Fui Gostei Contei

Qual a melhor época para visitar o Deserto do Atacama?

*Post atualizado em 25/04/18, depois de mais de um ano morando no deserto Uma coisa é certa: o clima muda bastante durante o ano no deserto mais seco do mundo. Moro no Deserto do Atacama desde Janeiro de 2017. Tempo suficiente para conhecer melhor o Atacama mês a mês e entender a melhor época para vir pra cá. Por uma questão de férias no Brasil, Inverno e Verão acabam sendo as épocas com mais turistas brasileiros aqui em San Pedro de Atacama (e chilenos também!). No entanto, apesar do deserto estar maravilhoso sempre, estes não são exatamente os melhores meses para vir para cá. Vou explicar para vocês direitinho o porquê.

Quer ajuda com seus passeios no Deserto do Atacama? Solicite seu orçamento clicando aqui! Atendimento personalizado em português por WhatsApp ou e-mail e uma equipe especializada nos passeios do Atacama, do Salar de Uyuni e de Santiago!

Verão no Deserto do Atacama

No Verão é temporada de chuvas. Sim, pode acreditar que aqui pode chover por dias. Esse período é chamado de Inverno Altiplanico e, apesar de bem incomum, no verão desse ano cheguei a pegar 13 dias consecutivos de chuva, com direito a chuva de granizo no último dia! Teve até enchente, e muitos dos passeios fecharam. Foi um caos, porque a cidade não está preparada pra isso e a Caracoles, a principal rua daqui, virou um lamaçal. Claro, isso não é tão comum aqui (normalmente chove-se menos que isso em um ano inteiro) e foi apenas um período de 13 dias em um verão que dura 3 meses. Mas é questão de sorte. Então anote aí: o período de chuvas no Deserto do Atacama geralmente vai de Janeiro a Março.
Repare na rua cheia de lama atrás de mim – e ignore essas unhas horríveis haha
Outro ponto a considerar durante o Verão é o calor de dia. É bastante quente! E como aqui estamos a 2.400m de altitude e em um lugar praticamente sem nuvens, o sol castiga de verdade. Tem que usar muito protetor solar e boné e se hidratar bas-tan-te.

Pesquise preços e opções de hospedagem no Atacama clicando aqui!

Inverno no Deserto do Atacama

Já no Inverno o problema é, bem…, o frio! Em Julho costuma ter muita tempestade de neve (ou vento branco, como dizem aqui), em especial nos lugares mais altos, e o resultado disso é que as estradas fecham e fica impossível visitar alguns locais. Em 2017 a neve caiu mais cedo por aqui, e por causa disso desde Junho a visita a alguns lugares está bem instável (chegou a nevar por uma tarde na cidade de San Pedro de Atacama!). Salar de Tara, Pedras Vermelhas e Lagoas Altiplanicas, que estão entre os principais passeios daqui, chegaram a ficar fechados quase ininterruptamente por uns dois meses no ano passado! O trekking para o vulcão Lascar ficou interditado por mais de 4 meses! Sem falar no frio. A temperatura chega a variar de 20 graus de dia para uns 2 graus à noite – isso na cidadezinha de San Pedro de Atacama, tá? Já em alguns passeios, em especial os de altitude, a temperatura vai abaixo de zero. De manhã cedo chegou a bater -18 graus esses dias nos Geysers el Tatio! Claro que tem o ponto positivo de que a paisagem fica lindíssima com neve, mas tenha em mente as baixas temperaturas e a possibilidade de alguns passeios estarem fechados nessa época.

Melhor época no Deserto do Atacama: meias estações

Dito isso, já deu para perceber que a melhor época para vir pra cá é em meias estações, né? Você foge das temperaturas extremas (muito frio ou muito calor) e evita problemas com chuva e neve (e ainda tem menos turistas!!!!). Na minha opinião, depois de mais de um ano vivendo no deserto, os melhores meses para vir para o Atacama são Outubro e Novembro. Mas Abril e Maio também são bons. Já fica aqui a dica para se programar, porque esse também é um período com vários feriados no Brasil, ou seja, ótimo pra uma escapadinha pro Chile!

Dicas extras sobre o clima no entorno de San Pedro de Atacama

Chegou até aqui? As dicas que compartilhei foram úteis para você? Esse conteúdo foi produzido sem patrocínios, com investimento do meu bolso, e trago gratuitamente para ajudar na sua viagem. Se você curtiu o meu trabalho e gostaria de colaborar para que eu possa continuar produzindo artigos completos e úteis como esse, deixo minha chave pix para você ficar à vontade em contribuir voluntariamente com o valor que quiser. Apoie produtores independentes! Obrigada pelo carinho de sempre.

Minha chave pix: contato@fuigosteicontei.com.br

E você, se tiver qualquer experiência com o clima daqui, conta pra gente! E dê uma olhadinha nos posts do Atacama aqui no blog, tem váááárias dicas pra você que está programando a sua viagem pra cá:

Dica de 18 restaurantes no Deserto do Atacama

Internet no Deserto do Atacama: usei e indico a EasySim4u

Onde ficar no Atacama: meus 4 hostels preferidos

Como chegar no Atacama: veja a forma mais barata!

Que roupas levar pro Deserto do Atacama

Salar do uyuni: dicas importantes pra contratar seu tour saindo do Atacama

E pesquise preços e reserve a melhor hospedagem em San Pedro de Atacama clicando aqui!

Sair da versão mobile