Salar de Uyuni: dicas importantes para você contratar seu tour saindo de San Pedro de Atacama

58

*Post atualizado pela segunda vez em 20/04/18, depois de mais de um ano morando no deserto

Em Janeiro de 2017 eu cheguei para morar no Deserto do Atacama. Desde então estou aqui, trabalhando com Turismo (saí apenas por 3 meses para viajar e voltei). Trabalhei em diversas agências daqui, desde as mais barateiras até as mais caras, e conheci MUITO do mercado de Turismo do deserto. No final de 2017 abri minha própria agência, com atendimento personalizado em português para brasileiros, a Fui Gostei Trips.

Com essa experiência, consigo contar um pouco melhor das diferenças entre os tours que fazem a travessia para o Salar de Uyuni.

Primeiro, eu gostaria de explicar como é esse tour (ainda vou contar com mais detalhes os lugares que são visitados). Saindo de San Pedro, geralmente ele dura de 3 a 4 dias. O de 3 dias é para quem vai ficar no Uyuni ao fim do tour, o de 4 dias é para quem vai retornar a San Pedro de Atacama (não há nenhum passeio extra incluído, o último dia é apenas estrada voltando para o Chile mesmo).

Quer ajuda pra montar seu roteiro de passeios aqui no Atacama? Chama no trips@fuigosteicontei.com.br, teremos o maior prazer em ajudar!

Os tours em geral incluem um carro 4×4 para até 6 pessoas com motorista/guia, café da manhã, almoço e jantar, acomodação para 2 noites (ou 3, no caso do tour de 4 dias) e todos os passeios.

O que geralmente não está incluído no preço: entrada aos parques bolivianos, que totalizam o valor de 180 bolivianos (uns 25 dólares) por pessoa.

Já fui ao Salar de Uyuni algumas vezes. A primeira delas foi no tour de 4 dias para o Salar de Uyuni com a Colque Tours, uma das mais antigas de San Pedro e que faz esse tour para a Bolívia há mais de 20 anos. Ainda vou escrever mais sobre minha experiência com eles, no geral eu gostei do serviço oferecido. Só não curti o motorista/guia, que não dava quase informação nenhuma sobre os lugares que visitamos, e no último dia foi extremamente grosso com meus amigos que estavam me acompanhando.

Mas isso é uma loteria! Explico: todos os tours pro Salar de Uyuni são feitos com guias bolivianos, que têm seus próprios carros e prestam serviços para as mais diversas agências, sem serem necessariamente exclusivos de alguma agência específica. Portanto é muito questão de sorte você pegar um guia bom ou não. Gosto sempre de deixar claro que os bolivianos são mais fechados, têm uma cultura diferente da nossa. E algumas operadoras conseguem fazer uma seleção dos que oferecem um serviço mais legal.

Atualizaçao Janeiro 2017: pude constatar que há (poucas) operadoras em San Pedro que entregam um serviço ótimo, com bom preço, boas acomodaçoes, guias mais educados. Com essa experiência, hoje eu não indicaria a Colque Tours – minha experiência com eles não foi ruim, mas há outras empresas muito melhores. Me manda um email que eu posso te ajudar com isso!

Assim são os carros que fazem a travessia para o Salar de Uyuni

Vale destacar também que a viagem para o Salar de Uyuni, em geral, tem um perrenguezinho. Em uma das noites você pode vir a se hospedar em um alojamento que não tem eletricidade, terá que pagar para tomar banho quente (entre 10 e 15 bolivianos, ou cerca de 2 dólares), a roupa de cama não será das melhores. Nada que tenha me assustado, achei até bem tranquilo nas operadoras que eu fiz, mas fica o toque para quem gosta de mais luxo.

Aliás, se você gosta de luxo, há opções de tour privado ficando em ótimos hotéis. Minha agência, por exemplo, tem o tour VIP ou o SemiVIP. Em ambos, você viaja e carro privado e fica em melhores hospedagens. A depender do que você está buscando e do que cabe no seu bolso, dá pra fazer um tour TOP pro Salar.

Em nosso Instagram sempre compartilhamos relatos com a experiência de nossos clientes! Clique aqui para ler!

Agora vamos às minhas impressões sobre os tours do Salar de Uyuni…

Primeira constatação: é mais barato comprar seu tour pro Salar de Uyuni na cidade de Uyuni, na Bolívia (ao invés de comprar na cidade de San Pedro de Atacama, no Chile). Na primeira vez que fiz o tour, por exemplo, saía 120.000 pesos chilenos (cerca de 180 dólares) em San Pedro de Atacama. Com a mesma agência esse mesmo tour saía cerca de 700 bolivianos (ou uns 70.000 pesos chilenos, ou uns 100 dólares). A diferença foi gritante! Hoje os preços já aumentaram um pouco, e vejo menor diferença entre sair do Chile ou da Bolívia, mas ainda existe uma pequena diferença. Essa diferença de preço é normal porque a Bolívia é bem mais barata que o Chile. 

Depois de ler esse post, muita gente me escreve pra perguntar se vale a pena sair de San Pedro, pegar um ônibus até o Uyuni e fazer o tour saindo de lá para pagar mais barato. Minha resposta é: não! Nao vale a pena nem financeiramente, nem pelo tempo perdido. Se sua viagem vai começar pelo Chile, faça o tour saindo daqui mesmo. Esse deslocamento não representa uma economia considerável.

Em San Pedro de Atacama existem basicamente 3 tipos de agências:

– baratex: você consegue comprar o tour de 4 dias até por uns 120.000 pesos chilenos (uns 160 dólares). Mas não tem certeza de como será a qualidade da comida ou das acomodações, por exemplo. São agências que apenas vendem o tour pro Uyuni e o repassam para outras agências da Bolívia fazerem o rolé. São carros pra até 6 pessoas + motorista/guia, com comida e acomodação incluídos. Reclamações não são incomuns sobre essas agências.

– operadores próprios: o tour de 4 dias sai por uns 140.000 pesos (uns 210 dólares) e são as próprias agências que organizam todo o rolé, então no caso de qualquer problema, você sabe quem procurar. A única questão aqui é a que comentei lá em cima: não há garantia que seu guia será “bom”, eles sempre podem ser mais fechados. Mas há garantia de que a comida será de qualidade, e as acomodações serão mais cômodas (dentro da realidade boliviana). Agências de San Pedro do Atacama que organizam o tour: Colque Tours (que foi a que eu escolhi na primeira vez que fui), Cordillera Traveller (fiz com eles na minha segunda vez), World White Travel, Atacama Mística, Cruz Andina (já trabalhei com eles, depois de um tempo achei melhor parar). São carros para até 6 pessoas + motorista/guia com comida e acomodação incluídos. Se você não busca luxo, essas podem ser boas opções.

Atualizaçao Abril 2018: como somente bolivianos podem operar esse tour, minha agência tem o apoio da Lourdes, uma boliviana que mora em San Pedro de Atacama, trabalha comigo e organiza todos os meus tours para o Salar de Uyuni. Por isso nós conseguimos acompanhar tudo bem de perto, e garantir um serviço melhor. O ideal é fechar esse tour com quem te passe mais confiança! Lembre-se que é uma viagem de 3 a 4 dias em meio ao deserto boliviano.

– careiros: são as agências de luxo, que oferecem alguns mimos, como uma “cholita” para acompanhar o seu tour, fica em hotéis tops e tudo está incluído, você não precisa pagar por nada extra. O objetivo é minimizar ao máááximo o perrengue. Mas a diferença de preço é gritante: pode chegar a custar cerca de 2.000 dólares por pessoa. Agência onde você pode fazer esse tour diferenciado: Flavia Bia Expediciones.

Indico fazer a sua reserva para o tour do Salar de Uyuni com mííínimo de dois dias de antecedência para garantir lugar com uma boa empresa. E fica a dica: se você deixar para comprar só quando chegar a San Pedro, pague em dinheiro, pois assim pode conseguir desconto. Pagando no cartão ninguém aqui dá desconto – algumas cobram até mais por isso.

E que tal ler mais dicas de minhas aventuras pelo Atacama:

Como eu vim morar no Atacama – o deserto mais árido do mundo!

Como chegar ao Deserto do Atacama – e dicas pra encontrar passagem barata

Leis que você não vai acreditar que existem no Deserto do Atacama

Que roupas levar para o Deserto do Atacama

Onde ficar no Atacama – meus 4 hostels preferidos

Carla Boechat é jornalista, mestranda, curiosa que só, carioca da clara, inquieta e turista por vocação - e criação. Sempre com a mochila e um sorriso prontos, aposta que toda estrada pode esconder uma dica em potencial. E aqui é assim: se ela foi e gostou, virou post!

Discussion58 Comentários

  1. Pingback: Qual a melhor época para visitar o Deserto do Atacama? | Fui, gostei, contei | por Carla Boechat

  2. Oi, Carla! Tudo bem? Estou indo pro Atacama em outubro e estou anotando todas as suas dicas. Fiquei na dúvida sobre a diferença de valores que citou sobre a pessoa que contratou em Uyuni, você e essa outra pessoa que estava no mesmo carro saíram de San Pedro juntos ou ele só entrou na Bolívia? Se saiu de San Pedro, como contratar o tour pela Bolívia? Obrigada!! Beijos.

    • Oi, Janna!
      Sim, nós estávamos no mesmo carro. Só que eu saí de San Pedro e eles saíram de uyuni. Nos encontramos em determinado ponto para fazermos todos o tour juntos.
      Para conseguir esse preço melhor, só estando na Bolívia mesmo. Senao tem que pagar os preços de San Pedro. Se precisar de ajuda com o seu roteiro, pode me escrever que vai ser um prazer ajudar!

  3. Pingback: Como chegar na mão do deserto, em Antofagasta – Chile | Fui, gostei, contei | por Carla Boechat

  4. Oi Carla, tudo bem ? Estou indo pro Atacama no final do ano e vou passar o ano novo por lá e queria fazer o passeio do Uyuni dia primeiro ou dois de janeiro. Você sabe dizer se os passeios funcionam normalmente essa época do ano?
    Obrigada!

    • Ei, Nicolle! Tudo bem?
      Olha, dia 2 funciona normalmente sim! Para o dia primeiro posso ver para você se tera alguma empresa saindo.
      Posso te ajudar a montar seu roteiro aqui. E estamos planejando reunir a brasileirada que estará aqui para a noite de ano novo!
      Me escreve no WhatsApp +5522988467679
      Beijao!

  5. Oi Carla, tudo bem?
    Vou para o Atacama em janeiro e farei a travessia de 4 dias até Uyuni. Estou indo com um grupo grande e nem todos tem passaporte. Você saberia me dizer se é necessário passaporte para travessia ou só RG é suficiente?
    A propósito estou amando o seu blog!

    • Desculpa responder com tanto atraso, Elaine!
      MAs fica a resposta aqui para outros leitores: pode trazer apenas RG sim, mas precisa estar em bom estado e ter sido emitido há menos de 10 anos.

  6. ALBERTO EMILIO PETRY

    Oi Carla…tudo bem???

    Iremos ano que vem para o Chile de carro e moto…queremos realizar o pacote de San Pedro a Uyuni.
    Como seguiremos viagem ate’ Santa Cruz de la Sierra, sera’ uma seguencia de nosso retorno.
    Existe a possibilidade de contratarmos um guia para fazer este percurso conosco e depois ele retornar a San Pedro
    para seguirmos nossa viagem???

    Grato

    Alberto

    • Ei, Alberto!
      Acredito que haja essa possibilidade sim, no entanto os guias que fazem esse tour têm seus próprios carros e no geral preferem fechar o tour incluindo o carro deles.
      Beijos

  7. Olá Carla, tudo bem? Eu e meu marido estamos indo para o Atacama e vamos estender a viagem até o salar de Uyuni, isto no final de maio. Gostaríamos de uma dica de uma empresa de turismo boa e valor acessível para este passeio, e saber se precisamos contratar o serviço com antecedência, para garantir vaga.

    Muito obrigada!
    Bjo

  8. Oi Carla. Tudo bem? Estou amando seus posts!!!!
    Chego em Calama dia 14 por volta das 18h e irei para San Pedro de Atacama.
    Só retornarei dia 20 à noite.
    Estou procurando uma agência para fazer todos os passeios que puder….
    Não busco luxo. Busco bom serviço, segurança e divertimento a preço justo.
    Vc pode me indicar alguma agência?
    Brigaduuuu
    Bjo

  9. Oi Carla. Tudo bem? Estou amando seus posts!!!!
    Chego em Calama dia 14 por volta das 18h e irei para San Pedro de Atacama.
    Só retornarei dia 20 à noite.
    Estou procurando uma agência para fazer todos os passeios que puder….
    Não busco luxo. Busco bom serviço, segurança e divertimento a preço justo.
    Vc pode me indicar alguma agência?
    Ahhhh, moro em Cabo Frio, RJ.
    Brigaduuuu
    Bjo

  10. Oi Carla…
    Muito boas suas dicas sobre as empresas que fazem o Tour ao Salar de Uyuni.
    Conhecemos San Pedro e arredores, já estivemos duas vezes – San Pedro é mística, maravilhosa – mas achamos que falta muito e principal mente o Salar de Uyuni, que é um sonho.
    Nos sempre viajamos de Carro, e pretendemos ir a Uyuni pelas Rutas 21 (Ch) e 701 (bol), ou seja de Calama a Uyuni, contratando os Tours cidade.
    Você conhece o trajeto? Nosso carro não é 4×4, será possível fazer em março, que ainda é chuvoso?
    Se puderes nos ajudar, ficaremos muito gratos.
    Abraços,
    Valério e Tetê
    Bruxos Moto Casal
    Floripa

    • Ei, Luiz!! Tudo bem?
      Que bom que gostou do post!
      Em especial de Janeiro a Março, o ideal é ir em carro 4×4. Há muuuuitos casos de carros que atolam, ficam presos, é uma época bastante complicada para fazer o salar por conta própria e com carro que nao seja apropriado.
      Sei que estou te escrevendo com certo atraso (peço desculpas), me conta se deu tudo certo!
      Beijos,
      carla

  11. Oi Carla tudo bem não consegui te adicionar no whats, precisa de dicas de agência, que não sejam tão caras e com serviço bom pra fazer a travessia do atacama para o salar, você poderia me ajudar.
    Obrigada!

  12. Oi Carla,

    Fiquei sem acreditar nos valores que você passou do tour de 3 dias para o Salar, saindo do Atacama. Eu fiz o tour saindo da Bolívia, em 2016, e paguei 550 bolivianos. Sabia que saindo do Chile era mais caro, mas não sabia que estava tão caro assim. Estou fazendo um roteiro para uns amigos que vão começar do Atacama. Qual seria o menor preço encontrado nas agências por lá?

    • Ei, Patricia! Parece que mudou bastante desde então. E esse post se refere a preços de mais de um ano atrás (fevereiro de 2017), então agora ja subiu mais um pouco.
      No Atacama tem o tour de 3 dias (que termina na Bolívia) ou de 4 dias (que volta pro Atacama). O de 3 dias você consegue achar por uns 90.000 pesos nas agências bem barateiras. O de 4 dias por uns 110.000 pesos. Nao dá pra garantir a qualidade dessas agências que cobram muito barato. O ideal é pesquisar bastante antes, fechar com uma empresa que te ofereça maior segurança. Afinal, sao de 3 a 4 dias no meio do deserto da Bolívia. Investir um pouquinho mais, na minha experiência, vale a pena… sigo trabalhando com Turismo aqui no atacama há mais de um ano.
      Espero ter ajudado.
      Beijos!

  13. Olá Carla, tudo bem?
    Tenho tentado. Intato pelo número do WhatsApp que vc disponibilizou no blog mas não obtenho resposta.
    Gostaria muito de saber os valores do tour para Uyuni com sua empresa ou mesmo dicas de outras empresas melhores que vc menciona nessa postagem.

  14. Oi Carla!Estamos pensando em ir ao Atacama de carro e fazer o tour no salar .Nao existe uma opção de hotel com quarto privativo e banheiro que não fique com um preço tão alto ?

  15. Letícia Serretti

    Boa noite Carla, tudo bem?

    Uma dúvida, os valor citado acima para o passeio de 4 dias (140.000) também já inclui as entradas aos parques do Atacama ou também é necessário pagar por fora como para os parques bolivianos?
    Agradeço desde já 🙂

    • Oi, Leticia!
      Esses valores sao para o Salar de Uyuni, que nao ficam no Deserto de Atacama!
      No geral, as entradas sao pagas diretamente aos parques, tanto no Uyuni como no Atacama 🙂

  16. Maria Victória de Almeida Lima

    Carla,
    Tudo bem?
    Ótimas explicações. Vou na semana que vem com uma amiga e o nosso plano é ir para o Uyuni de San Pedro em 3 de Junho e voltar dia 6 de Junho. Tem alguma opção com quartos privativos e banheiro que seja mais seguro?
    Obrigada pela ajuda!

    • Oi, Maria! Tudo bem, e você?
      Temos opção de quarto com banheiro privado sim. Vou pedir a uma pessoa de nossa equipe para te escrever e te enviar as opções e preços

  17. Tenho uns dias sobrando no roteiro que estou montando e estou pensando se fazemos o tour de 4 dias saindo de San Pedro para o Salar de Uyuni ou se vamos a alguma outra parte do chile. Sei que as entradas pagas a parte no tour só são aceitas em bolivianos. É fácil fazer o câmbio de pesos chilenos ou dólares para bolivianos em San Pedro? Parabéns pelo blog!

    • Oi, Maria!
      Sim, aqui há muitas casas de câmbio. Recomendamos sempre comprar os bolivianos aqui antes de ir para o tour.
      Esse passeio vale MUITO a pena. É lindissimo!

  18. Boa tarde Carla , tudo bem ?
    Quero ir ao Atacama e Salar de Yuni em agosto , é uma boa época ?
    Qual agencia vc indicaria para os dois passeios?

    • Oi, Angela! Tudo bem e você?
      Agosto é Inverno, possibilidade de ter neve. Se nevar muito, algumas rotas podem ser fechadas!
      E sobre agências, recomendo a minha 🙂 Temos muita atenção e carinho com todos os clientes. Estou pedindo a uma pessoa de minha equipe para te escrever.
      Beijos!

  19. REGINA CÉLIA LEMOS

    Boa noite Carla,
    Estarei na Bolíviano início de novembro (é uma boa época?) e como o meu tempo está escasso preciso de um passrio de 1 (um) dia pelo Salar.
    Você poderia me dar indicações de agências e qual a média de preços?
    Abraços,
    Regina Célia Lemos

    • Oi, Regina!
      Tudo bem?
      Tem essa opção de passeio de 1 dia ao Salar saindo da cidade de Uyuni. Nós nao temos essa opção, nem conheço uma empresa para recomendar. Mas sei que há muitas opções la!

  20. Oi, Carla!
    Gostaria de obter os valores do tour de Uyuni com vocês mas não encontro o contato aqui no site. Será que vocês podem entrar em contato comigo? Tenho interesse em outros passeios também, então o que vocês puderem me enviar é bem-vindo! 🙂 Obrigada!

  21. Oi Carla, Gostaria de saber sobre a travessia Salar Uyuni-San Pedro Atacama, previsão de ida: setembro, um casal. Adorei as dicas. Abraços

  22. Oi Carla!!
    Estou indo para o Chile em outubro, passarei 2 dias em Santiago e depois irei para o Atacama, ficarei 5 dias. Pelo o que vi, não iria conseguir fazer os passeios do deserto mais a ida à Bolívia.. vai ter que ficar pra próxima! Sua empresa faz todos os passeios do deserto? Quais os principais para visitar?
    Gostaria de indicação de hostel com quarto privativo para casal, se puder me ajudar!
    Parabéns pelo blog e pelas dicas, beijos!

    • Ei, Nathany! Se vai ficar aqui somente 5 dias, melhor focar em conhecer o Deserto do Atacama mesmo! E numa próxima oportunidade vem pra fazer o Salar de Uyuni.
      Estou pedindo agora mesmo a uma pessoa de nossa equipe para te escrever, e te ajudar em todos esses detalhes.Vai ser um prazer te ajudar!

  23. Pingback: Quanto custa morar no Deserto do Atacama? | Fui, gostei, contei | por Carla Boechat

  24. Oi Carla, estarei em San Pedro em julho e tenho interesse em fazer o Salar de Uyuni, poderia me enviar as opções que sua agência oferece por favor? Obrigada! : )

  25. Maria Cristina Costa

    Olá Carla, estou indo sozinha para o Chile, por volta de 25/1/19, ficando por 7 dias no total da viajem.
    Gostaria de visitar por 4 dias o deserto de Atacama, e os 3 dias restantes, Santiago.
    Gostaria de montar um pacote com vocês. Tenho lido que preciso pegar um voo de Santiago até Calama e dai , pegar um transfer para o Atacama.
    Como devo me preparar para essa logística? Será necessário estender a minha volta para o Rio, por mais uns dias, para ter mais tranquilidade na viagem? Em Atacana, quais os pontos que me sugere visitar.? Vocês fazem pacotes para 3/4 locais do Atacama? Agradeço me orientar.
    Fico no aguardo. Muito obrigada

    • Oie, Cris! Ahh você vai amar o Chile e o Deserto do Atacama! Muitas meninas viajam pra cá sozinhas, sabia?
      Vou pedir a uma pessoa de nossa equipe pra te ajudar nos detalhes da viagem pro deserto.
      No geral, recomendamos 5 dias no Atacama e mais 4 dias se quiser fazer o Salar de Uyuni.
      Beijos, te esperamos aqui <3

  26. Olá Carla, qual a tua empresa? Estou indo para o Atacama agora em julho, chego dia 30 e vou fazer atacama e Uyuni, mas estou muito na duvida como ir para o Uyuni, como entro em contato com a tua empresa?Obrigada!

  27. Carla boa tarde,

    FIcarei no Atacama de 14 a 22/7 gostaria de conversar com alguem da sua equipe para montar e fechar o roteiro de passeios.
    Minha ideia é conhecer o San Pedro de 14 a 17/7 ( incluindo o tour astronomico), sair dia 18/7 para a expediçao do Salar de Uyuni, chegar em San Pedro dia 21 e voltar para o Brasil dia 22.

    Podem entrar em contato comigo por favor?

    Muito obrigada

  28. Oi Carla, tudo bem?
    A 4 anos fiz Atacama/Uyuni e apesar de ser incrível e uma viagem para os fortes, principalmente no inverno. Digo isso pq acabei ficando em um alojamento sem energia (não sei se todos são assim) e que na noite que ficamos fez -17.

    Em dezembro, pretendo fazer um mochilão pela Bolívia e gostaria de fazer o Uyuni novamente. A agência faz esse roteiro de ida e volta Uyuni?

    Obrigada,
    raphaela

    • Ei, Rapha!! Tudo bem, e vc?
      Fazemos esse sim. Vou pedir a uma pessoa de nossa equipe para te escrever.
      Olha, muitas hospedagens do tour clássico ao Salar nao têm energia, mas têm gerador! Assim é possível carregar o celular, tomar um banho quente, usar eletricidade normal.
      Vai ser um prazer te ajudar! Beijos

Leave A Reply