Como receber alertas de passagens aéreas mais baratas direto no seu e-mail?

8

Muuuuita gente me pergunta como eu faço para encontrar passagens aéreas baratas. Minha resposta é: pesquisa, pesquisa, pesquisa e pesquisa! Mas foi por meio dessas perguntas que acabei descobrindo que uma galera não conhece uma ferramenta simples que alguns sites como a Decolar.com, o Skyscanner e o Voopter oferecem: o alerta de voos!

Quando eu quero viajar para um lugar específico em determinada data, eu pesquiso os preços em diferentes empresas (além das duas que já citei, confiro também Google Flights, Kayak e outros que encontro pelo caminho). E quando acho uma passagem com preço legal, dou uma olhadinha no nome da companhia aérea e comparo o preço para comprar diretamente por lá – só opto por comprar em um site terceirizado se o preço estiver valendo mesmo a pena. E não compro em sites terceirizados dos quais não tenho uma referência boa! Nunca tive uma experiência ruim com nenhum desses buscadores que citei aqui, nem mesmo a Decolar.com, que tanta gente critica, mas que já me ajudou a economizar muuuuito em minhas trips.

keralablogexpress4

Mas nem sempre a gente encontra já de cara uma passagem no preço que a gente quer/pode pagar. Então tem que continuar de olho! Um truque aqui é criar esses tais alertas de voo.

O alerta de voo costuma funcionar assim: você escolhe os lugares de partida e de destino, uma data e um preço máximo que você pagaria por aquela passagem (nem todos permitem você escolher esse valor, alguns já definem automaticamente esse número com base no preço da passagem naquele dia). Se o site em questão encontrar, em algum momento, um voo dentro daqueles parâmetros, você receberá um e-mail alertando sobre isso. E se você receber esse e-mail e o preço estiver dentro do que você esperava (ou até mesmo muito abaixo!), seja rápido em realizar a compra! Pode ser alguma promoção maluca ou mesmo um erro da companhia – como o da KLM no ano passado em que comprei minhas passagens pela Decolar.com para Madri por menos de 600 REAIS IDA E VOLTA JÁ COM TAXAS. E nesses casos as passagens voam! Nesse dia não durou nem 30 minutos. Então tem que ser ágil.

Vou fazer um passo a passo aqui dos alertas que mais uso. Vou simular uma viagem saindo do Rio de Janeiro para Lisboa em junho de 2016 apenas como exemplo. Vocês vão ver como é simples!

VOOPTER

Faça sua busca normalmente na página principal. Nessa mesma página aparecerão os resultados da busca. Então você precisa apenas rolar o mouse para baixo e observar uma caixa laranja no canto direito escrito “Escolha o destino e o Voopter avisa o menor preço”.

alerta-de-voo-voopter

Vai abrir, então, essa página aqui:

alerta-de-voo-voopter3

De longe o Voopter é o mais fácil para quem está fazendo tudo por conta própria, pois eles têm uma página dedicada a ensinar como criar esses alertas de voos e maximizar suas chances de encontrar uma passagem com preço legal. Observe na foto acima que eles têm até um vídeo com o passo a passo!

Clique no botão laranja escrito “Criar alerta”. Vai abrir uma caixa onde você pode personalizar toda a sua pesquisa.

alerta-de-voo-voopter4

DECOLAR.COM

Comece da mesma maneira. Abra o site e preencha os dados da sua viagem.

alerta-de-voo-decolar

Na página seguinte, observando o canto esquerdo, role o mouse para baixo. Você verá uma caixa azul onde estará escrito “Receba alertas de voo para Lisboa por menos de R$1900”. Esse valor é apenas uma sugestão que o site dá, com base no preço encontrado naquele dia, e você pode personaliza-lo de acordo com o seu orçamento. Clique nessa caixa azul, preencha os dados e cruze os dedos!

alerta-de-voo-decolar.com2

 

SKYSCANNER

O procedimento é o mesmo. Faça sua busca normalmente na página principal.

alerta-de-voo-skyscanner

Na página seguinte, podem acontecer duas coisas.

  • Abrir a página de busca normal. Observe, então, no alto do canto esquerdo, uma caixa roxa escrito “Receba alertas de preço”.

alerta-de-voo-skyscanner2

Clique ali. No caso do Skyscanner, você não tem a opção de personalizar o preço máximo que você gostaria de pagar por uma passagem. Então é só digitar seu e-mail.

alerta-de-voo-skyscanner3

  • Ou essa mesma caixa de alerta de preços pode abrir direto numa nova janela te oferecendo esse serviço. O procedimento é o mesmo acima, apenas cadastrar seu e-mail.

Uma dica geral: quando você tiver a opção de escolher o preço máximo que você pagaria por aquela passagem, não seja muito mão de vaca colocando um valor muito baixo. Se você fizer isso, pode perder alertas de ótimas promoções que estejam acima daquele valor!

Esses são apenas exemplos. Em muitos outros buscadores de passagens aéreas você consegue criar estes alertas! Procure por esta ferramenta nos que você mais usa e passe a otimizar o seu tempo procurando voos baratex para sua próxima trip 😉

E vocês, quais ferramentas utilizam para encontrar passagens aéreas baratas? Compartilha comigo aqui nos comentários!

Leia também:

Por que eu estou enlouquecendo com o Google Flights

Minha primeira vez no CouchSurfing – desculpa, mas essa é incomparável!

Sobre saltar de Bungee Jumping e quebrar um braço na Croácia – a importância do Seguro Viagem

Saiba tudo sobre o BlablaCar, aplicativo de caronas

6 Dicas para contratar seu Seguro Viagem – e qual eu recomendo

Dez coisas que aprendi me hospedando em hostels

Dez dicas para uma mala enxuta

Seguro viagem geral 728x90

Carla Boechat é jornalista, mestranda, curiosa que só, carioca da clara, inquieta e turista por vocação - e criação. Sempre com a mochila e um sorriso prontos, aposta que toda estrada pode esconder uma dica em potencial. E aqui é assim: se ela foi e gostou, virou post!

Discussion

    • Kkkk Juro q às vezes faço uns alertas aleatórios sem ter muita certeza se eu vou para aquele lugar, Fer!
      Vai que acha uma passagem super baratex e eu resolvo ir!!! rsrsrs

Leave A Reply