.

    • Ei, Gabi! Certamente você verá neve sim!!
      Estou pedindo a uma pessoa de nossa equipe pra entrar em contato com você e te enviar uma lista de hotéis que a gente sugere aos nossos clientes!

  13. Oi xará. Que maravilhoso o post!
    Me ajuda? Tô considerando ir pro Atacama em dezembro, pra passar o ano novo.
    Como é o clima nessa época? Alguma programação diferente pra virada???
    Beijão 😘😘

    • Oii, querida!! Nessa época faz bastante calor, viu? E o ano novo costuma ser animado por aqui, com bastante gente as ruas!! Vou pedir a uma pessoa da minha equipe pra te escrever e te ajudar no que precisar 🙂
      Beijos

        • Ei, Nario! Recomendo acompanhar na previsao próximo de você vir pra cá. Mas a sensaçao é mais próxima dos 40 graus.
          A questao é que o deserto é muito seco, entao nao há muitas nuvens. Além disso, está a 2.400m de altitude, entao o sol é mais forte.

  14. Esto es realmente interesante, eres un blogger muy profesional. Me he unido a tu RSS y me gustaria leer más cosas en este gran blog. Además, !he compartido tu sitio en mis redes sociales!

    Saludos

    • Oie! É uma das épocas mais animadas do ano. basicamente rola festa na rua, e é o único evento onde é permitido beber na rua! Pode ser que role algo tb no Blanco ou no Lola. Recomendo chegar, e pegar infos mais atualizadas lá mesmo! Pedi a uma pessoa de nossa equipe pra te escrever e ver se você precisa de mais alguma ajuda, ta?
      Beijo!

  15. Oi Carla, td bem?!
    Conheci seu blog e seu Insta , já virei seguidora =) hehe…. estou pesquisando sobre o Atacama pq vou com meu irmão na primeira semana de dezembro. A gente gostaria de fazer um passeio noturno em algum observatório em que tem uma aula primeiro e depois a observação pelo telescópio… vc poderia me indicar um observatório legal? Sua agência tem esse passeio??

    Obrigada desde já,
    Rafaela

    • Ei, Rafa! Tudo e você? Ahhh que bom que está gostando das dicas!
      Nós temos essa opção de passeio sim. Estou pedindo a uma pessoa de nossa equipe pra te escrever, qualquer coisa olha sua coisa de Spam, porque às vezes cai lá 🙂
      Um beijo!!!

  16. Pingback: As festas clandestinas do Deserto do Atacama – a gente te conta como funcionam! | Fui, gostei, contei | por Carla Boechat

  17. ANNA CAROLINA RIBEIRO

    Adorei o post, mas me deixou meio em dúvida qt ao clima em março. vou na segunda quinzena, já tava pensando em trajes a la Alaska hahah então ñ é necessário roupas térmicas, luvas e afins em março, só algumas peças quentes para a noite?!

    • Eii, Anna! Olha, em qualquer épcoa do ano pode levar suas camadas de roupas pq tem passeios que você vai sentir frio, tipo Geyser el Tatio, primeiro dia do Salar de Uyuni, Tour Astronomico.

  18. Oi, Carla! Tô amando seu blog!
    Vou no início de agosto, pq será em lua de mel. Será que vamos conseguir aproveitar, mesmo com todo o frio?

    Grata

Leave A Reply