No ano passado consegui fazer uma trip incrível durante o verão europeu! Comecei pela Grécia e fui subindo por terra até chegar à Croácia. Nesse caminho conheci uns lugares sensacionais e com um mar de cair o queixo. E depois, morando alguns meses na Croácia, ainda pude conhecer muitos outros países ali em volta.
Se você curte praia, cachoeira, natureza e muito sol, esse post é para você. Selecionei meus destinos preferidos e que você não pode deixar de ir nesse verão. Alguns podem até ser clichês, mas aposto que outros vão te surpreender! Separei por países para facilitar a sua vida e o seu roteiro, indo de Norte a Sul, passando pela costa da Dalmácia até chegar ao Mar Egeu. Bora lá:
ESLOVÊNIA
Esse país pequenininho me surpreendeu absurdamente! Eleita a Capital Verde Europeia em 2016, a Eslovênia guarda muitos parques, cachoeiras, trilhas, esportes, montanhas, gente jovem. Estive lá quatro vezes somente no ano passado (pena que em nenhuma delas no verão, quando toda essa natureza fica ainda mais viva!). Não deixe de visitar Bled, nem o Parque Nacional Triglav (a cidade de Bovec é uma ótima base!). Mas Liubliana, a capital eslovena, e as cavernas de Postojna também merecem a sua atenção. Se o tempo estiver muito curto, uns cinco dias são suficientes para fazer esse roteiro fazendo base em Liubliana e bate-volta para esses demais lugares. Mas, cuidado, você pode se apaixonar por esse país e não querer mais ir embora dele.
Leia tu-do sobre a Eslovênia aqui!
CROÁCIA
Ao contrário da Eslovênia, já fazia uns anos que eu ouvia falar muito sobre o famoso verão croata. Muito citada como a nova Ibiza, a Croácia não decepcionou com praias maravilhosas, MUITA gente bonita, festas animadíssimas, lugares históricos e um precinho bem atraente. Dubrovnik, Hvar, Zadar, Plitvice, Krka e Opatija precisam estar no seu itinerário! Como a Croácia é um país comprido, você vai precisar de mais tempo para conseguir fazer esse roteiro inteiro. Eu indicaria no míííínimo dez dias para fazer tudo corridão: 2 dias em Dubrovnik, 2 em Hvar, 1 em Split, 2 em Zadar, 1 em Plitvice, 1 em Krka, 2 em Opatija. Com duas semanas daria para dividir melhor esse itinerário.
Tem VÁRIAS dicas da Croácia aqui!
ALBÂNIA
A Albânia entrou para o meu roteiro quando descobri que ela escondia uma tal de Riviera Albanesa. Vi as fotos e fiquei maravilhada! Dei logo um jeito de passar por lá saindo da Grécia. É um país com um Turismo ainda sendo descoberto, e por isso sem grande infraestrutura, mas que ainda assim vale a pena ter a sua atenção. Faça base em Sarande e vá conhecer Ksamil Beach, Blue Eye Springs, Butrint e Gjirokastra. Um mínimo de dois dias aqui seria o recomendado. Você não vai acreditar na cor do mar de Ksamil! Ah, e a Albânia é baratíssima!
Aqui tem um post completíssimo aqui com tudo o que você precisa saber sobre a Albânia!
MONTENEGRO
Montenegro está super preparada para receber os viajantes! Enquanto muita gente do lado de cá do nosso continente ainda não ouviu falar tanto das belezas desse continente, do lado de lá ele já está a todo vapor e com lugares incríveis a serem conhecidos. Vá a Budva, uma das cidades de praia mais procuradas e não deixe de conhecer a praia de Sveti Stefan, e a Kotor, cidade medieval que salta aos olhos. Em uns três dias você consegue conhecer o básico de Montenegro.
Veja dicas do meu roteiro que passou por Montenegro aqui!
GRÉCIA
Não daria para ignorar a Grécia nesta lista. A primeira vez em que pisei lá parecia um sonho. Passear por suas luxuosas ilhas, frequentar as mais animadas festas, mergulhar num mar indecente de lindo, pegar praia ao lado da Alessandra Ambrósio. Tudo isso é a Grécia. Mas o problema aqui é que você terá infinitas ilhas à sua escolha, e não é nada barato se deslocar entre elas. Eu priorizei conhecer Mykonos e Santorini. Mas também sugiro você dar uma olhada em outras ilhas que estão no meu radar: Zakynthos, Navagio e Corfu. Quanto tempo você precisaria para esse roteiro¿ Bom, apenas para Mykonos e Santorini eu levei 5 dias e foi corridinho. Não vale a pena ficar menos que dois dias em cada ilha devido ao tempo e preço do deslocamento.
Veja minhas dicas para a Grécia aqui!
E você, quais são suas apostas para o Verão Europeu?
Pesquise os melhores preços de hospedagens e faça sua reserva por aqui!
E leia mais sobre os roteiros de viagens que fiz pela Europa:
Eurotrip: meu roteiro Áustria x Alemanha x Polônia x Países Bálticos x Finlândia x Rússia
O que fazer em Zagreb: meus 3 cantinhos preferidos no entorno da capital da Croácia
Roteiro na Eslovênia: Maribor x Bled x Bovec x Postojna
Roteiro de cinco bares em Praga para beber como os tchecos
Eurotrip: meu roteiro Zagreb x Budapeste x Bratislava x Viena x Praga
Meu roteiro de dois dias em Belgrado, na Sérvia