Mais um caso de amor com Botafogo, no Rio: o espanhol Entretapas

15

Como eu já contei várias vezes aqui no blog, eu sou suspeitíssima quando resolvo falar sobre Botafogo. Minha  relação com o bairro é de longa data e sou apaixonada pelo seu lado cool, por vezes requintado, outras conservador, por aquela vista para o Cristo, pela Cobal. Em “Botasoho” surgem sempre novidades {é até difícil acompanhar!} e acertar na escolha de um excelente restaurante no bairro não é tarefa das mais difíceis.

Quer comprovar? Vou dar a dica sem erro: vá direto à rua Conde de Irajá. Estreita e discreta, ela esconde preciosidades. Já falei sobre os restaurantes Oui Oui e Irajá nesse post aqui. E hoje venho pra contar de um outro velho conhecido meu, mas onde eu já não ia há uns dois anos: o espanholíssimo e estiloso Entretapas.

Situado num casarão lindo de Botafogo, o Entretapas já abocanhou inúmeros reconhecimentos nacionais e internacionais. Vale destacar duas vezes no prestigiado Guia Michelin. Jan Santos, chef incrível à frente da cozinha do Entretapas {que agora também tem uma unidade no Jardim Botânico}, é um apaixonado pelo que faz – e faz muitíssimo bem. Tanto é que agora nas Olimpíadas será o responsável por receber e cozinhar para o Comitê Olímpico Espanhol.

Uma honra para o mineiro que, aos 8 anos, se mudou para o Rio e precisou trabalhar muito para dar conta de pagar suas contas e ainda ajudar a família. Ele era do mercado financeiro, dá para acreditar? O que o levou à Espanha foi um MBA em Comércio Internacional e Logística. Mas uns cursinhos extras de gastronomia mudaram o rumo de sua vida e trouxeram uma grande paixão. Ele conta que hoje, quando olha para sua vida há dez anos atrás, não imaginava tudo o que aconteceria.

Por trás do hoje renomado chef, está uma pessoa carismática, simples, com um sorriso leve que mostra sua alma e o quanto ele está vivendo uma fase maravilhosa. Tive o prazer de compartilhar momentos únicos com o Jan e o Antônio, seu sócio e marido, essa semana na noite do Dia dos Namorados quando fui convidada ao lado de outros poucos blogueiros para um jantar no Entretapas. Não vou muito longe na reflexão. Se eu olhasse para minha vida há, sei lá, cinco anos atrás, não imaginava mesmo tudo o que aconteceria e as oportunidades e pessoas que o blog me traria. A ideia era celebrar “o amor em todas suas formas”. Perfeito para mim, a única solteira do grupo!

entretapas-botafogo5

Éramos eu, Lily do blog Apaixonados por Viagens, Cris do blog Cris pelo Mundo, e Leo e João do blog Maior Viagem. E o Jan e o Antônio, que nos receberam assim como grandes amigos abrem sua casa, e foram os anfitriões de uma noite mais que especial, regada a uma comida maravilhosa, ótimos drinks e muitas gargalhadas. Teve ainda a Dani, do Na Mochila da Ninja, que se juntou ao nosso grupo no final da noite, depois de comemorar a noite romântica com o boy lá no restaurante também. Chegamos lá às 20h e o encontro foi tão bom que só nos demos conta quando passava de 1h da manhã.

entretapas-botafogo3

O Menu de Dia dos Namorados, que custava R$119 por pessoa, incluía uma entrada, primeiro prato, segundo prato e sobremesa. Ah, e um drink de boas vindas! Uma pena que este menu seja descontinuado, mas talvez você ainda encontre alguns dos pratos no cardápio. A Croqueta de Jamón, um clássico, veio molhadinha e macia por dentro. A Salada de Pato com Tomate em Três Texturas estava divina {acompanha uma geleia de tomate simplesmente sensacional!}. O aroma do Empedrat de Chocolate com Crema Inglesa de Pequi perfumou toda a mesa {uma das características da cozinha de Jan é misturar de maneira incrível pratos espanhóis com um toque brasileiro, como nessa sobremesa}.

entretapas-botafogo4

entretapas-botafogo7

Mas vou contar aqui só um segredinho: a estrela da noite foi o Arroz y Mar com Codorna e fideus de Lula. O Jan disse que a recepção das pessoas a esse prato foi TÃO positiva que ele está pensando em incluí-lo no cardápio fixo da casa. E se você tiver a oportunidade, aconselho fortemente experimentá-lo. Mas com um detalhe: coma a codorna com as mãos, como manda a tradição espanhola. Sem medo de parecer um caipira da roça ou mal educado. A dica veio do próprio Antônio, espanhol autêntico de Barcelona.

entretapas-botafogo1

Para acompanhar? Ah, aí eu posso enumerar: você pode pedir um drink, uma sangria, um vinho rosé, uma cava. Nós, ic, bebemos tudo isso ao longo de nossas cinco horas no restaurante. Sempre com um golinho, ic, de água nos intervalos. Nem preciso dizer que a noite foi animadíssima!

entretapas-botafogo6

Ah, se estiver num grupo maior, de até umas 8 pessoas, peça para se sentar na mesa mais alta. Adorei o clima mais informal!

Última dica: o Menu Degustação que custa R$59, um percurso com cinco tapas. Ótima opção, não?

Eu já adorava o Entretapas, mas depois de conhecer melhor quem está por trás desse restaurante de sucesso, eles ganharam ainda mais minha admiração e esse se tornou um lugar onde quero voltar sempre que possível. Acho um excelente custo benefício para a alta gastronomia que é oferecida e o clima do Entretapas é muito aconchegante!

Jan e Antônio, obrigada pela noite memorável.

Obs.: As lindas fotos que ilustram esse post foram tiradas pela Lily do Apaixonados por Viagens, sempre super caprichosa nos seus cliques 😉

Leia mais sobre Botafogo aqui:

Cinco restaurantes estrelados em Botafogo

Guia Carioca de Hostels: os melhores de Botafogo

Leia mais sobre o Rio de Janeiro aqui:

77 dicas do que fazer no Rio de Janeiro

8 hotéis românticos no Rio de Janeiro

Roteiro de 1 dia em Santa Teresa

O melhor boteco de Santa Teresa

Um boutique hostel de babar em Santa Teresa

Restaurante Villegagnon, em Copacabana

Requinte e sofisticação no Mama Ruisa, em Santa Teresa

Carla Boechat é jornalista, mestranda, curiosa que só, carioca da clara, inquieta e turista por vocação - e criação. Sempre com a mochila e um sorriso prontos, aposta que toda estrada pode esconder uma dica em potencial. E aqui é assim: se ela foi e gostou, virou post!

Discussion15 Comentários

  1. Olha, para ficar 5 horas em um restaurante é porque ele realmente deve ser delicioso.
    Adoro ambientes que te recebem assim de forma tão acolhedora, que você não vê a hora passar e acaba não querendo ir embora nunca.
    Os pratos parecem ser todos deliciosos.
    Dica anotada para a próxima visita ao Rio de Janeiro.

    • Hehehe E o melhor: 5 horas que nem sentimos passar!!!
      Visita o Entretapas sim. Ainda mais que vc e Amanda são super entendidas de Gastronomia aí, tenho certeza que vocês vão AMAR esse lugar! Depois me contem 😉

  2. Ótima dica para quando eu for novamente ao Rio! Esse jamón molhadinho me deu água na boca!!!
    Adoro tapas elaboradas também, curti a ideia do menu degustação e o clima informal! 😉

  3. Pingback: Bar com carta de cervejas top em Botafogo, no Rio? Vá sem erro: Casarão 1903 | Fui, gostei, contei | por Carla Boechat

  4. Pingback: Clubhouse Rio, localizado discretamente entre Copacabana e Ipanema, abre seu restaurante ao público | Fui, gostei, contei | por Carla Boechat

Leave A Reply