Fui Gostei Contei

Quantos dias ficar no Deserto do Atacama?

Muitas pessoas me perguntam quantos dias no Deserto do Atacama seriam o ideal (ou o mínimo) para planejar um roteiro completo. Eu sou suspeita para falar… Vim para ficar alguns dias e acabei me mudando para o deserto! Por isso, sempre recomendo chegar por essas bandas com passagem de ida e VOLTA, para minimizar as chances de você não querer ir embora.

Brincadeiras à parte, o Atacama realmente oferece uma infinidade de atrações, que poderiam facilmente ocupar dias e dias de viagem. E isso se ficar só no principal povoado turístico do deserto, porque existe todo um Atacama além de San Pedro. Para ficar só em um exemplo, você já ouviu falar do Deserto florido no Atacama?

Mas vamos lá! Vou explicar rapidamente porque você não deve montar seu roteiro correndo e em seguida comentar quantos dias considero necessários de acordo com as atividades e passeios nos quais você pode ter interesse.

Eu morei por três anos no Deserto do Atacama! Quer ajuda com seus passeios no Deserto do Atacama? Solicite seu orçamento clicando aqui! Atendimento personalizado em português por WhatsApp ou e-mail e uma equipe especializada nos passeios do Atacama, do Salar de Uyuni e de Santiago!

Por que você não deve fazer tudo correndo

É preciso se acostumar com a altitude

Pode parecer até chato, porque todo mundo bate nessa tecla, mas é verdade. O mal de altitude afeta as pessoas que estão a partir dos 3.000 metros sobre o nível do mar e tem como sintomas falta de ar, dor de cabeça, tontura, náusea e vômitos. Além do mal estar, o gasto energético na altitude é muito maior, e por isso é normal se sentir mais cansado. Você vai ver como dá vontade de aproveitar cada momento livre para uma soneca.

Passeios têm hora marcada

Todas as saídas têm horário marcado e simplesmente não é possível fazer mais de dois passeios por dia (no máximo três caso você queira incluir, ainda, o Tour Astronômico, que é feito à noite). Mesmo que a hora de retorno do passeio da manhã seja compatível com o passeio da tarde, às vezes pode ficar bastante em cima da hora, não permitindo passar no hotel para trocar de roupa ou ter um momento para descansar. Se isso é fundamental para você, cogite fazer apenas um passeio por dia.

Em Agosto de 2022 eu lancei meu primeiro guia de viagens, onde compartilhei toda a minha experiência de 3 anos vivendo em San Pedro de Atacama trabalhando no turismo.

Guia para viajar para o Deserto do Atacama

Ganhe 10% de desconto para comprar o Guia Completo para Viajar e Vivenciar o Deserto do Atacama com o cupom VIMDOBLOG10. Dica: passeando por outros artigos sobre o Atacama aqui no blog você pode encontrar descontos ainda maiores!

💥 Só clicar aqui para ler mais sobre o guia e garantir o seu! 💥

Interferências climáticas

Eu sei, quem é que se preocupa com precipitações no deserto? Bom, você deveria. Os meses de verão, de dezembro a março, são ironicamente conhecidos como Inverno Altiplânico, época de chuvas e tormentas elétricas. Essas condições afetam as estradas e podem suspender os passeios temporariamente. No inverno, nevadas na cordilheira também podem prejudicar o funcionamento dos passeios. Você até pode consultar a melhor época para visitar o Deserto do Atacama e o Salar de Uyuni, mas sempre é bom ter um dia extra para o caso de qualquer eventualidade.

Certas condições de saúde exigem um ritmo mais devagar

Como consequência do ar mais rarefeito, o coração costuma acelerar e a pressão arterial subir. Quem tem condições cardíacas ou respiratórias crônicas deve ir com calma. A mesma recomendação é válida para idosos e grávidas, que, idealmente, devem consultar um médico antes da viagem.

Quantos dias no Atacama são o mínimo?

O mínimo dos mínimos, contando o dia de chegada e retorno, são 4 dias (3 noites). E essa permanência curta só vale realmente a pena se você, por exemplo, chegar de manhã no primeiro dia e retornar no final da tarde ou à noite no último dia. Assim, você tem tempo suficiente para fazer, num ritmo bastante intenso, aqueles que são considerados os principais passeios:

É claro, o cronograma vai ser apertado e você teria que conferir com atenção os horários dos passeios e dos seus voos (lembre-se de considerar o tempo de deslocamento de transfer de Calama a San Pedro, de aproximadamente 1h30). Fazer Gêiser el Tatio ou mesmo Lagunas Altiplânicas e Piedras Rojas numa manhã e Valle de la Luna à tarde, por exemplo, pode ser bem cansativo.

O Tour Astronômico, também bastante popular, é realizado à noite, de modo que não interfere na programação dos outros passeios. Se você tiver tempo limitado, cogite ver as estrelas no dia da sua chegada ou no mesmo dia do Salar de Tara, de dia inteiro, assim você evita agendar três passeios em um único dia.

Uma estadia mínima, com um pouco mais de conforto, seria de 6 dias (5 noites). Dessa forma seria possível fazer todos os passeios principais, dedicando um dia a cada um ou equilibrando dois passeios mais tranquilos por dia (como Termas de Puritama e Laguna Cejar ou Lagunas Escondidas).

Quantos dias no Atacama são o ideal?

Se você busca uma verdadeira imersão no Atacama, recomendamos ficar ao menos uma semana completa. Além dos passeios mais procurados, outros vão complementar a sua experiência:

Agora, se você quiser fazer todos, pode reservar 10 dias sem problemas.

Quantos dias para Atacama e Uyuni?

Se você deseja combinar a sua viagem ao Atacama com uma expedição para o Salar de Uyuni, você precisa de no mínimo 8 dias, dos quais 4 são necessários apenas para o itinerário na Bolívia. Dependendo, pode ser viável fazer um passeio na parte da tarde no retorno do Uyuni, mas lembre-se que você muito provavelmente voltará exausto dessa excursão.

Para encarar essa aventura sem tanta correria, considere uma estadia de 10 dias, deixando os dias de viagem sem nenhum passeio. Acredite, você agradecerá por um tempinho extra para descansar. Se a ideia for fazer todos os passeios, reserve pelo menos 12 dias.

Booking.com

Chegou até aqui? As dicas que compartilhei foram úteis para você? Esse conteúdo foi produzido sem patrocínios, com investimento do meu bolso, e trago gratuitamente para ajudar na sua viagem. Se você curtiu o meu trabalho e gostaria de colaborar para que eu possa continuar produzindo artigos completos e úteis como esse, deixo minha chave pix para você ficar à vontade em contribuir voluntariamente com o valor que quiser. Apoie produtores independentes! Obrigada pelo carinho de sempre.

Minha chave pix: contato@fuigosteicontei.com.br

Sair da versão mobile