Quais os melhores restaurantes em San Pedro de Atacama para conhecer numa viagem ao deserto? Como eu já comentei aqui no blog, San Pedro é uma cidade bem pequena com apenas uns 7.000 habitantes. E por isso, antes de vir pra cá, eu fiquei em dúvida se aqui teria uma boa infraestrutura de hotéis e restaurantes. E me surpreendi bastante quando cheguei, pois há muitas opções que cabem em todos os bolsos.
E justamente por ter morado no Atacama por mais de 3 anos, eu tive a oportunidade de conhecer quase todas as opções de restaurantes do povoado. E muuuuita gente pede dicas de restaurantes em San Pedro de Atacama. Daí veio a ideia de criar esta lista BEM completinha.
Quer ajuda com seus passeios no Deserto do Atacama? Solicite seu orçamento clicando aqui! Atendimento personalizado em português por WhatsApp ou e-mail e uma equipe especializada nos passeios do Atacama, do Salar de Uyuni e de Santiago!
Uma dica essencial é que muitos restaurantes oferecem o “Menu”, que pode incluir entrada + prato principal ou entrada + prato principal + sobremesa. Alguns incluem, ainda, uma bebida. Tudo isso por um preço fixo que costuma valer mais a pena que pedir a la carte. É só dar um passeio pela Caracoles, a rua principal de San Pedro, e conferir os menus, que ficam expostos em placas nas portas dos restaurantes, e escolher o seu preferido do dia.
Em Agosto de 2022 eu lancei meu primeiro guia de viagens, onde compartilhei toda a minha experiência de 3 anos vivendo em San Pedro de Atacama trabalhando no turismo.
Ganhe 10% de desconto para comprar o Guia Completo para Viajar e Vivenciar o Deserto do Atacama com o cupom VIMDOBLOG10. Dica: passeando por outros artigos sobre o Atacama aqui no blog você pode encontrar descontos ainda maiores!
💥 Só clicar aqui para ler mais sobre o guia e garantir o seu! 💥
Nesse post eu vou dar dicas de restaurantes em San Pedro de Atacama, desde o mais baratinho ao mais sofisticado, pra atender a todos os bolsos e gostos. Separei por preço para facilitar a vida de vocês! Os valores indicados abaixo são de 2020. Se liga:
$
Comida de rua
Como a Caracoles é o “centro comercial” de San Pedro, há muita gente por ali vendendo comidas de rua. Repare nas pessoas que passam carregando um cooler, uma caixa de isopor ou qualquer outra coisa do tipo. Você vai encontrar de empanadas, a sucos, a pratos de comida, a sanduíches, a sushi – e boa notícia pros vegetarianos como eu: a maioria das comidas vendidas nas ruas têm opções sem carne, como o sanduíche de lentilhas com salada, que eu adoro! E os preços, claro, são bem melhores que dos restaurantes. Eu sempre comprava comida de rua quando cheguei aqui. Todas sempre muito gostosas, com boa higiene e preço bom. Indico!
Los Carritos
Esse aqui na verdade é um lugar onde há uns 6 restaurantes bem simples, mas com comida bem boa e a um preço excelente. O menu ali, por exemplo, custa cerca de uns 3.000 pesos chilenos com entrada + prato principal. Eu já comi ali massas, peixe frito com purê de batata, sopas, ceviche. Comidinha com gosto de caseira e bem econômica (e com vários pratos típicos).
Aura Andina
É o restaurante mais parecido com um self service – o único nesse estilo aqui. O mais barato lá é o que se chama de colación, que custa 3.000 pesos chilenos e consiste em uma proteína com dois acompanhamentos (e tem opção vegetariana! A lasanha de legumes de lá é deliciosa). O menu com entrada e prato principal custa 4.900 pesos.
Estrella Negra
Fica dentro do Aura Andina e é somente com opções vegetarianas. A empanada de lá é deliciooooooosa! O menu vegetariano também, com entrada + prato principal e pelo preço de 5.000 pesos. Não deixe de provar também os sucos.
Café Esquina – Super empanada
Essa aqui compete muito de perto com a empanada do Estrella Negra. Você tem que ir nesse restaurantezinho de esquina na Caracoles com a rua Domingo Atienza para experimentar sua super empanada. É enooooorme, deliciosa, bem recheada e com a massa fininha. E custa apenas 3.800 pesos – eu sempre divido a minha com alguém, porque é muito grande.
Empório Andino
Lugar fofo, aconchegante e com uma empanada deliciosa, sempre fresca e com ótimo preço (adoro a empanada de queijo de cabra). Vale experimentar. também os chocolates feitos com ingredientes locais, como chañar ou algarrobo.
Babalu Heladería
O melhor sorvete de San Pedro! Uma bola com casquinha ou copinho sai por 2.000 pesos. Aproveite para experimentar os sabores locais, como chañar (fruta cujo sabor lembra um pouco doce de leite), algarrobo (alfarroba), quinoa e até pisco sour!
$$
Roots
Cafeteria pequenininha na rua Toconao e que serve um café da manhã delícia, além de ter uma pizza bem gostosa. O café da manhã de lá é bem completinho, com iogurte, cereais, fruta, ovos, pão (5.000 pesos), do jeito que eu gosto. A música ambiente também é sempre agradável.
Barros Café
Um dos nossos lugares favoritos aqui! Vou ao Barros Café ao menos umas 2 vezes na semana. Gosto das saladas, do crepe de salmão com espinafre, da torta de chocolate, do milkshake, de tudo. Nao vá embora de San Pedro de Atacama sem provar a torta marquise do Barros Café!
Sol Inti
Acho que é o lugar onde os pratos são mais bem servidos, as saladas são gigantescas e os sanduíches enoooormes – e tudo bem bom! E com preços entre uns 4.000 e 6.000 pesos.
La Picada del Indio
É um dos mais populares restaurantes de San Pedro de atacama – sempre tem brasileiro me perguntando onde fica. Os pratos são muito bem servidos e o menu com entrada + prato principal custa 6.900.
Aloja Café
O único lugar que oferece comida japonesa. E é bem gostosa! O sushi com 16 peças custa 6.000 pesos.
Pizzaria El Charrua
Massa fininha e crocante, molho muito saboroso. A pizza com 8 fatias sai a 8.000. Ah, gosto bastante também da massa “ecuatoriana”, com camarões.
Barros
Esse é um bar que costuma ter música ao vivo à noite. Mas de dia funciona também como restaurante, com menu de entrada + prato principal por 5.900 pesos. A pizza de lá é deliciosa – experimente a de queijo com cebola caramelizada! É sensacional! Indico também o drink de vinho branco com melão.
Las Delicias del Carmen
Esse restaurante fica mais escondidinho, na rua Calama. Excelente opção para experimentar comidas típicas. Indico o pastel de choclo e o camarão al pil pil.
$$$
Casa de Piedra
Adoro esse restaurante! Tem um clima legal com música ambiente, cerveja gelada e com preço bom, comida muito gostosa. Sempre como a lasanha vegeratiana (3.500 pesos). A pizza de lá também é MUITO boa!
Casa Solcor
O risoto de quinoa com camarão é MUITO bom! O pisco sour com chañar também. Mas o melhor é que eles têm cerveja artesanal e degustação de graça! Já chegue e peça a sua 🙂
Ckunna
Desde que descobri esse restaurante, virou um dos meus queridinhos aqui. Primeiro porque tem happy hour com dose dupla o dia todo e o pisco sour é delicioso! Segundo, porque adoro as massas, adoro o ambiente, adoro o atendimento. Recomendo demais, em especial os pratos de massa.
La Casona
Mais sofisticado, o La Casona costuma ter piano à noite, com inclusive algumas músicas brasileiras no repertório. Recomendo o chupe de champignons, delicioso! E também a jarra de borgoña, uma bebida que mistura vinho com morangos amassadinhos – deliciosa.
La Estaka
Um dos melhores ceviches da cidade! E, também, um dos melhores restaurantes daqui.
Adobe
Está no rol dos restaurantes mais sofisticados do centro de San Pedro. Não possui menu como os outros, apenas pratos a la carte. Recomendo demaaaais o Camarão a Pil Pil (10.000 pesos) – só cuidado com a pimenta! Eu pedi picante e veio beeeem caprichado. Ambiente delicioso.
$$$$
Tierra Atacama
Fica mais afastadinho da Caracoles (uns 20 minutos andando), e é um dos melhores restaurantes de San Pedro de Atacama – está localizado em um dos hotéis mais estrelados do povoado. É necessário fazer reserva antes, pois quando o hotel está cheio, eles não aceitam pessoas que não estão hospedadas. Comida impecável num restaurante com vista para o vulcão Licancabur. O menu com entrada + prato principal + sobremesa é salgadinho: sai a 42.000 pesos por pessoa. Mas vale cada centavo! Até o pãozinho servido de entrada é delicioso! Ah, e não deixem de experimentar as várias versões de pisco sour.
Chegou até aqui? As dicas que compartilhei foram úteis para você? Esse conteúdo foi produzido sem patrocínios, com investimento do meu bolso, e trago gratuitamente para ajudar na sua viagem. Se você curtiu o meu trabalho e gostaria de colaborar para que eu possa continuar produzindo artigos completos e úteis como esse, deixo minha chave pix para você ficar à vontade em contribuir voluntariamente com o valor que quiser. Apoie produtores independentes! Obrigada pelo carinho de sempre.
Minha chave pix: contato@fuigosteicontei.com.br
Clique aqui para pesquisar opções de hospedagens em San Pedro de Atacama!
E que tal ler mais dicas de minhas aventuras pelo Atacama:
Como eu vim morar no Atacama – o deserto mais árido do mundo!
Como chegar ao Deserto do Atacama – e dicas pra encontrar passagem barata
Leis que você não vai acreditar que existem no Deserto do Atacama